Tempo voando e tudo mudando, será que ainda estamos presos ao passado quando o assunto é crédito? É hora de deixar as antigas estratégias de lado e evoluir!
Os perigos mais sombrios às vezes são silenciosos e escapam do radar das empresas, que negligenciam a falta de união entre áreas financeira e comercial, tratando-as como se fossem inimigas em vez de parceiras.
Mas não precisa se preocupar! Aqui neste post, vamos te mostrar tudo sobre os desafios da gestão de crédito e risco. Prepare-se para colocar em prática e revolucionar suas rotinas!
Vamos nessa?
Os obstáculos das empresas vão muito além dos riscos de antigamente
Em tempos de crise, as empresas precisam buscar novos mercados e clientes para sobreviver, mesmo aquelas que já estão em uma situação financeira confortável.
Infelizmente, isso significa se desfazer de clientes “ruins” e enfrentar a concorrência feroz na conquista de clientes “bons”, tanto os que já possuímos quanto os novos.
Além disso, a competição por clientes “bons” aumenta, tornando a sinergia entre setores financeiro e comercial ainda mais importante. Quem concentrar esforços em vender para os clientes “bons” primeiro, maximiza suas chances de obter o maior espaço de vendas possível.
Então, é preciso agir rápido e ser ágil para garantir a segurança e o sucesso da empresa.
Sinergia é a chave: evitando o risco de perder clientes bons
Já pensou em voar cego, atendendo clientes sem saber a sua real situação financeira? Não é nada legal, né? E se eles não pagarem, talvez seja necessário romper com eles.
Mas o pior não é só a inadimplência, e sim a possibilidade de perder a porta aberta para o mercado. Com isso, perguntas podem surgir, como:
- Quantas horas a gente precisa gastar para ter uma nova loja em funcionamento?
- Quanto isso vai prejudicar a nossa fama se o cliente sempre ficar sem suprimentos?
- E se ele precisar vender tudo muito barato só para sobreviver, como vai afetar a imagem da nossa empresa?
Pense nisso! Alinhar financeiro e comercial é essencial.
A verdadeira força das empresas é testada na seleção natural do mercado
O mercado brasileiro está passando por um momento de desafios e não há escapatória, tanto as empresas quanto os clientes precisam encontrar formas de superar este momento. A crise, na verdade, é uma seleção natural onde apenas as empresas mais bem preparadas conseguirão ter bons resultados.
A crise aumenta a vontade dos clientes com dificuldades financeiras de usar o crédito, criando um paradoxo: “Quem tem crédito não quer usar e quem não tem quer usar mais do que pode”.
O cliente com problemas vê o crédito como uma forma de salvar o negócio, mas outros fornecedores podem já ter antecipado e interrompido o fornecimento a ele, buscando clientes em situação financeira melhor.
A grande questão é equilibrar segurança, rapidez e vendas. Por um lado, precisamos muito vender, mas nossos concorrentes também precisam, então a disputa por “bons” clientes será ainda mais intensa.
Como tornar seu setor financeiro mais proativo nas vendas
Conheça algumas ações que podem ser adotadas por sua equipe financeira para se tornar um agente proativo em vendas:
- Alinhar políticas à estratégia da empresa;
- Ser ágil para decidir, mesmo quando se trata de situações difíceis;
- Agir rapidamente para não perder oportunidades de mercado;
- Monitorar de perto a carteira de clientes;
- Criar relações sólidas com o setor comercial;
- Não se deixar intimidar pelos desafios ou medos;
- Conhecer os clientes de perto, seja conversando ou presencialmente;
- Ser proativo e solucionar problemas rapidamente.
Coloque em prática a gestão de crédito e risco
Agora que temos todas essas informações tabuladas, é hora de unir forças entre o departamento financeiro e o comercial com o objetivo de manterem a sua marca forte no mercado. Não podemos deixar que os produtos fiquem presos em lojas fechadas ou sem estoque.
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