A higienização de base de dados envolve a verificação dos repositórios de armazenamento de informações, sejam eles de terceiros ou dados proprietários, para garantir requisitos de disponibilidade, confidencialidade, acessibilidade, qualidade, integridade e compliance.
Essa prática é necessária porque, muitas vezes, os dados não são armazenados de maneira padronizada, o que dificulta o tratamento correto durante o ciclo de vida da informação e, especialmente, impede a adoção de procedimentos como a automação da análise de crédito.
Neste artigo, explicamos como funciona esse processo e as vantagens da higienização de bases de dados para o seu negócio.
Vamos conferir?
Como funciona a higienização de base de dados?
A higienização de base de dados pode ser realizada remotamente ou por meio de treinamento da equipe interna da empresa. O processo é personalizado, permitindo que a empresa o adapte às suas necessidades e à disponibilidade dos dados.
O objetivo do procedimento é eliminar informações duplicadas, completar a base cadastral, remover espaços em branco e normalizar os dados.
Para que seja eficaz é necessário um plano estruturado que garanta a qualidade das informações disponíveis, defina os repositórios para consulta de dados faltantes e esteja em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Portanto, a higienização de bases de dados deve ser executada por empresas que não só entendem as exigências legais, mas também a importância de utilizar amplamente os dados para aumentar a eficiência organizacional.
Higienização de base de dados: como funciona e seus benefícios
A higienização de base de dados é essencial para que as empresas tomem decisões mais precisas sobre suas operações.
Esse processo permite, por exemplo, sincronizar a base de dados com o Sintegra e a Receita Federal, obtendo informações exatas sobre clientes e fornecedores.
Além disso, a higienização facilita a busca de formas de contato, como e-mail e telefone, mantendo a comunicação ativa com os stakeholders do negócio.
Outra vantagem é a capacidade de classificar grupos para criar estratégias personalizadas. Por exemplo, a empresa pode segmentar pessoas físicas e jurídicas em sua base de dados para oferecer produtos e serviços mais adequados.
A empresa também obtém informações sobre a situação do indivíduo cadastrado nos órgãos de proteção de crédito, aumentando a eficácia e a segurança dos processos.
Para a equipe, higienizar a base de dados está diretamente relacionado à produtividade, especialmente se a empresa adota procedimentos sistematizados, como a automação de crédito, pois significa remover dados duplicados e corrigir falhas nas informações de contato.
Garantindo maior produtividade pois assegura mais tempo para se dedicar ao negócio, aumentando a satisfação no trabalho e melhorando os resultados da empresa.
A Deps Tecnologia é a parceira ideal. Com uma equipe de especialistas preparados, conforme a LGPD, a Deps está pronta para implementar a higienização da sua base de dados.
Esse processo inclui captura, enriquecimento, tratamento e normalização de informações para uso estratégico do seu negócio.
Por hoje é tudo, mas continue acompanhando as novidades do universo financeiro por aqui!
E se você quer saber mais sobre como funciona a higienização de base de dados da Deps, entre em contato com um de nossos especialistas.
Até mais!
Deps – Além da análise de crédito