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Entenda os motivos da inadimplência dos seus clientes

Entenda os motivos da inadimplência dos seus clientes

Mesmo consumidores com um bom histórico de pagamento podem, eventualmente, se tornarem refém da inadimplência. Dessa forma, é essencial que sua empresa entenda as razões por trás desse comportamento para tomar as medidas adequadas.

Basicamente, podem ser identificados três cenários:

Fraude: quando o cliente intencionalmente não paga a sua dívida;

Displicência: quando o consumidor não se organiza financeiramente e acaba sem recursos para pagar suas contas;

Dificuldade financeira: quando ocorre um imprevisto que impede o cliente de quitar sua dívida.

É essencial que seu negócio esteja aberto a negociações com os clientes, visando beneficiar ambas as partes: o consumidor, que tem a chance de evitar a negativação do nome, e a empresa, que receberá o valor devido.

Neste post, destacaremos algumas ações que você pode adotar ao identificar as causas da inadimplência dos seus clientes.

Vamos lá?

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Contas a receber: entenda a importância para a saúde financeira da empresa

Nem todos os clientes pagam suas compras à vista, certo? As compras parceladas são uma solução bastante comum entre os consumidores brasileiros.

O lucro de uma venda nem sempre é recebido de uma só vez. Por isso, uma boa administração das contas a receber é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.

Quer saber como fazer isso? Veja as dicas a seguir:

1. Faça um levantamento detalhado

O primeiro passo para controlar suas contas (pagas e a receber) é fazer um levantamento detalhado das movimentações. Anote em uma planilha todos os seus dividendos — valores totais e parcelas, assim como as datas de vencimento de cada fatura.

Dessa forma, sua empresa pode se organizar para evitar atrasos nos pagamentos, evitando multas e juros adicionais.

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2. Tenha controle das dívidas de seus clientes

Além de saber a quem sua empresa deve, é fundamental rastrear de forma eficaz os clientes com dívidas abertas.

A inadimplência é um problema sério para a saúde financeira da empresa. Por isso, com um controle adequado, fica mais fácil cobrar os clientes ou, se necessário, renegociar as dívidas.

3. Crie uma política de crédito eficiente

Elaborar uma política de crédito eficiente é essencial para aumentar o lucro e otimizar o capital de giro e o fluxo de caixa da sua empresa.

Ao conceder crédito, estipule prazos de vencimento favoráveis, ofereça descontos para pagamentos antecipados e estabeleça multas para atrasos. Além disso, defina um limite de crédito adequado para cada cliente.

4. Conheça bem a sua clientela

Ao oferecer uma política de crédito atraente, é importante entender seu público-alvo e saber quais consumidores sua empresa atenderá. Não hesite em recusar acordos com consumidores com histórico negativo de pagamento.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar a gestão das contas a receber e garantir a saúde financeira da sua empresa.

Tenha o controle da inadimplência de seus clientes

Assim como é essencial saber para quem sua empresa deve, é igualmente importante rastrear de forma eficaz os clientes com dívidas em aberto.

A inadimplência dos clientes é um problema sério para a saúde financeira da empresa. Por isso, um controle adequado, fica mais fácil cobrar os devedores ou, se necessário, renegociar os pagamentos.

Para empresas que vendem a prazo (entregando mercadorias e recebendo o pagamento em uma data futura), é crucial entender como esse processo deve funcionar.

Desenvolva estratégias eficazes de crédito e cobrança dentro da empresa para gerenciar suas contas a receber.

Para auxiliar você nisso, a automação de processos na análise de crédito pode trazer muitos benefícios para empresas de diversos setores, incluindo indústrias e varejo. Implementar a transformação digital pode otimizar suas operações financeiras e melhorar a eficiência.

Quer saber mais sobre como a automação de crédito pode beneficiar o seu negócio?

Entre em contato com um de nossos especialistas. Será uma honra atender a sua empresa e ajudá-la a iniciar uma transformação estratégica em sua empresa!

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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