/
/
Motor de decisão de crédito: O que é e como funciona?

Motor de decisão de crédito: O que é e como funciona?

O que é um motor de decisão de análise de crédito e como ele funciona?

O motor de decisão de análise de crédito é uma inteligência que auxilia a tomada de decisões de diferentes níveis de complexidade. Ele é o cérebro da operação, por assim dizer, que atua analisando o risco do cliente e determinar quais os limites seguros ou os planos adequados para aprovar as vendas a prazo.

Quer saber mais sobre esta tecnologia que está revolucionando todo o processo de análise e concessão de crédito? Então continue a leitura deste artigo!

O que é o motor de decisão?

O motor de decisão é o “coração” de toda operação de concessão de crédito automatizada. É como pode ser chamada a tecnologia responsável por analisar o risco do cliente não pagar e também determinar limites seguros para aprovar uma venda a prazo.

Um motor de crédito confiável normalmente é composto por um algoritmo de análise e uma base de dados contendo um grande volume de transações já realizadas pela empresa ou mercado semelhante.

Este modelo matemático e estatístico é como se fosse uma peça invisível, utilizada para tornar o processo de análise e concessão de crédito do seu negócio mais eficaz, rápido e assertivo.

Como o motor de decisão de crédito funciona?

É por meio da definição das regras de negócio previamente estabelecidas que o motor de crédito irá atuar e assim, permitir ou não a liberação de crédito de forma segura na sua empresa.

Assim, a pessoa responsável pela análise, irá inserir os dados do cliente no sistema, onde o mesmo realizará a análise de forma rápida e precisa. O motor levará em consideração os parâmetros de risco que você determinar para sua operação.

Se o motor de crédito for adaptado a uma solução que permita analisar o crédito pelo celular, até mesmo os próprios vendedores poderão se encarregar dessa função.

Dessa forma, é possível aumentar a produtividade da sua empresa e ainda poupar o tempo do cliente.

Dependendo do sistema onde o motor esteja instalado, os dados da análise são exibidos em um modelo simples de score de crédito que classifica o cliente em diferentes perfis de risco.

Vantagens em utilizar o motor de decisão na análise de crédito

Agora que você já entendeu o que é o motor de análise de crédito e como ele funciona, chegou a hora de entender as grandes vantagens de contar com um na sua empresa.

Maior fluxo de informações

Para que o motor de crédito seja realmente eficaz, é necessário que a sua base de dados seja grande e atualizada, a respeito do histórico de pagamento dos clientes.

A cada nova venda, o motor guarda a informação e atualiza a base de dados, de forma inteligente. E assim, ele consegue aprender e definir novos parâmetros de análise, para torná-la cada vez mais assertiva e rápida.

Estrutura simplificada

Quando se utiliza um motor de crédito, não é necessário contar com uma grande estrutura de pessoal para analisar e definir limites de venda.

As pessoas que antes eram responsáveis pela central de análise podem agora ter uma função mais estratégica, focando em analisar os relatórios do sistema para entender onde está a inadimplência.

E em casos de maior risco, onde não cabe a análise do sistema, o papel decisório pode passar da central para a gerência.

Segurança para ampliar limites

Adotar um motor de crédito também permite identificar perfis de clientes de baixo risco. Assim, é possível ofertar um limite de crédito muito superior ao que está sendo concedido atualmente.

Até mesmo ao vender para clientes novos. Afinal, o motor de análise identifica alguns perfis de clientes com inadimplência de, digamos, menos de 1%.

Mesmo se você tiver determinado um limite de R$ 500 para clientes novos, será que esse cliente em especial não mereceria ter R$ 700 de crédito disponível já na primeira compra? Pense nisso!

Melhor experiência de compra

Realizar a análise de crédito com o motor de decisão torna o processo muito mais rápido. Em poucos segundos você já tem a resposta sobre a concessão ou não do crédito, bem como os valores.

Dessa forma, o cliente não precisa dispor de tempo para aguardar, tornando o processo de venda muito mais ágil.

Agora que você já conhece as vantagens de trabalhar com um motor de decisão de análise de crédito, entre em contato conosco para que possamos entender melhor sua operação e verificar qual das nossas soluções é a mais indicada para o seu negócio.

Para ficar por dentro do que acontece no mundo dos negócios, continue lendo os artigos do Blog da Deps Tecnologia.

CTA 02 03 2022

Aproveite também e siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn Youtube.

Cristoffer Medeiros

Deps – Além da análise de crédito

 

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.