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Negativação de cliente: saiba como aplicar na sua empresa

A inadimplência é um fantasma que assombra a rotina de muitas empresas no Brasil. Segundo informações do Serasa em agosto de 2022 existiam quase 68 milhões de inadimplentes no país, cerca de 42% da população adulta. Diante deste desafio, uma análise de crédito consolidada e um processo desenhado de negativação de clientes pode garantir a saúde financeira do seu negócio.

Tanto a negativação como a cobrança via protesto devem partir de uma boa análise do histórico do cliente. Afinal, quando se mantém um relacionamento próximo, é preferível evitar que uma dívida chegue a esse ponto na sua empresa. E para essa situação, o diálogo demonstra ser um bom aliado. Mas, caso seja necessário, é preciso analisar dados confiáveis antes de tornar o seu parceiro de negócio um cliente negativado.

Confira algumas dicas para você implantar a identificação dos inadimplentes na sua empresa e quando realizar um protesto e/ou negativação.

Negativação e protesto: entenda as diferenças

Quando um cliente deixa uma dívida em aberto com a sua empresa, há caminhos possíveis de seguir para efetivar a cobrança. Entre eles estão a negativação de clientes e o protesto de contas. Saiba mais sobre cada um deles.

 

O que é negativação de clientes?

A negativação é um sistema de cobrança de uma dívida em aberto que a sua empresa pode fazer a um cliente inadimplente. Essa comunicação é feita ao banco de dados de alguma entidade com atuação na área de proteção de crédito, após 30 dias do vencimento do pagamento.

O cliente negativado enfrenta uma série de restrições, já que esse banco de dados serve como um indicativo de bom ou mau pagador. Esses dados são usados por bancos para liberar empréstimos ou por empresas para liberar limite de crédito para compras.

Essa opção está disponível para empresas de qualquer tamanho e facilita o cuidado em preservar a saúde financeira dos negócios, já que com a inserção da informação da dívida ativa em nome do cliente, o mercado consegue pesquisar e se antecipar a esse tipo de situação.

Só que antes de tomar essa decisão, lembre-se de avaliar o histórico de crédito deste cliente e optar por uma negociação amigável.

O que é protesto de contas?

O protesto de contas é uma outra forma de comunicar uma dívida em aberto de algum cliente com a sua empresa. No entanto, além de comunicar, ela abre uma cobrança dessa conta via cartório. Para oficializar um protesto é preciso ter documentos que comprovem a dívida, bem como a ausência de pagamento por parte do inadimplente.

É importante saber que a sua empresa só pode abrir um processo judicial contra o inadimplente caso registre a dívida em forma de protesto de conta. Esse documento é essencial para comprovar a tentativa de reaver os valores não pagos. Além disso, ele registra o descompromisso do protestado com a dívida em aberto.

Quando escolher negativação ou protesto?

A escolha da sua empresa por realizar uma negativação ou protesto precisa estar alinhada com o objetivo que deseja atingir. O interessante de se analisar é que uma forma de cobrança não anula a outra. Ou seja, caso a sua empresa deseje, ela pode tanto informar a dívida em aberto via negativação como via protesto.

Caso você deseje acionar a justiça para viabilizar a cobrança, é essencial lembrar de abrir um protesto de conta. Só que se a sua intenção é informar ao mercado que o cliente não é um bom pagador, a negativação não pode ser deixada de lado.

E em todos os casos, manter uma relação transparente com o cliente é a melhor opção.

 

Opte por uma relação transparente com o cliente

Antes de mais nada, vale lembrar que uma relação de negócios se assemelha muito a um casamento. Se puder ser oficializado com documentos válidos, fica melhor para ambos os lados. E para mantê-la bem e saudável, o diálogo é a melhor opção, até no caso do fim desse relacionamento.

Então, opte pela transparência com o seu cliente com dívida ativa. Para isso temos algumas dicas que você pode aplicar no seu negócio:

  • faça sempre uma análise de crédito do seu parceiro de negócios;
  • mantenha os dados dos seus clientes atualizados;
  • invista no diálogo e avise logo nos primeiros dias sobre a conta em atraso;
  • busque entender o que aconteceu com o cliente;
  • tente negociar prazos de pagamento e parcelamento;
  • comunique o inadimplente sobre a negativação ou cobrança via protesto.

Nem sempre o cliente pode estar disposto a negociar, mas você como empresa terá a certeza de ter feito a sua parte. Afinal, buscar receber fora das vias litigiosas é muito mais vantajoso para os envolvidos. Pois, uma dívida pode levar anos até ser cobrada ou até nem conseguir ser.

Faça análises de crédito assertivas com a Deps

Se a sua empresa lida diariamente com diversos clientes, se antecipar aos problemas é a melhor opção. Para isso, tenha sempre atualizada a situação de crédito dos seus parceiros de negócio para rever limites e combater a inadimplência no seu negócio.

Afinal, como indicamos, manter essa relação transparente com os clientes é uma das melhores opções para você garantir a saúde financeira da sua empresa. Então, opte por uma tecnologia de alavanque os seus processos e traga dados seguros sobre crédito na sua empresa.

A Deps identifica os clientes negativados durante a análise de crédito, pois conta com um módulo dedicado à negativação. Com isso, a sua tomada de decisão frente à concessão de crédito se torna mais segura e assertiva, bem como as escolhas por abertura de protesto de contas.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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