Nome limpo em 5 anos? Evite riscos ao conceder crédito

Todos já devem ter falado ou ouvido falar sobre o caducar de dívidas após o prazo de 5 anos. De fato, os inadimplentes ficam com o nome limpo no mercado após um determinado período. No entanto, para as empresas, isso se torna um desafio para a concessão de crédito seguro.

Vale ressaltar que há diferentes períodos para diferentes tipos de dívidas, há aquelas que caducam em menos tempo e as que levam o total de 5 anos. Mas, no final das contas, o desafio é poder conceder limites de créditos reais aos clientes, com a confiança de um risco calculado sobre a questão da inadimplência.

Por isso, a Deps separou um conteúdo especial sobre o tema para você compreender como a sua empresa pode atuar de maneira mais segura neste mercado.

 

Todas as dívidas caducam em 5 anos e o cidadão fica com o nome limpo?

De modo geral, o prazo mais comum para prescrição de dívidas é o de 5 anos. Só que no Código Civil, no art. 205, está descrito um prazo de 10 anos para quando não há nenhum recurso de lei que estipula um prazo menor. Confira uma lista de como funciona os prazos mais comuns:

  • 1 ano para questão de hospedagem ou consumo de alimentos;
  • 3 anos para aluguéis;
  • 5 anos para dívidas de compra de produtos e contratação de serviços;
  • 10 anos para quando não há prazos estipulados por lei.

Então, a resposta para a pergunta inicial é não. Nem todas as dívidas caducam dentro do prazo de cinco anos. Mas, a maioria delas sim e por isso a sua empresa precisa estar atenta a essa questão.

CTA 02 03 2022

A dívida caduca, mas continua existindo

O caducar da dívida significa que o nome do inadimplente deverá ser retirado das listas de proteção de crédito. Essas listas servem como um termômetro da saúde financeira no mercado. Só que, conforme a lei, as informações expostas têm um prazo limite para ficarem ali e, após completar esse prazo, precisam ser retiradas.

Depois desse processo, o nome da pessoa volta a ficar limpo daquela dívida em questão. Se há mais dívidas feitas com prazo de caducar diferentes, elas continuam ativas nestes cadastros.

 

E para onde a dívida vai?

A dívida continua ativa, seja com a sua empresa, banco ou demais instituições. Você pode cobrá-la, mas não por meio do órgão de proteção ao crédito. Logo, fica um registro formal desta dívida, mas ela não vai mais impedir que esse cliente adquira crédito em outros bancos ou empresas.

Só que quando a dívida sai desses órgãos de proteção ao crédito, ela entra para um banco de dados do Banco Central. Ali, toda dívida ativa pode ser consultada e também o histórico financeiro do cliente.

É possível cobrar uma dívida após ela caducar?

Sim, ela pode ser cobrada por meio de cartas e ligações, mas o cliente não pode mais ser negativado por conta disso. Já o controle dos clientes inadimplentes da sua empresa, precisa também de um rigoroso controle, pois o prazo de tempo passa a contar a partir da data de vencimento da dívida.

Assim, a sua equipe de cobranças precisa estar atenta a esses indicadores de inadimplências para cobrar no tempo certo. Isso inclui a negativação nos órgãos de proteção de crédito e até mesmo a judicialização em casos extremos.

Afinal, a judicialização só pode ser realizada dentro do prazo corrente de anos em que a dívida esteja ativa. Após ela caducar, não é mais possível fazer uma cobrança formal ou por meio dos órgãos de proteção de crédito.

 

Aprenda a conceder crédito com segurança

Todas as empresas lidam com clientes e estão sujeitas a se deparar com inadimplentes de carteirinha. No entanto, correm o risco de não encontrá-los mais com registros nos locais mais comuns de pesquisa. Logo, como se proteger?

Nós da Deps indicamos nossa ferramenta de análise de crédito, que pesquisa em diversos bancos de dados informações pertinentes ao histórico financeiro e de dívidas ativas no mercado. A tecnologia abrange um sistema completo, repleto de automações e indicadores para facilitar a tomada de decisão.

Com isso, a previsibilidade dos riscos está mais alinhada com a realidade dos seus negócios. Aqui você também recebe atualizações no seu banco de dados e possui mais previsibilidade de possíveis inadimplências aplicadas contra a sua empresa.

Análise de riscos e fraudes

Deps é a sua parceira nº 1 em análise de crédito

Evite as armadilhas do nome limpo dos seus clientes e realize análises de crédito aprofundadas para a sua empresa com a Deps. Somos especialistas na automação de análise de crédito e cadastro de clientes.

Nos integramos com os principais bancos de dados financeiros e de mercado, centralizando em um só lugar as pesquisas para concessão de crédito na sua empresa. Além disso, possuímos diversas possibilidades de automações e indicadores que facilitam a tomada de decisões da sua equipe.

Tenha segurança na concessão de crédito, entre em contato com a Deps!

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes