Fale com um especialista

Aprenda a montar um plano empresarial de governança de dados

Você sabia que 42% das empresas no mundo apresentam dificuldades na gestão de dados? Segundo informações divulgadas pelo Relatório de Governança e Empoderamento de Dados de 2022, as empresas não utilizam mais da metade dos dados que possuem. Isso acontece por conta da falta de governança de dados, que controla, analisa e aplica essas informações nas tomadas de decisão.

Na dúvida, muitas empresas pecam pelo exagero de dados solicitados e armazenados. Afinal, os novos negócios já nascem na era dos dados, enquanto os que já existiam se adaptam. Em ambos os casos, há uma falta de percepção geral de quais informações são necessárias para manutenção dos trabalhos.

E para evoluir a gestão da sua empresa, aprenda mais sobre governança de dados!

O que é governança de dados?

A governança de dados é uma necessidade e também uma obrigação legal de entidades privadas e públicas. Os dados de pessoas físicas e jurídicas são regidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que permite a captação e armazenamento deles mediante indicação clara da finalidade de uso e compartilhamento.

Os dados são necessários na realização de negócios, como na compra e venda, na prestação de serviços, na segurança de acesso a algum local, entre outras situações. E a lei, inclusive, prevê essa questão diante da implantação de plano de governança de dados.

 

Conheça a importância do plano de governança de dados

Um plano de governança de dados mapeia todos os processos de uma instituição e identifica os pontos de contato com dados, incluindo:

  • captação;
  • aplicação;
  • armazenamento;
  • gerenciamento;
  • compartilhamento;
  • análise;
  • descarte.

Aliás, esse plano se faz necessário para identificar as melhores formas de executar esses passos com praticidade, segurança e a privacidade que a lei exige. Inclusive, esses são alguns dos maiores desafios que as empresas atuais enfrentam, já que precisam de dados confiáveis para tomar decisões assertivas sobre os seus negócios.

Desafios da implantação

O relatório, elaborado com colaboração da Enterprise Strategy Group (ESG), revelou que 41% das empresas dependem de dados de qualidade para tomar decisões de negócio. Já conforme a TI de 45% das organizações, obter essa qualificação nas informações é o maior desafio da governança nas empresas. De fato, mudar a percepção sobre os dados é necessário e também urgente.

Sem informações não é possível fazer negócios. Sem negócios, uma empresa não se sustenta. Com dados insuficientes, processos ficam incompletos e geram mais custos pelo retrabalho. Com dados em excesso, a gestão torna-se inviável já que o básico pode se perder em meio a milhares de informações inúteis para a empresa.

Caso você não saiba como começar a aplicar a governança de dados, confira essas dicas!

 

3 dicas para começar um plano de governança de dados empresarial

Primeiramente, saiba que dados tratados de forma correta garantem para os usuários mais segurança e para as empresas mais lucros. Por isso, siga essas dicas para começar um plano de governança dessas informações na sua empresa.

 

1 – Comece pelos porquês

Entender os motivos pelos quais os dados são captados e tratados em uma instituição é fundamental. Essa análise facilita a compreensão do uso e dos impactos que a falta deles podem ocasionar nos processos internos. Então, pergunte-se:

  • Por que utilizo esse dado na minha empresa?
  • Por que meu processo de tratamento de dados é assim?
  • Por que….

Com as respostas, inicie a divisão por áreas e entenda quais os processos que são executados e utilizam dados em cada uma. Com isso, será possível avaliar quais informações se repetem, em quais locais elas ficarão armazenadas e em que momentos serão captadas, compartilhadas, atualizadas ou excluídas.

 

2 – Avalie como está a sua empresa

Olhar para o aqui e agora também ajuda na governança das informações da sua empresa. Elencar as iniciativas já aplicadas, os dados trabalhados e as equipes envolvidas ajuda a saber o tamanho do desafio a ser enfrentado.

Para fazer essa análise, uma pesquisa qualitativa e quantitativa pode ser aplicada para colaboradores de diversas áreas. No questionário, não esqueça de incluir perguntas sobre facilidade de acessos a dados necessários para atividades de trabalho, local de acesso e segurança (quem/como tem o acesso).

Com essas informações, algumas áreas da sua empresa podem surgir como ponto de atenção. Nelas, intensifique o trabalho para estar em conformidade com as leis e para garantir eficiência operacional.

3 – Crie regras e processos

Após avaliar o contexto em que os dados são aplicados no seu negócio, eduque a sua equipe sobre a importância deles para a instituição e o trabalho de cada um. Lembre-se também de criar regras e processos de gestão dessas informações para garantir a padronização e segurança desses dados.

Tão importante como ter informações na sua empresa é saber como usá-las nas tomadas de decisão. Para isso, após ter dados atualizados, confiáveis e padronizados, crie relatórios e análises com base neles para identificar padrões, totais e médias. É o trabalhar dos dados na busca de indicadores para o seu negócio.

 

Dados: aprender a gerir é a melhor opção!

Com a governança, os dados ganham sentido e fazem a diferença no dia a dia das instituições à medida em que reduzem custos. Além disso, ela pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas para:

  • conhecer as informações e os negócios trabalhados na empresa;
  • entender a origem, forma de captação e ciclo de vida de dados;
  • avaliar se as informações atendem as leis e as necessidades do negócio.

Por isso, aprender a gerir os dados é a melhor opção. Só que quando se trata de um número muito alto de informações trabalhadas, o apoio da tecnologia é indispensável nas aplicações de controle simultâneo de dados como o uso de ERPs e ferramentas integradas.

 

Deps Net é a tecnologia a favor da gestão de dados

Integrada ao sistema de gestão ERP, a plataforma Deps Net facilita o processo de governança de dados por meio da análise de crédito dos seus clientes. Ela facilita a análise de riscos de negócios da sua empresa com análises aplicadas aos dados existentes. Além disso, promove relatórios e indicadores claros de atividades como recuperação de crédito.

Confira mais sobre as funcionalidades da Deps Net para a sua empresa!

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes