5 estratégias para criar políticas de crédito eficientes na sua empresa

5 estratégias para criar políticas de crédito eficientes na sua empresa

Toda empresa ambiciosa que deseja avançar para um patamar superior precisa implementar uma política de crédito de alta qualidade para incentivar e pavimentar o caminho para o crescimento.

No entanto, construir uma política desse tipo não é uma tarefa simples, nem ocorre da noite para o dia. Existem inúmeros fatores complexos a serem considerados: será que os clientes se tornarão inadimplentes?

Como garantir que sua empresa conseguirá atrair novos negócios e não sofrerá prejuízos ao conceder crédito no mercado?

É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Confira agora as 5 dicas valiosas que preparamos para você desenvolver sua própria política de crédito:

Realize um levantamento detalhado de dados

Não existe um “Manual da Boa Política de Crédito” que pode ser seguido à risca como uma receita de bolo por todas as empresas. No entanto, o que existe é o conhecimento comum de que uma excelente política de crédito é construída sobre um levantamento minucioso de dados.

Imagine que a sua política de crédito é como a construção de uma casa. Sem uma planta bem elaborada, desenhada, o projeto não se sustentará.

Nesse contexto, um levantamento de dados detalhado é o que fornecerá as condições necessárias para que uma política de crédito eficaz seja concebida e estabelecida na sua empresa.

Aplique os 5 Cs do Crédito em suas políticas de crédito

Podemos ver uma política de crédito para clientes como um tipo de investimento realizado pela empresa.

A empresa utiliza os recursos empregados na produção de seus produtos e os investe no mercado, na esperança de atrair compradores que, de outra forma, não estariam dispostos a adquirir esses produtos.

Como em qualquer investimento, a política de crédito envolve um certo nível de risco. Afinal, a empresa está investindo seus produtos no mercado para facilitar a aquisição de novos clientes e impulsionar seu crescimento.

Uma das melhores práticas para avaliar o risco de um cliente e fundamentar sua política de crédito é a aplicação dos cinco Cs. Veja quais são:

Caráter: Avalia a intenção do cliente de cumprir ou não com os compromissos assumidos com sua empresa.

Capacidade: Analisa a habilidade do cliente de gerar os recursos necessários para honrar os compromissos.

Capital: Examina a saúde financeira atual do cliente.

Condições: Considera a situação macroeconômica do país e as variáveis que podem afetar a empresa.

Colateral: Avalia o nível de envolvimento do cliente com outras dívidas.

Elabore um manual que sirva de base

O próximo passo para desenvolver uma política de crédito eficiente é documentá-la.

Dessa forma, ela servirá como um guia para todos os funcionários da sua empresa, inclusive aqueles de filiais distantes ou que não participaram da elaboração da política.

Esse “manual” garante que a política será aplicada de maneira consistente em todos os negócios realizados pela sua empresa, assegurando uma postura uniforme e resultados previsíveis.

Implemente sua política de crédito

Com todos os dados levantados e a aplicação da regra dos cinco Cs, além do material de apoio necessário, comece a implementar sua política de crédito na empresa.

Deixe a política em operação por um período suficiente para coletar dados sobre aceitação, funcionamento e taxas de inadimplência. Essas informações serão essenciais para a próxima etapa.

Analise seus resultados e ajuste conforme necessário

Como mencionado, o sucesso de uma boa política de crédito depende da quantidade e qualidade das informações utilizadas em sua construção. Quanto mais dados, melhor será sua política.

Portanto, é fundamental entender que esse trabalho não é feito apenas uma vez e nunca mais revisado. Uma boa política de crédito deve ser revisada periodicamente para identificar e corrigir problemas. Assim, chegamos à conclusão sobre como montar uma política de crédito eficaz para sua empresa: levante dados, construa filtros com base nessas informações, garanta a aplicação uniforme da política e analise os resultados, ajustando conforme necessário.

Com a Deps, você pode consolidar uma gestão de crédito automatizada e contar com o apoio do nosso time de Customer Success (Sucesso do Cliente), composto por especialistas que ajudarão você a aproveitar todos os recursos da nossa ferramenta.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como a Deps pode auxiliar você obter políticas de crédito claras e um processo de análise de crédito mais eficaz.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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