Políticas de crédito que vendem! Conheça as 5 principais. O manual das Políticas de crédito é um documento com critérios e condições definidos pela empresa para aprovar ou negar concessões de crédito.
Junto de dados financeiros e histórico dos clientes, identificam perfis de consumidores mais e como as políticas de crédito podem melhorar a sua gestão de indicadores para formar a carteira de clientes da empresa.
Mas o que considerar na hora de criar uma política de crédito? Primeiramente, deve-se avaliar o momento atual do negócio. Isso significa que a política de crédito adotada deve ser maleável e se moldar conforme necessidades ou oportunidades da empresa.
Imagine que uma empresa seja mais flexível na hora de realizar a concessão de crédito, mas em determinado momento acabe enfrentando uma crise financeira. Neste período as políticas de crédito precisam se adequar à situação, evitando novos riscos de inadimplência. Ao passo que aumentam as dívidas, menor fica a flexibilidade na concessão.
O mesmo acontece para grandes empresas, com lugares bem estabelecidos no mercado em que atuam. O risco de inadimplência é altíssimo, onde as políticas de crédito precisam ser mais criteriosa. E neste caso, o acesso ao crédito deverá ser concedido somente a clientes que apresentem garantias do cumprimento da dívida.
Continue a leitura e aplique estas boas práticas de gestão na sua empresa.
Como ter as melhores políticas de crédito no seu negócio?
Vejamos o que diz um estudo feito pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Segundo ela, os bancos seguraram a mão nas concessões de crédito durante o início da crise, para minimizar o impacto. Com essa tática, as instituições financeiras conseguiram acumular um adicional de capital por volta de R$ 300 bilhões.
Mas calma, não se trata de sair cortando crédito de todo mundo. Cada situação exige um tipo de ação e uma política de crédito específica. Cabe ao gestor desenvolver respostas de acordo com possibilidades de sucesso ou ameaças. Entender quem é o melhor público para faturamento é vital para que se tenha resultados positivos.
Vale ressaltar também que as empresas podem ter mais de uma política de crédito. Isso vai depender do modelo de negócio adotado, tamanho, objetivos e até uma avaliação do histórico de concessões. Antes de determinar qual a melhor opção, responda a seguinte questão:
Você conhece os 5 tipos de política de crédito existentes?
Saiba como elas podem auxiliar sua empresa a tomar decisões corretas.
Existem 5 categorias que podem ser aplicadas de acordo com o momento e o objetivo do seu negócio. Se empregadas estrategicamente, a política de crédito se torna um diferencial competitivo para a empresa.
São elas:
1 – Crédito liberal e cobranças rigorosas
O cliente tem acesso fácil ao crédito, entretanto, as cobranças são feitas de maneiras mais incisivas. O número de contemplados é maior, mas conta com uma aplicação mais severa diante de problemas com pagamentos.
2 – Crédito rigoroso e cobranças liberais
O crédito será liberado somente se o cliente conseguir comprovar que não terá problemas em realizar o pagamento. Dessa maneira, o controle sobre as cobranças não terá muitos obstáculos para ser realizado.
3 – Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
Tanto a aprovação quanto o acompanhamento da cobrança contam com critérios rígidos de aplicação. Essa é uma prática de políticas de crédito comum entre empresas com imagem forte no mercado. Geralmente são as que ofertam as melhores vantagens, por isso são mais seletivas e críticas na escolha de clientes.
4 – Crédito liberal e cobranças liberais
Essa é uma tática comum entre empresas que buscam elevar a base de clientes. As empresas acabam liberando valores de crédito em que a inadimplência não oferecerá riscos graves ao negócio.
5 – Crédito moderado e cobranças moderadas
Modelo que busca equilibrar concessão e cobrança. Atende bem empresas que não recebam muitos pedidos de crédito ou que tenham menos clientes, situações em que o risco de inadimplência é reduzido.
E o que torna as políticas de crédito serem eficientes?
Em muitas empresas o critério utilizado para definir se o crédito será concedido ou não, refere-se ao conhecimento pessoal. Seja da visão que a empresa, ou seus gestores ou diretores, têm a respeito dos clientes.
O analista tem em mãos um guia que direciona as decisões a serem tomadas, fugindo de possíveis ameaças e encontrando possibilidades. Isso não é só um recurso essencial para a segurança financeira, como também estimula o crescimento da empresa. Mas apesar de ser tão necessária, muitas empresas cometem o erro de não a levar a sério. Não como deveriam, pelo menos.
No ambiente atual, muitas instituições realizam as operações de crédito com o critério relacionado ao conhecimento pessoal de cada analista. Algo que representa alto risco para os negócios. A falta de uma avaliação criteriosa impossibilita identificar potenciais perigos ou induz ao erro de perder clientes pagadores.
A política de crédito deve atuar de acordo com as particularidades de cada negócio, ajudando a atingir seus objetivos. O que significa que o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra, por isso, a política de crédito deve ser personalizada.
Qual a finalidade da política de crédito?
Ela se faz útil para diversas finalidades. Minimizar riscos de inadimplência, aumentar número de clientes, tudo vai depender da necessidade da companhia. Varia conforme definição dos objetivos.
Mas é importante destacar que a política de crédito também pode se tornar parte da estratégia de faturamento da empresa. Quando se definem regras para financiamentos flexíveis em momentos de baixa do mercado, por exemplo. Essa é uma manobra de atração de clientes feitas dentro do recurso, ampliando o volume de vendas.
Somada a dados financeiros e históricos, potencializa a descoberta dos melhores perfis para formação da carteira de clientes da empresa. E como a venda a prazo é uma modalidade comum no mercado, deve ser realizada com segurança, eliminando riscos.
Como ter certeza que as políticas de crédito desenvolvidas estão corretas?
Melhor que ter políticas de crédito bem definidas, é ter a certeza de que ela serão aplicadas corretamente. Nós prestamos assessoria na hora de construir as suas política, contando com a experiência de profissionais altamente capacitados, pois isso faz parte do nosso escopo de trabalho.
E a plataforma DEPS opera de maneira cordial com recursos adotado. Realizando uma imersão que valida informações em tempo real, submetendo-as a uma rigorosa análise com mais de 780 variáveis alinhadas às políticas de crédito da sua empresa. Tenha total controle da sua carteira de clientes e máxima precisão na hora de identificar oportunidades e ameaças.
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Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!
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