logo
Search
Generic filters
Exact matches only

Qual a importância de uma análise de crédito e risco automatizada

10 ABR 19

Artigos
imagem principal do post

A empresas solicitam crédito por uma série de fatores: expandir o negócio, adquirir maquinário, quitar dívidas etc. Enquanto isso, outras empresas fazem a análise de crédito e risco e autorizam esse tipo de negociação.

Em um ambiente em que há sempre alguém precisando de crédito, quem pode oferecer precisa estar atento às oportunidades e aos riscos que esse tipo de operação pode causar para o negócio. Nesses casos, a empresa deve investir na análise de crédito e risco automatizada, para ter maior segurança nas transações e não perder oportunidades.

Neste artigo, mostraremos qual é a importância da análise de crédito e risco automatizada para sua empresa. Confira!

O que é análise de crédito e risco?

A análise de crédito e risco é um processo que permite às empresas realizarem transações com mais segurança, aumentar a qualidade da carteira de clientes e o faturamento.

Uma empresa de crédito não lida apenas com quem solicita abertura de crédito, mas também deve se dedicar à atividade de prospectar potenciais clientes. Para isso, utiliza-se a análise de crédito e risco, uma atividade que avalia uma série de variáveis, com o objetivo de identificar o potencial de pagamento do cliente.

O perfil ideal de cliente para uma empresa de crédito deve corresponder aos seguintes critérios:

  • Capacidade de pagamento;
  • Histórico financeiro positivo;
  • Bom relacionamento com o mercado;
  • Fluidez na atividade em que exerce.

O cliente que corresponde a esses critérios e apresenta uma pontuação relevante na análise de crédito é considerado um perfil compatível com as políticas de crédito da empresa.

O processo para chegar até esse resultado deve oferecer agilidade, caso contrário, a empresa corre o risco de perder um cliente em potencial. Uma solução automatizada entrega resultados seguros em poucos segundos.

Como é feita a automação da análise de crédito e risco?

A automação da análise de crédito e risco parte de informações que são inseridas no sistema pela própria empresa. Essas informações representam a política de crédito da organização – um documento com as restrições e as oportunidades que foram definidas por um grupo decisor.

Em seguida, o sistema coleta as informações fornecidas pelos bureau de crédito contratados pela companhia (ex: Serasa, SPC, Boa Vista etc). Esses dados são referentes ao histórico de crédito que o cliente construiu no mercado e correspondem às negociações e pagamentos que foram feitos no passado.

O sistema faz a junção de todas as informações, cruza os dados, analisa e entrega o resultado. A análise vai informar se o cliente tem capacidade financeira de cumprir com seus débitos, se é uma oportunidade para a carteira da empresa ou se pode oferecer riscos para o negócio.

Quais os benefícios de ter uma análise de crédito e risco automatizada

A análise de crédito e risco automatizada é feita em poucos segundos, diferentemente do processo manual, que exige uma série de verificações e pode levar dias para ficar pronto. Uma ferramenta de automação oferecerá diversos benefícios para a empresa, veja alguns:

Expansão dos contratos ativos

Os resultados da automação apresentam informações que mostram a capacidade do cliente em cumprir com o pagamento do crédito. A empresa pode criar um time de vendedores para contatar esses clientes e oferecer crédito com oportunidades melhores.

Fechamento de novos contratos

A identificação de clientes com perfis de bons pagadores vai estimular o fechamento de novos contratos.

Renovação de contratos

A automação permite que a empresa monitore o perfil do cliente, seu histórico de pagamentos e a posição de seu contrato. Dessa forma, novos créditos podem ser ofertados.

Prevenção da perda de clientes

A análise de crédito e risco automatizada apresenta resultados em poucos segundos, permitindo que a empresa faça o fechamento de um contrato no mesmo dia. Assim, evita-se que o cliente desista da negociação ou procure outra financeira.

A automação da análise de crédito e risco proporciona maior agilidade para o processo da empresa, distanciando os clientes com perfis inadimplentes, atraindo e compondo uma carteira com qualidade. Veja outras vantagens que a automatização do sistema de análise de crédito oferece.



 
Gostou das informações? Então acesse o blog da Deps e fique por dentro das novidades sobre análise de crédito e automação!

CTA_pack_conteudos

seta Voltar para o Blog