Quanto a inadimplência impacta os cofres de sua empresa todos os meses?
Se você ainda não sabe a resposta para essa pergunta, talvez esteja na hora de investir em uma gestão de crédito mais eficiente para acompanhar de perto as oscilações financeiras que seu negócio pode estar enfrentando.
Mas se, por outro lado, você está ciente dos números e sabe que a inadimplência frequente de seus clientes afeta negativamente sua empresa e, além disso, deseja implantar estratégias para reduzir os riscos expostos e suas respectivas consequências, este artigo é para você.
Continue a leitura para descobrir estratégias comprovadas para uma excelente gestão financeira e conheça soluções Deps que te auxiliarão nessa jornada.
Vamos lá?
Gestão financeira eficiente: estratégias para redução da inadimplência
Gerenciar uma empresa não é um processo fácil, não é mesmo?
Além de todos os desafios característicos como captação de recursos, administração de pessoal, procedimentos burocráticos, adequação a legislações, criação de estratégias competitivas, e muitos outros, existe ainda um fator que é o motivo do sucesso ou não de um negócio: os clientes.
Apesar de não haver dúvidas quanto à necessidade de atrair e conquistar clientes para aumentar a lucratividade de qualquer empresa, é preciso ter atenção em relação ao perfil de cliente que seu negócio deseja alcançar.
Isso porque, infelizmente, devido à inadimplência, há clientes que podem trazer mais prejuízos e custos do que benefícios para sua empresa, mas como diferenciar um cliente confiável dos demais?
Através de uma gestão financeira eficiente!
Confira abaixo algumas dicas de estratégias para aplicar em sua empresa e reduzir os riscos de inadimplência.
Avalie o perfil do seu cliente por meio de análises de crédito
Essa é a premissa mais básica da gestão de crédito: conhecer seu cliente antes de conceder crédito a ele.
Isso inclui desde hábitos de pagamento e pendências financeiras, até padrões comportamentais que estão ou não de acordo com os objetivos de sua empresa.
Tendo como base dados confiáveis e concretos de seus clientes, hoje essa análise de crédito pode ser feita por meio de ferramentas inovadoras que automatizam e padronizam todo o processo, fazendo concessões de forma automática ou deixando a decisão final para o analista de sua empresa.
A Plataforma DepsNet, por exemplo, integra-se ao ERP da sua empresa e cuida do ciclo de crédito do início ao fim, classificando clientes e sugerindo limites de acordo com o perfil de cada um e as políticas de crédito aplicáveis.
Conhecer e confiar no seu cliente pode ser muito mais fácil com essa solução Deps, e pode ser o primeiro passo para uma gestão financeira muito mais infalível, reduzindo o risco de perdas financeiras.
Implemente políticas de crédito personalizadas
É inquestionável que cada pessoa é diferente uma da outra, e esse aspecto deve ser observado também quando falamos de concessão de crédito.
Para proteger sua empresa da inadimplência, é preciso entender que um mesmo padrão de concessão de crédito para todos é uma abordagem simplista e que pode não funcionar.
Uma política de crédito demasiadamente rigorosa pode afastar bons pagadores, por exemplo, mas não inibir clientes inadimplentes.
Da mesma forma, conceder crédito de forma liberal expõe sua empresa a diversos riscos, principalmente quando os recursos não são bem administrados.
Criar políticas de crédito personalizadas ao objetivo de sua empresa é o ideal para que a análise de crédito flua de forma mais flexível e esteja alinhada ao seu negócio, servindo como base para a automação de processos.
Com o Deps Smart, analista virtual exclusivo da Deps, você tem acesso a uma solução que cria do zero ou remodela as políticas de crédito da sua empresa, diminuindo as chances de inadimplência em sua empresa.
Promova uma comunicação aberta e eficiente com os clientes
Ao firmar um acordo para concessão de crédito, garanta que os termos estabelecidos sejam claros quanto aos prazos de pagamento, valores, encargos do contrato, juros e demais questões contratuais, evitando possíveis conflitos no futuro.
Aqui, é importante frisar também que uma comunicação aberta promove um maior nível de confiabilidade entre as partes, inclusive após o acordo firmado, pois o cliente se sentirá mais seguro de comunicar se estiver passando por problemas financeiros, por exemplo.
Assim, fica muito mais fácil encontrar uma negociação que seja benéfica para ambos, e sua empresa garante que os valores concedidos serão recebidos.
Tome medidas proativas para mitigar riscos
Embora não seja possível prever o futuro, é possível tomar medidas de precaução para reduzir os riscos que sua empresa está sujeita diariamente.
O envio de lembretes de pagamento, por exemplo, é uma das formas de evitar que o pagamento não seja pago na data correta, pois muitos clientes inadimplentes não são mal-intencionados, mas podem ser desorganizados financeiramente.
Assim, enviando lembretes antes do vencimento, ou até mesmo após passado o prazo, sua empresa reforça a importância do compromisso financeiro assumido pelo cliente.
Nesse mesmo contexto, apresentar flexibilidade nas formas de pagamento desde o início, quando o acordo de concessão de crédito é firmado, também é uma forma eficiente de evitar a inadimplência, pois adéqua os termos para condições que o cliente consegue assumir e manter.
Além disso, incentivar os clientes adimplentes é outra forma de garantir que os pagamentos sejam feitos conforme estabelecido em contrato, e isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade ou descontos, por exemplo.
Utilize a tecnologia da Deps a seu favor
Pode parecer complexo, mas reduzir a inadimplência em sua empresa não precisa ser um desafio impossível de solucionar.
Com a tecnologia oferecida pelas ferramentas da Deps, seu negócio fica capacitado a ter uma gestão de crédito mais precisa e estratégica, identificando potenciais riscos de inadimplência e reduzindo-os antes mesmo de chegarem a impactar sua empresa.
Conte com os diversos benefícios de nossas soluções, incluindo a redução de perdas financeiras, o aumento da rentabilidade e a melhoria da saúde financeira de sua empresa, promovendo um ambiente mais estável e seguro de negociações.
Seja através de relatórios de riscos, políticas de crédito adaptadas, compartilhamento de informações entre empresas de um mesmo segmento ou até mesmo relatórios internacionais, a Deps possui a solução adequada para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Fale com um de nossos especialistas e descubra por que a Deps está além da análise de crédito.
Até mais!