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Como reduzir custos na área de crédito e cobrança? Veja dicas valiosas

Otimizar o uso de recursos financeiros e reduzir custos dentro das empresas é um grande desafio das atuais gestões organizacionais. Essa máxima se estende para todos os setores e diz respeito a um extenso conjunto de ações que envolve melhoria de processos. A área de crédito e cobrança não fica de fora dessa, pois executa um papel essencial na questão de aprovação de clientes e recuperação de valores, ligado diretamente à saúde financeira de um negócio.

Na redução de custos, a revisão de processos se faz necessário junto à otimização de atividades e equipes. Mudanças podem ocorrer para atingir novos objetivos, mas não podem permitir a perda de excelência nas atividades. Logo, uma ampla revisão de custo de cobrança pode ser uma alternativa a ineficientes e onerosos processos da área.

Encontre dicas para reduzir custos com crédito e cobrança na sua empresa. Confira esse conteúdo que a Deps preparou para você.

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Dicas para redução de custos na sua empresa

A sua empresa precisa reduzir custos na área de crédito e cobrança e não sabe como começar? Saiba que separamos 5 dicas para você aplicar na organização e garantir maior produtividade e excelência da sua equipe. Saiba como fazer isso a seguir.

 

1 – Conheça seus clientes e reduza a inadimplência

Apesar de óbvio, reduzir o número de clientes inadimplentes impacta diretamente com os custos da área de crédito e cobrança. Afinal, boa parte da rotina de trabalho da equipe está voltada para a área de cobranças, o que demanda tempo, dinheiro e nem sempre traz os melhores resultados.

Uma equipe que precise dedicar menos tempo aos inadimplentes pode ser mais estratégica, deixando o operacional um pouco mais de lado e atuando diretamente na concessão de crédito. Com maiores informações e cadastros atualizados, a liberação ou bloqueio de novos limites ocorre com mais clareza e assertividade.

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2 – Use dados na estratégia da empresa

Dados são ótimos indicadores para diferentes áreas da empresa. Do operacional ao dono do negócio, os dados permitem tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas. Aqui é possível investir em tecnologia, bem como é possível começar com o que se tem.

Use os dados dentro da área de crédito e cobrança para analisar e criar bons retratos de perfil de clientes. Mantenha as políticas de crédito atualizadas e use elas a favor das vendas do seu negócio.

Ofereça vantagens aos que preferem quitar suas contas com pagamento à vista. Além disso, mantenha cadastros bem atualizados para evitar a concessão de crédito equivocada e também o número de inadimplentes.

 

3 – Reveja processos operacionais e formas de cobranças

Os processos empresariais precisam de constantes revisões e atualizações. E quando tratam de uma parte tão sensível e importante de uma organização, merecem ainda mais atenção. No crédito e cobrança, desde a análise de informações de mercado até o canal de contato com os clientes necessitam de análise e controle.

Como citamos anteriormente, os dados são importantes guias na tomada de decisões e são ótimos para controle de processos. Por meio deles, você pode criar relatórios comparativos sobre qual a taxa de sucesso de cobrança entre diferentes perfis de clientes e entre diferentes meios de contato.

Seja via carta, e-mail, telefonema ou até mesmo o WhatsApp, um bom contato com o cliente, pelo seu canal de atendimento preferido, pode aumentar e muito as chances de ele quitar suas dívidas. Então, captar esses dados de atendimento e analisar de forma sistemática pode trazer resultados positivos para as empresas.

Logo, as mudanças em processos e a escolha das melhores formas de atendimento e recuperação de valores são peças-chave para redução de custos, já que a escolha do canal correto reduz o tempo de atendimento e melhora a chance de sucesso da cobrança.

4 – Capacitação das equipes

Quando falamos de capacitação de equipes, não falamos apenas de workshops, cursos e treinamentos. A motivação é ponto crucial para a constância de resultados e clareza de objetivos. Uma equipe que possui pleno conhecimento e domínio de suas atividades tende a ser mais autônoma e eficiente, otimizando resultados e reduzindo custos.

Outra questão é passar a mensagem de que nenhuma ferramenta vem para substituir e sim para agregar na execução das atividades. Afinal, nada substitui as pessoas com sua sensibilidade durante uma conversa sobre cobrança. Muitas vezes, mais do que falar, é preciso ouvir para entender cenários e propor soluções que se adequem a eles.

Equipes capacitadas, motivadas e engajadas são ótimas para bons resultados. Cabe à sua empresa promover essas ações com momentos próprios para trocas de ideias entre a equipe e com outras áreas da empresa. Com isso é possível modificar o mindset dos colaboradores em uma transição entre o operacional para o estratégico.

 

5 – Invista em tecnologia na área de crédito e cobrança

Como já citamos, é importante reforçar que a tecnologia não vem para substituir a atividade humana, mas sim para complementar o seu trabalho. E na área de crédito e cobrança, a tecnologia encontra-se como uma grande aliada nas decisões de liberação de crédito e limites adequados.

Uma ferramenta que promova melhores resultados para a pesquisa de mercado sobre os clientes é uma grande aliada de qualquer empresa. Além disso, ela pode permitir realizar análise de dados de atendimentos, inadimplências e cadastros, elaborando relatórios sobre esses indicadores, que serão tão ágeis quanto estratégicos ao setor crédito e cobrança. Por isso, fique atento para soluções em automação presentes nesta área!

Automação em análise de crédito e cobrança é com a Deps

A Deps é especialista em tecnologia voltada para a gestão de crédito e cobrança das empresas. Nossos sistemas permitem aumento da produtividade e maior controle da carteira de clientes.

Além da análise de crédito, nossas soluções permitem uma ótima integração com diferentes tipos de sistemas de gestão (ERPs). Esse alinhamento permite melhor controle de dados, gerando relatórios, indicadores, cadastros bem atualizados e muito mais.

Entre em contato e conheça as soluções Deps que vêm para agregar no dia a dia do seu negócio e otimizar a aplicação de recursos da sua empresa.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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