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Retrabalho na análise de crédito: veja os 6 principais problemas

Toda empresa deseja ter uma operação fluida, produtividade elevada e um bom índice de vendas. Porém, alcançar esses objetivos requer medidas adequadas, tais como organização eficiente dos processos, equipe altamente capacitada e recursos adequados para a execução do trabalho.

No âmbito da análise de crédito, os requisitos são os mesmos. Tecnologia, recursos humanos qualificados e organização são elementos imprescindíveis para assegurar qualidade, rapidez e precisão no processamento dos milhares de pedidos que chegam diariamente à empresa.

Na ausência desses elementos, a ocorrência de erros, riscos e a necessidade de retrabalho na análise de crédito podem aumentar significativamente, prejudicando o desempenho do negócio.

Por esta razão, este post apresenta 6 impactos negativos causados pelo retrabalho na análise de crédito, a fim de conscientizá-lo e alertá-lo sobre a importância de evitá-los. Continue lendo para aprender mais!

1 – Resulta em mais custos

Um dos principais efeitos negativos do retrabalho na análise de crédito é o aumento dos custos desse processo. Isso ocorre porque o tempo gasto pelos colaboradores e a utilização dos sistemas e instalações da empresa têm um custo que precisa ser suportado.

Quando as entregas não são realizadas corretamente ou há erros que exigem correção, os gastos são ainda maiores, pois os profissionais e recursos da empresa precisam ser mobilizados novamente para refazer o trabalho que já deveria ter sido concluído.

Em outras palavras, o retrabalho representa um desperdício de recursos valiosos e pode comprometer a rentabilidade do negócio.

Consequentemente, é evidente que o retrabalho na análise de crédito atua como um “ralo” nos recursos da empresa, utilizando-os de forma improdutiva e desnecessária na correção de erros e falhas que poderiam ter sido evitados. Ou seja, o retrabalho é uma fonte de desperdício que drena os recursos da empresa e pode prejudicar o seu desempenho financeiro.

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2 – Diminui as vendas

Outra consequência negativa do retrabalho na análise de crédito é a diminuição das vendas. Quando as equipes são obrigadas a refazer tarefas antigas, as demandas atuais podem se acumular, dificultando o fechamento de novas vendas e prejudicando o desempenho da empresa.

Por exemplo, em uma empresa que lida com um grande volume de avaliações, as equipes precisam manter a fluidez dos processos e garantir a rapidez nas respostas.

No entanto, se ocorrer retrabalho, os colaboradores terão que ser realocados para refazer tarefas antigas, prejudicando as equipes e inviabilizando o processamento dos pedidos que chegam à empresa.

Assim, quando há uma diminuição na quantidade de análises concluídas, o setor comercial acaba recebendo menos pedidos e, consequentemente, fechando menos negócios, impactando negativamente o desempenho da empresa.

3 – Expõe a empresa a mais riscos

Com a sobrecarga de trabalho causada pelo retrabalho, a qualidade do processo de análise de crédito pode ser comprometida a fim de cumprir prazos e manter a quantidade de avaliações realizadas.

Isso pode resultar em erros e expor a empresa a riscos desnecessários, o que poderia ser evitado se o retrabalho e as correções não fossem necessárias.

Para evitar esses problemas, é necessário que a empresa invista em medidas como a padronização dos processos, o monitoramento constante e a integração das equipes.

Isso pode ajudar a reduzir a incidência de erros e falhas de comunicação que possam causar atrasos, dúvidas ou decisões equivocadas em determinadas situações. O esforço diário para evitar o retrabalho é fundamental para garantir a eficiência das atividades da empresa em todos os aspectos.

4 – Afeta a imagem da empresa e a satisfação do cliente

Não há nenhum cliente que fique satisfeito ao ter acordos ou prazos descumpridos e ainda sofrer prejuízos com a demora no processamento de uma compra. Nesse sentido, o retrabalho na análise de crédito pode ter consequências bastante prejudiciais.

Em um mercado tão interconectado, em que as empresas são altamente dependentes umas das outras, atrasos no processamento de pedidos podem gerar uma cadeia de prejuízos e afetar gravemente a reputação do fornecedor.

Portanto, se a sua empresa vende para outras empresas, é fundamental tomar todas as precauções necessárias para garantir a rapidez na liberação dos pedidos e evitar danos à sua imagem.

Assim, aprimorar o processo de análise de crédito por meio de novos recursos e tecnologias capazes de acelerar o tempo de espera e, principalmente, a manipulação de dados dos clientes, pode aumentar a produtividade das equipes e reduzir a ocorrência de erros simples – como preenchimento inadequado de dados cadastrais – que atrasam as respostas e a conclusão das vendas

 

5 – Reduz a margem de lucro

Mencionamos anteriormente que erros durante a análise de crédito podem aumentar os custos desse processo. No entanto, podemos ir mais a fundo e afirmar que o retrabalho durante essa etapa pode reduzir significativamente a margem de lucro da empresa.

A análise de crédito é uma medida preventiva que visa reduzir os riscos de inadimplência nas vendas. Todo o trabalho realizado nessa etapa já representa um custo que diminui naturalmente a margem de lucro da empresa.

No entanto, a situação se torna ainda pior quando ocorre a necessidade de retrabalho, o que implica na repetição de uma ou mais etapas da análise, gerando custos adicionais para a empresa. Esse custo extra afeta a margem de lucro, pois parte dos ganhos é destinada à correção de erros.

 

6 – Atrapalha a fluidez do trabalho

Em empresas com alto volume de pedidos diários, é essencial ter fluidez e rapidez no processamento das análises de crédito para manter os prazos e a qualidade nas vendas. Qualquer erro pode prejudicar toda a cadeia de atividades e afetar negativamente as vendas, satisfação do cliente e faturamento do negócio.

Embora nenhum negócio esteja totalmente imune a problemas desse tipo, é possível reduzir os riscos investindo na melhoria operacional dos setores que lidam com as análises.

Por exemplo, substituir processos manuais, lentos e burocráticos por soluções automatizadas e integrar o setor comercial e financeiro com um sistema trará mais fluidez e regularidade no processamento dos pedidos.

Acabar com o retrabalho na análise de crédito é um grande diferencial no mercado atual. Com o reforço da tecnologia, não é mais aceitável enfrentar esse tipo de problema, pois existem diversas formas de aprimorar os processos e garantir sua eficiência.

 

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Agora que você entende os prejuízos que uma análise de crédito mal desenvolvida pode trazer, é hora de investir em soluções que otimizem essa atividade em sua empresa.

Para saber mais, entre em contato com a gente. Temos certeza de que podemos ajudar sua empresa a fazer uma análise de crédito mais eficiente.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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