Recentemente, a inadimplência no setor empresarial brasileiro bateu recordes e atingiu números históricos. As sucessivas altas nos índices da inadimplência são reflexos da crise econômica na qual se encontra o país, principalmente pós a pandemia do Covid 19.
Nesse contexto, é compreensível se o seu negócio demora na análise de crédito, principalmente se for tudo manual. Tudo passou a ser cada vez mais, objeto de preocupação das empresas de todos os setores, sendo sinônimo de algo arriscado e difícil de gerir.
Essa situação tem feito com que muitos negócios passem a adotar uma postura cada vez mais inflexível na concessão de crédito, buscando precisamente evitar danos futuros.
Contudo, em longo prazo, esse comportamento tende a se revelar prejudicial. Com a concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes, uma gestão muito conservadora nessa área pode mesmo conduzir à estagnação e à perda definitiva de muitos clientes e oportunidades.
Como fazer frente a este impasse – o de, por um lado, preservar a empresa dos riscos da inadimplência e, por outro, garantir o seu crescimento e a expansão das suas operações? A resposta está na implementação de uma gestão de crédito moderna e proativa, que faça uso das soluções tecnológicas em prol do processo decisório que envolve a concessão de crédito.
Neste post, mostramos em detalhe sobre como a utilização da melhor plataforma de crédito do Brasil pode fazer seus negócios crescerem, sem contar a economia com os provedores de informações.
As nossas soluções podem diminuir significativamente o tempo para realizar as suas análises de crédito de forma segura e rentável, obtendo melhores resultados com as políticas de crédito que serão desenvolvidas para a sua empresa.
Continue a leitura e saiba mais.
O que se entende por “política de crédito”?
Para entendermos de que modo a adoção de uma plataforma especializada pode ajudar na gestão de crédito e gerar um impacto positivo na redução da inadimplência e nos índices de vendas, vamos primeiro estabelecer rapidamente o que se entende por “política de crédito”, a que aludimos acima.
Em termos gerais, a política de crédito engloba as estratégias e os critérios adotados por uma empresa quando tem que conceder crédito a um cliente. Por outras palavras, trata-se de responder à pergunta: a quem conceder e a quem não conceder crédito, e segundo quais justificativas? No momento dessa definição, são analisadas certas características do cliente, como comportamento pregresso, tempo no mercado, informações positivas e negativas, entre outras.
O fator tempo
Fazer a gestão desse conjunto de critérios é, claro, algo complexo. A análise de crédito envolve tomar uma decisão em um cenário de incertezas e de constantes mutações. As técnicas subjetivas, baseadas exclusivamente no julgamento humano, para além de outras desvantagens, dispendem mais tempo.
No mundo dos negócios de hoje, o tempo, por sua vez, é algo essencial, monetizado como próprio ativo da empresa. Por isso, uma boa gestão de concessão e de negativa do crédito, que seja ao mesmo tempo rápida e confiável, coloca qualquer negócio à frente da concorrência.
De fato, decidir antes, acelerando o processo, mas mantendo níveis adequados de qualidade, é mesmo uma das pontas da solução do impasse referido e pode ser visto como uma vantagem competitiva. Na engrenagem das empresas, as vendas dependem da concessão de crédito, e um processo decisório lento engessa toda a engrenagem.
Eliminando a demora na análise de crédito
A rapidez é, sem dúvida, uma das maiores vantagens oferecidas pelos softwares de gestão de crédito. Além de atuarem como agentes de diagnóstico e de concessão, automatizando as decisões, esses programas também podem fazer sugestões de limites e efetuar classificações, em uma espécie de tudo em um. Abaixo, selecionamos as principais razões pelas quais a plataforma deps é sinônimo de poupar tempo.
– Gestão integrada: com a adoção de softwares para a análise de crédito, há uma integração do sistema de gestão a diversas fontes de informações de uma só vez. São avaliados critérios como cadastro, risco, limite, cobrança e avaliação de carteira. Todos esses registros são dinâmicos, ou seja, atualizados em tempo real, graças a um sistema que agrega dados de múltiplas origens, sincronizando informações que até então estavam dispersas e disponibilizando-as em um único ambiente.
– Automação do processo decisório: com a plataforma, a aprovação de crédito passa a ser feita de forma automática e parametrizada, o que reduz os riscos associados às transações. Os pedidos bloqueados são analisados automaticamente; aos analistas, cabe apenas aprovar a decisão ou não, nas situações em que o sistema não puder tomar a decisão automaticamente;
– Sugestão de limite e classificação: juntamente com a decisão sobre a concessão ou a negativa do crédito, os clientes são classificados automaticamente, considerando as políticas de crédito da empresa. Essa classificação traz certas vantagens, pois, por meio dela, simultaneamente, é possível gerir o crédito e mapear oportunidades e ameaças. A plataforma também tem a capacidade de apresentar sugestões de limites de crédito responsável, por meio das mais de 700 variáveis e combinações atreladas ao nosso método.
– Vantagem na gestão dos recursos humanos: com um processo mais célere e dinâmico, os colaboradores ficam livres para se dedicarem a outros processos internos, o que libera tempo e consequentemente agiliza também outros setores importantes dos negócios.
Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!
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Até mais!