Automatizar o sistema de análise de crédito pode trazer muitas vantagens para a empresa. A concessão de crédito segura e bem gerida vem crescendo com a crise econômica. Segundo os efeitos econômicos gerados pelas medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19, aumentou a procura por crédito em março.
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), enquanto as concessões de crédito para as empresas subiram 28,2%, houve queda de 11,4% para as pessoas físicas, na comparação com fevereiro. Os dados são ajustados para o período (dessazonalizados).
Apesar de preocupantes, dados como esses não podem impedir as empresas de concederem créditos a seus clientes. Ao contrário disso, deve-se investir em formas de facilitar e tornar a análise mais segura. A automatização do sistema de análise de crédito tem sido a solução encontrada no mercado.
Continue a leitura e aplique na sua empresa! Vamos lá?
O que é automatização do sistema de análise de crédito?
Ao ler sobre automatização de análise de crédito, você deve ter pensado que já investe nesse tipo de solução, pois utiliza ferramentas para consultar as informações financeiras de seus clientes.
Porém, não é disso que se trata a automatização. Quem utiliza os serviços de bureau de crédito está contando com uma tecnologia de captura e distribuição de dados. Esse tipo de recurso não filtra, analisa e cruza as informações para a empresa. Essa parte fica a cargo do analista de crédito.
A automatização unifica todas as tarefas necessárias no processo e as realiza de forma inteligente. Veja quais são as vantagens de investir na solução.
6 Vantagens da automatização do sistema de análise de crédito
1. Reduz os riscos de inadimplência
A primeira vantagem está relacionada com os dados que apresentamos no início do artigo. A inadimplência é uma das principais preocupações das empresas de crédito.
A análise manual costuma ser subjetiva, pois em uma equipe com mais de um analista, não é possível garantir que todos usarão os mesmos critérios para avaliar os riscos. Com base em avaliações pessoais, o risco de autorizar o crédito para um cliente se torna muito maior.
Esse tipo de problema não acontece quando a empresa conta com um sistema de análise de crédito. Os algoritmos do software utilizam uma série de informações, filtram, analisam e fazem o cruzamento de dados. No final, a ferramenta apresenta um resultado baseado em estatísticas.
2. Agiliza o processo
O processo manual de concessão de crédito costuma ser demorado. É dessa forma porque o analista precisa acessar a plataforma de cada uma das financeiras contratadas, registrar os dados (em algumas empresas é feito em planilhas), cruzar as informações e avaliar.
A lentidão não favorece a empresa, pois o cliente pode fazer a solicitação no concorrente e ter a aprovação mais rápido.
O sistema de análise de crédito faz todo esse processo de maneira ágil e entrega os resultados em poucos minutos. Dessa forma, o analista pode fazer a análise de diversos clientes em um único dia.
3. Oferece segurança
A análise de crédito manual depende totalmente da avaliação pessoal de cada analista. Mesmo com uma política de crédito bem definida, identificar os riscos de uma negociação de crédito exige diversos fatores.
Muitas vezes, o profissional fica entre pecar pelo excesso de cuidado e perder um cliente ou pecar pela falta de cuidado e atrair um inadimplente.
O sistema de análise de crédito avalia as informações baseando-se em estatísticas, algoritmos e uma série de variáveis, com isso há mais segurança.
4. Produtividade
Ao eliminar os processos manuais a empresa ganha produtividade. Etapas complexas, mas necessárias, como a reanálise de crédito, exigem muito tempo do analista.
Além disso, em um processo manual, é impossível fazer mais de uma análise ao mesmo tempo. O sistema de análise de crédito pode ser configurado para fazer a reanálise do crédito depois de um determinado tempo, definido pela empresa, e analisar mais de um perfil ao mesmo tempo.
Dessa forma, o analista tem tempo para resolver questões mais críticas, como a tratativa com clientes inadimplentes.
O padrão obtido na concessão de crédito é outra vantagem que merece destaque. Empresas grandes, com alto fluxo de vendas, podem acabar concedendo crédito a clientes inadimplentes, ou a se negar fazer negócios com os bons pagadores.
A plataforma inteligente, por outro lado, padroniza as decisões, permitindo que a empresa tenha em mãos uma análise clara do perfil da sua cartela de clientes. Isso também libera a sua mão de obra humana para outras funções dentro da empresa, uma vez que até 85% dos processos podem ser feito de forma independente e automatizada por nossa plataforma.
Como vimos, nos dias de hoje, é tarefa impossível manter-se competitiva e garantir lucros sem uma política de concessão de crédito definida e sem um software para geri-la adequadamente.
Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito e VENDER MAIS? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais.
Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais! Simone Silvano