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Tenha uma análise de crédito assertiva no seu negócio! 5 práticas primordiais.

Tenha uma análise de crédito assertiva no seu negócio! 5 práticas primordiais.

Tenha uma análise de crédito assertiva no seu negócio! 5 dicas primordiais. A análise de crédito é uma grande preocupação para a maioria das empresas e hoje vivemos tempos de baixa nas vendas e acesso ao crédito cada vez mais escasso, dificultando o “fôlego” tanto de pessoas Físicas quanto de Pessoas Jurídicas.

Em um cenário econômico em que o número de inadimplentes cresce a cada dia (fonte: serasa), 4 a cada 10 brasileiros encontram-se inadimplentes, afetando a concessão de crédito dos consumidores e consequentemente entre pessoas jurídicas.

Fica a questão: como mitigar os riscos ao realizar uma análise de crédito? Pensando nisso elencamos 5 práticas de mercado para você poder  fazer uma análise de crédito assertiva no seu negócio.

Vamos lá?

1. Conheça o seu negócio e o seu cliente

Entender os objetivos de sua empresa e transformá-los em um processo (Políticas, Regras) é o primeiro passo para que se construa um perfil individual dos clientes.

Este perfil normalmente é resultado da análise de crédito, que considera informações de Provedores de informações e o comportamento do cliente com nossa empresa.

2. Esteja familiarizado com os ‘Cs do crédito’

É um dos métodos mais conhecidos de análise de crédito, segundo esse método, para fornecer um crédito, deve-se analisar algumas informações do cliente, como: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado.

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Este método é muito aplicado a créditos especiais, porém demasiadamente burocrático em créditos massificados, então seu uso é determinado no item: Conheça o seu negócio e o seu cliente.

3. Defina o tipo e o teto de crédito a serem concedidos.

A partir do momento em que a empresa conhece o seu cliente, ela pode estabelecer qual teto de crédito a ser concedido ou popularmente falando Limite de Crédito.

4. Gerencie os seus clientes.

Após emitir um parecer positivo para um teto de crédito (Limite de crédito), sua empresa precisa gerenciar este teto, flutuando para cima ou para baixo de acordo com o comportamento do cliente em períodos determinados nas políticas de crédito;

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Por zelo naturalmente as empresas não concedem uma linha de crédito elástica nas primeiras operações, o que mitiga o risco e por outro lado pode restringir as vendas.

5. Use a melhor plataforma de gestão e análise de crédito

A tecnologia veio para ficar, então nada mais lógico que usá-la a seu favor! Hoje, existem diversos sistemas que tornam mais fáceis a vida dos empreendedores que buscam vender a crédito.

A Deps por exemplo, está além da análise de crédito e hoje é considerada por várias provas de conceitos que já participou, a empresa com o melhor método do mercado, apoiando os seus clientes a tomarem as melhores decisões, aumentando a segurança nas transações, economizando tempo e em custos operacionais dos seus clientes.

plataforma deps pode ser personalizada conforme as suas necessidades e além disso a deps também é um mega provedor de informações, facilitando tudo em um único ambiente e fazendo com que o seu negócio economize com as faturas dos bureaus. A vantagem que temos, é que somos integrados a uma infinidade de gigantes fontes de dados confiáveis, e o nosso consumo nessas fontes é extremamente alto, com isso, a deps consegue vender em escala com preços exclusivos no mercado.

Como você viu, só tem benefícios para a sua empresa. E sabemos que uma boa análise de crédito é essencial para os negócios, especialmente aqueles que lidam diretamente com diferentes indústrias. Por isso, investir em uma plataforma que realmente entrega o que promete é importantíssimo para a garantir a saúde financeira da sua CIA.

A função de uma análise de crédito assertiva é reduzir inadimplência, otimizar custos e assumir o controle da esteira de crédito e da carteira de clientes, possibilitando a empresa se proteger e ao mesmo tempo não perder negócios.

Considerando essas PRÁTICAS, a sua empresa ficará bem mais perto de aplacar os riscos das concessões de crédito. Com essas dicas em mente, fica muito mais simples entender como treinar os seus vendedores para fazer uma análise de crédito excelente.

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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DPO: Simone Silvano