Fale com um especialista

Como a Higienização de Dados previne fraudes e garante segurança

colaboradores da Deps mostrando como a higienização de dados é essencial nas empresas.

Você sabia que a higienização de dados pode ser uma excelente ferramenta para prevenção de fraudes?

Com ela, você não apenas garante maior segurança das informações empresariais, como também possibilita uma vantagem competitiva para seu negócio.

Continue a leitura para saber mais sobre como utilizar a higienização de dados para construir uma base de dados consistente e confiável, reduzindo riscos e aumentando a segurança da sua empresa.

‏‏

Higienização de dados: o que é e como funciona?

A higienização de dados, higienização da base de dados ou, ainda, higienização cadastral, constitui na limpeza e atualização de informações cadastrais de sua base de dados.

O principal objetivo da higienização de dados é organizar as informações de uma base de dados para facilitar sua gestão. Assim, a padronização dos dados resultante da higienização contribui para que os elementos sejam localizados com facilidade e sejam compostos por referências corretas.

Durante o processo de higienização, são removidos dados duplicados, irrelevantes ou inválidos, espaços em branco, informações desatualizadas, erros de digitação, entre outros.

Ao mesmo tempo, é possível sincronizar a base de dados com outras fontes, possibilitando que dados faltantes sejam encontrados e completem os cadastros, de forma a enriquecer seu banco de dados.

Além disso, diversas estratégias de vendas utilizam como base os dados cadastrais do cliente para criação de campanhas comerciais e ações de marketing.

Assim, com informações confiáveis e atualizadas à disposição, seus colaboradores ganharão mais produtividade, visto que o acesso a elas será mais rápido e o contato com o cliente mais assertivo, aumentando a satisfação do mesmo e, consequentemente, as vendas.

Outro ponto a ser avaliado são como essas informações afetam diretamente na tomada de decisão que levam em consideração os dados do cliente, como a concessão de crédito, por exemplo.

Aqui, é importante lembrar também que bancos de dados que não são higienizados periodicamente e contam com um acúmulo de informações inconsistentes e desatualizadas podem ser exploradas por fraudadores e colocar sua empresa em risco.

Um repositório desorganizado pode trazer consequências prejudiciais para seu negócio, conheça algumas das principais a seguir.

‏‏

Os problemas de utilizar dados desatualizados

Embora muitos negócios tratem a higienização de dados como algo sem importância, desconsiderar os potenciais prejuízos que dados desatualizados podem causar na sua empresa pode levar a vários problemas.

Veja alguns:

Perda de oportunidades

Dados desatualizados sobre os clientes podem levar a campanhas de marketing pouco eficazes, pois pode tornar difícil entender o comportamento atual do consumidor, o que impede a identificação de oportunidades para vendas adicionais ou upselling.

Além disso, a capacidade de personalização, tão importante no atual cenário empresarial, é comprometida quando os dados não são atualizados.

Com informações precisas, as empresas podem ajustar suas comunicações para atender às necessidades individuais dos clientes, aumentando assim a probabilidade de resposta e fidelização.

Decisões desinformadas

Sua empresa costuma conceder crédito aos clientes? Se sim, você já sabe da importância de contar com informações atualizadas sobre seu potencial cliente, principalmente quando falamos de seu comportamento financeiro.

Afinal, se os dados financeiros utilizados para avaliar a viabilidade de uma concessão de crédito não estiverem corretos, isso pode resultar em decisões errôneas e até mesmo em perdas financeiras significativas.

Além disso, dados desatualizados também podem ser utilizados por pessoas mal-intencionadas por facilitarem comportamentos fraudulentos, como fraudes de identidade, comprometendo a segurança empresarial.

‏‏

‏‏

Conheça o Deps Higieniza

Agora que você já entendeu como a higienização de dados fortalece a integridade e a confiabilidade das informações do seu banco de dados, é hora de proteger sua empresa contra atividades fraudulentas que podem comprometer a segurança.

Conheça o Deps Higieniza, solução de higienização de base de dados totalmente automatizada da Deps que auxilia na melhora da performance estratégica do seu negócio, facilitando a análise e concessão de crédito, levando mais proteção para suas operações.

Entre com contato conosco e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para auxiliá-lo a tornar suas decisões ainda mais assertivas!

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes