Os segredos para uma gestão de risco empresarial eficiente

Colaborador Deps mostrando que uma gestão de risco é essencial em um negócio.

Você já conhece os segredos para uma gestão de risco eficiente em sua empresa?

Conquistar e manter clientes são motivos de alegria e a finalidade de grande parte das empresas no mercado, afinal, esses são os impulsores do crescimento de um negócio e, em linhas gerais, indicadores do seu nível de sucesso.

As formas de alcançar esses objetivos vêm se expandindo cada vez mais, seja por campanhas de marketing estratégicas, atendimento personalizado e humanizado, ou até mesmo alternativas e condições de pagamento facilitadas para potenciais clientes, como financiamentos e vendas a crédito ou a prazo.

Embora isso tudo seja, de maneira geral, benéfico e conveniente para ambas as partes, é preciso estar atento aos riscos que estes cenários podem trazer à sua empresa, e é essa razão pela qual a gestão de risco se torna uma ferramenta tão importante nas organizações.

Tendo em vista situações como oscilações econômicas, a valorização de bens, produtos e/ou serviços, as demandas emergentes do mercado, dentre diversas outras variáveis, é essencial adotar medidas protetivas dentro do seu negócio para os possíveis riscos que as transações financeiras podem desencadear, em especial quando falamos da concessão de crédito.

Principalmente na atualidade, onde a aquisição de clientes é praticamente um investimento — você investe no cliente para que ele possa investir na sua empresa —, a gestão de risco precisa ser uma área bem definida para garantir mais segurança e saúde financeira em sua empresa.

Por isso, se você quer saber como construir uma gestão de risco mais eficiente para proteger o capital do seu negócio, confira a seguir alguns segredos que compartilharemos com você. Vamos lá?

Os 4 segredos para uma gestão de risco mais segura e eficaz

Identifique os riscos

Identificar as vulnerabilidades e fragilidades do seu negócio é fundamental para traçar um plano de como combater estes desafios, além de ser um passo essencial no processo de conhecer sua empresa como um todo, levando em conta suas operações e processos internos.

Através de um bom planejamento das atividades empresariais é possível fazer o reconhecimento dos riscos, o que pode ajudar a gerenciá-los e, inclusive, identificar possíveis oportunidades também.

‎‏

Desenvolva um monitoramento contínuo

Constatados os riscos presentes nas atividades de sua empresa, é hora de pôr em ação as estratégias adequadas para o gerenciamento dos mesmos – e o monitoramento constante para validar a efetividade destes planos de ação.

Faça análises qualitativa e quantitativa

Duas ferramentas são importantes quando falamos da priorização dos riscos e estruturação das operações das empresas: as análises qualitativas e quantitativas.

Na primeira, a análise é mais subjetiva, avaliando e fazendo previsões sobre o impacto dos riscos para o negócio, além da probabilidade destes riscos de concretizarem, enquanto que a segunda faz um levantamento mensurável dos efeitos e consequências dos riscos para a empresa, através da simulação de possíveis cenários.

Conte com a tecnologia na análise de crédito

A tecnologia pode ser uma mão na roda quando se trata de auxiliar no processo de gerenciamento de riscos financeiros.

Um exemplo disso é a automação da análise de crédito, pois com ela, os analistas de crédito poderão obter um panorama completo e estratégico dos clientes e potenciais clientes, podendo classificá-los melhor e contar com uma segurança superior na hora de conceder crédito.

Assim, riscos ao capital de sua empresa são mitigados, devido à redução da inadimplência e garantia de análises completas e imparciais com soluções de análise de crédito.

Plataforma DepsNet: menos riscos do início ao fim de suas operações financeiras

Existem os riscos estratégicos e os riscos desnecessários, mas para saber diferenciar um do outro, é preciso contar com soluções de quem entende de gestão financeira.

Diante disso, a Deps é a escolha ideal para quem quer uma gestão de risco mais confiável, bem pensada e com definições claras dos objetivos da empresa, através da utilização de recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para otimizar a análise de crédito do seu negócio, como a Plataforma DepsNet.

A Plataforma DepsNet é uma solução on-premise da Deps que trabalha através do conceito Order to Cash, ou seja, desde o início da operação até o final, avaliando os riscos que o cliente pode trazer para o negócio.

Com isso, você tem a certeza de que as análises de crédito são feitas com base em dados concretos, que levam em conta muito além do histórico financeiro do seu cliente, mas também indicadores comportamentais, a classificação dentro do seu público-alvo, a política de crédito mais adequada para cumprir seus objetivos empresariais, e muitos outros fatores.

Tudo isso dentro de uma plataforma completa, onde os dados são reunidos em um só lugar, fornecendo uma visão abrangente do seu cliente, tornando sua gestão de crédito mais eficiente e com menos riscos envolvidos nas transações financeiras.

Solicite uma apresentação a um de nossos especialistas e comece colocar em prática nossos segredos.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes