4 dicas para deixar o setor financeiro da sua empresa mais eficiente

É de conhecimento das empresas que o caminho para tornar o setor financeiro eficiente passa pelo planejamento, controle dos gastos e uma boa estratégia para gerenciar a execução das rotinas operacionais.

Porém, isso não é tudo! Existem outros fatores que podem fazer a diferença, como a utilização de um software de análise de crédito, a terceirização de tarefas burocráticas e o investimento na capacitação dos funcionários.

Neste artigo, abordaremos alguns desses assuntos e outras formas de otimizar o setor financeiro de uma empresa. Quer economizar tempo e dinheiro na gestão das finanças? Então leia as 4 dicas que separamos para você!

1. Automatize tarefas manuais

Alguma vez você já assistiu um programa de TV antigo no qual os personagens viviam situações de trabalho manual? Esse exemplo é bem comum nos filmes de Charlie Chaplin. Mas não se engane, esse tipo de situação pode ser uma realidade atual na sua empresa.

Muito tempo e dinheiro são desperdiçados ao gerir tarefas complexas do setor financeiro com planilhas e anotações — seja na organização do fluxo de caixa ou outras atividades. Para otimizar esse processo, a implementação da tecnologia ajuda a garantir um setor financeiro eficiente e pode trazer muitos benefícios para a empresa.

2. Utilize uma ferramenta para análise de crédito

Um problema recorrente no setor financeiro das empresas que trabalham com modelo B2B é a demora na resposta de aprovação de crédito e liberação dos pedidos. No entanto, esse processo de análise e liberação deve ser uma parte da solução, e não uma dificuldade a mais para a equipe.

Além disso, existe o entrave da inadimplência que reduz os lucros da empresa. Uma solução específica para esses problemas é a implementação de um sistema de gestão de crédito robusto, capaz de fazer uma análise minuciosa, inteligente e dinâmica. Com isso, a empresa terá maior agilidade, segurança e economia.

Por último, cabe ressaltar que o sistema de gestão de crédito contribui para que se tenha um setor financeiro eficiente e lucrativo, como um todo.

3. Invista em capacitação para um setor financeiro eficiente

Vivemos em um mundo que passa por constante evolução e, sem dúvidas, as novidades acontecem na mesma velocidade quando o contexto é o ambiente corporativo.

Nesse cenário, tenha em mente que o melhor desempenho dos funcionários só é alcançado por meio do investimento em capacitação. Logo, uma política de incentivo ao conhecimento é fundamental para aliar as melhores práticas de mercado às tarefas desempenhadas no dia a dia da empresa.

Dessa forma, além de conhecer todo o funcionamento e a estrutura do negócio, eles poderão somar os novos conhecimentos para aprimorar a produtividade da organização. Certamente um investimento importante para quem busca eficiência do setor financeiro

4. Otimize as tarefas mais burocráticas

Sem dúvidas, algumas tarefas burocráticas para avaliação de crédito tornam o setor financeiro menos eficiente. Além disso, essas demandas costumam vir acompanhadas de um grande volume de informações a respeito do cliente.

Assim, a concessão de crédito é dificultada e nem sempre a organização tem certeza de que o proponente conseguirá honrar os compromissos assumidos.

Para solucionar esse problema, um software de análise de crédito pode tornar o setor financeiro mais eficiente ao facilitar a averiguação das informações e assumir as tarefas burocráticas, tais como:

  • análise de dados do proponente: são consultadas mais de 700 variáveis em poucos segundos;
  • pesquisa em bancos e órgão fiscais: informações precisas de débitos;
  • facilidades no processo de cadastro: por meio da integração dos dados cadastrais obtidos em diversas fontes.

Cabe ressaltarmos que todo esse processo ocorre obedecendo às normas e políticas de crédito da sua empresa — ou seja, não estamos falando de um sistema engessado.

De fato, o investimento em tecnologia e capacitação representam um investimento importante. De toda forma, o retorno em eficiência nos processos operacionais e a adoção de uma nova cultura organizacional, sem dúvidas, pagarão esses gastos em um curto espaço de tempo. Por isso, não tenha dúvidas ao implementar essas dicas!

E então, leitor? Entendeu como deixar o setor financeiro eficiente? Então curta a nossa página no Facebook para acompanhar nossos posts relacionados ao assunto!

Equipe Deps Tecnologia.

eBook: VENDENDO MAIS COM A GESTÃO DE CRÉDITO


Consultoria gratuita sobre análise de crédito