/
/
4 práticas de governança corporativa indispensáveis na sua empresa

4 práticas de governança corporativa indispensáveis na sua empresa

A governança corporativa é um dos elementos mais importantes do negócio. Por se tratar de um sistema de orientação e direcionamento das operações e estratégias, ele é responsável por aprimorar a rotina de administração da empresa.

Quando a ferramenta passa a ser mais bem costurada e pensada, a administração exibe resultados incríveis. A governança corporativa faz a diferença para profissionalizar a gestão do empreendimento, acendendo mais vantagens competitivas.

Diante disso, começar a implementá-la o quanto antes é fundamental, principalmente se o seu objetivo é se destacar, crescer e se fortalecer no mercado.

As 4 práticas apresentadas a seguir podem te ajudar a começar. Confira quais são elas!

1. Estabeleça uma estrutura hierárquica

Definir uma hierarquia contribui para a governança corporativa. Afinal, essa estrutura garante que todos os colaboradores saibam suas funções e vislumbrem responsabilidades e impactos dentro da organização.

É por meio de tal demarcação que os colaboradores reconhecem a quem devem se reportar. Com o estabelecimento claro das lideranças, fica mais simples fazer o acompanhamento de resultados e cobrar determinadas ações.

Imagine, por exemplo, um funcionário que atua em dois setores ao mesmo tempo. Devido à falta de estabelecimento hierárquico, não fica preciso de quem poderia receber orientações ou feedbacks — de modo que os dados ficam pulverizados.

Com isso, nenhum dos gestores das duas áreas consegue ter um controle mais evidente da sua atuação. Com mais clareza sobre a hierarquia, esse problema é solucionado.

2. Monte políticas organizacionais

Tão importante quanto fixar responsabilidades e hierarquias é estabelecer como a empresa e seus respectivos setores devem atuar.

cta analise de credito

Essa criação acontece por meio da elaboração de políticas organizacionais, que funcionam como receitas ou padrões sobre como as divisões ou departamentos devem operar diante de determinadas situações.

É o caso de estabelecer bem o papel de cada sócio nas tomadas de decisão a respeito do empreendimento, assim como o desempenho dos acionistas e dos demais membros do Conselho Administrativo.

Essa preparação também se manifesta pela definição de setores de auditoria, assim como práticas de identificação de ações ilícitas. Tudo isso serve para orientar apropriadamente suas equipes e lideranças acerca de como agir para a conquista de resultados estratégicos no negócio!

3. Faça um monitoramento de informações

Não existe governança corporativa de verdade sem controle e um bom acompanhamento. É somente ao identificar os pontos que precisam de atenção e ao mensurar resultados que a empresa será capaz de maximizar a sua atuação.

Para que essa seja a realidade do seu negócio, é relevante utilizar métricas e indicadores de performance, assim como ferramentas específicas, tais como relatórios gerenciais. Produzir e analisar informações torna-se indispensável. Só assim é possível garantir que tudo esteja saindo como o planejado.

4. Invista na transparência

Considerando que a governança está bastante ligada à questão da informação, o ideal é disponibilizar o máximo possível de dados a fim de que todos possam embasar suas ações. Uma comunicação obscura e cheia de obstáculos, portanto, torna essa tarefa impossível.

O melhor a fazer é investir na transparência: lideranças devem comunicar as expectativas claramente, enquanto os liderados precisam fazer o repasse adequado de dados.

Dessa maneira, todos terão as ferramentas necessárias, evitando os retrabalhos e gerando uma respeitável redução nos custos de atuação.

Essas práticas de governança corporativa são elementares e deverão ser implantadas de maneira competente e regular. Isso vai proporcionar mais controle, eficiência e abatimento do passivo relacionado com falhas operacionais!

Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.

cta 2 consultoria gratuita

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano