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Inadimplência: como cobrar um cliente que não paga?

Altos índices de inadimplência são um problema para muitas empresas. Para diminuir seus impactos, é importante saber como cobrar um cliente.

A inadimplência pode ocorrer por diversos fatores, que vão desde o descontentamento do cliente com o serviço ou produto entregue até mesmo ao esquecimento do pagamento dessas dívidas.

Você tem problemas com excesso de inadimplência no seu negócio? Continue a leitura e veja como cobrar um cliente de maneira eficiente:

Faça um bom pós-venda

A pós-venda é tão importante para a vida financeira de um negócio quanto a venda em si. Afinal, essa postura estratégica garante que a empresa que contratou os seus serviços estará satisfeita com o que foi oferecido.

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Isso diminui consideravelmente as chances de que existam reclamações com o serviço apresentado. Além disso, é possível saber depressa em que aspectos é possível melhorar, eliminando eventuais motivos para que os clientes deixem de pagar pelo serviço oferecido.

Contate os seus clientes antes de a dívida vencer

Não é raro encontrarmos empresas que não mantêm controle apropriado de suas contas a pagar. Por isso, muitas acabam perdendo prazos e datas de pagamento por simples descuido.

Para evitar que isso aconteça, uma boa estratégia é manter contato com a empresa alguns dias antes do vencimento da parcela devida. Seja por e-mail, correspondência ou telefone, é imprescindível informar o seu cliente de que aquela conta está prestes a vencer.

Dessa forma, você dará a oportunidade para que ele organize o orçamento para quitá-la a tempo. E sem sobressaltos.

Deixe sempre claras as condições de pagamento

Ser muito transparente em relação às condições de pagamento das dívidas é sempre uma boa ideia para quem quer saber como cobrar um cliente.

Depois que fechou um contrato, muitos clientes podem ser pegos de surpresa, sobretudo em relação aos juros e outras taxas cobradas na hora da concessão de crédito.

Para evitar esse tipo de desentendimento, o melhor a fazer é esclarecer, desde o primeiro momento, quais são os reais valores que ele deverá pagar à sua empresa.

Procure negociar com os seus clientes

Uma péssima tática para adotar na hora das cobranças é mostrar-se intransigente quanto a negociações e novas propostas da empresa.

Por essa razão, para conquistar o seu cliente inadimplente e convencê-lo a quitar as parcelas restantes é crucial estar aberto a novas propostas de pagamento.

Procure oferecer acordos que sejam vantajosos para o cliente, seja com um abatimento do valor inicial devido, seja com um aumento no número de parcelas a serem quitadas. Dessa forma, você estimulará o cliente a pagar sua dívida sem tratá-lo como inimigo.

É preciso atenção: antes que um funcionário ofereça um novo acordo para um cliente, é importante que o profissional esteja ciente dos limites que esse novo contrato deve ter.

Por isso, mantenha sempre sua equipe informada quanto à concessão de crédito e às políticas de cobrança da empresa, bem como sobre quais serão os limites de descontos e as políticas de pagamento ora praticadas.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de controlar as contas a receber de sua empresa. E será incrível para facilitar as operações de como cobrar um cliente.

Por meio do nosso módulo de recuperação de crédito, é viável montar listas e planilhas daqueles clientes que estão devendo para a empresa e, assim, identificar a melhor forma de contatá-los.

Vale a pena conversar com o seu cliente antes que haja um grande período de inadimplência; nesse sentido, a tecnologia pode ajudar muito na gestão financeira da empresa!

Abordar o seu cliente de maneira correta e humanizada é uma ótima forma de minimizar a inadimplência na sua empresa. Você já sabe como cobrar um cliente e as formas de abordá-lo? Comente aqui no post o que achou das nossas dicas!

O bom de usar uma ferramenta como o nosso módulo de recuperação de crédito, é que sua empresa poderá padronizar o processo interno dentro das politicas que podem ser criadas. Assim a sua equipe podem evitar o envio de mensagens excessivas e com isso perturbar o cliente e causar insatisfação.

Além disso, é importante mencionar que o envio de mensagens com alta frequência pode induzir a denúncia ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e também a LGPD e sua empresa ser passível de punição.

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Assim, a sua empresa vai aumentar as chances dos clientes honrarem os pagamentos das dívidas. Como consequência, se evitam os constrangimentos nas cobranças e o negócio corre menos riscos de arcar com prejuízos financeiros.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Olha o que preparamos abaixo para ajudar você e sua empresa a identificar as suas necessidades.

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Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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