/
/
Como fazer cobrança de clientes inadimplentes? Confira 6 dicas!

Como fazer cobrança de clientes inadimplentes? Confira 6 dicas!

Saber como lidar com a inadimplência dos clientes é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de todo gestor.

Muitas vezes, o não recebimento dos pagamentos pode trazer grandes transtornos à empresa, exigindo mudanças no planejamento e algumas medidas mais drásticas, como o corte de custos.

Por isso, é muito importante que a empresa saiba como fazer cobrança sem, no entanto, colocar o relacionamento com o cliente em risco.

Neste artigo, avaliaremos 6 passos fundamentais para fazer o contato com clientes inadimplentes. Continue nos acompanhando!

1. Seja impessoal no primeiro contato

É importante ter em mente que, na maioria das vezes, o seu cliente não paga porque não tem condições naquele momento, e não por não ter a intenção de quitar a dívida ou por desonestidade.

Por isso, o primeiro contato deve ser impessoal, evitando deixá-lo constrangido ou insatisfeito.

Um bom caminho é fazer a abordagem inicial por e-mail: esta é uma opção eficiente e que, ao mesmo tempo, mantém relativo distanciamento entre a empresa e o cliente, permitindo que ele se sinta mais à vontade para se posicionar diante da questão.

22

2. Deixe seu cliente informado

Manter o seu cliente informado sobre a situação dos pagamentos dele na empresa deve ser uma preocupação e uma prática constante. É possível enviar um e-mail ou SMS sempre que a data de pagamento estiver se aproximando, por exemplo, para que ele se lembre do compromisso.

Não se esqueça também de avisar quando houver pagamentos em atraso.

Mas fique atento: essa comunicação deve ser pontual — não incomode o seu cliente todos os dias ou mais de uma vez ao dia com a cobrança, pois isso pode colocar em risco o bom relacionamento entre ele e sua empresa.

3. Descubra as razões do atraso

Mantenha sempre um diálogo franco e direto com o seu cliente e procure conhecer as razões do atraso no pagamento. Assim, fica mais fácil encontrar alternativas e oferecer opções interessantes, que vão viabilizar o fim da dívida, mas sem prejudicar a rotina dele.

O diálogo é sempre uma ótima opção pois envolve empatia e compreensão mútua dos lados, gerando a abertura necessária para que o cliente seja sincero quanto à situação financeira que está passando.

4. Treine a sua equipe

A sua equipe de cobrança deve estar sempre bem treinada e preparada para conversar com os clientes. Existem leis que devem ser conhecidas sobre a abordagem e é fundamental fazer tudo de uma forma respeitosa e amigável.

Você sabia, por exemplo, que é ilegal constranger o seu cliente e prejudicar o seu convívio e lazer com a família? Procure conhecer melhor a legislação vigente e garanta que a aproximação de sua equipe se dê da melhor forma possível.

5. Ofereça alternativas

Ao fazer o contato com o cliente inadimplente, é indispensável que a empresa tenha opções para o pagamento.

E, por isso, reforçamos: o diálogo é fundamental.

Na maioria das vezes, ligar ou enviar um e-mail comunicando o atraso não serão atitudes suficientes para se solucionar a questão — se o cliente não pagou, provavelmente é porque não consegue cumprir com as condições acordadas.

Ter alternativas de parcelamento, descontos ou outras negociações que sejam interessantes para a empresa são fatores determinantes no sucesso da cobrança.

6. Acompanhe o histórico dos seus clientes

Para minimizar a inadimplência de seus clientes, outro passo essencial é acompanhar o histórico de cada um e levar essas informações em conta no momento de conceder crédito.

Mantenha um registro atualizado das compras e datas de pagamento e, assim, permita que você tenha uma visão de quais são os clientes mais problemáticos.

cta analise de credito 003

Além disso, não abra mão de uma boa análise de crédito — isso pode fazer toda a diferença no sucesso da empresa ao fim de cada mês.

Saber como fazer cobrança é uma habilidade necessária para as empresas que querem manter um bom relacionamento com os clientes, garantindo que suas finanças estejam sempre em dia.

Agora que você já conhece dicas fundamentais para tornar esse processo mais simples e eficiente, basta colocá-las em prática.

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano