5 cuidados que você deve ter ao conceder crédito aos seus clientes

Toda empresa precisa possuir as metas de vendas, no qual, é necessário serem alcançadas para manter um ritmo de crescimento sustentável e que gere lucro. Porém, o sucesso do negócio nem sempre está ligado ao volume de vendas registrado.

O que adianta vender bastante e a sua empresa não receber os pagamentos dos clientes? As vendas precisam ser executadas com inteligência e estratégias específicas, principalmente no momento da concessão de crédito, com clareza das ações e cautela para reduzir o índice de inadimplência e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Se a sua empresa tem passado por isso, fique tranquilo: esse problema pode ser resolvido com facilidade! Basta ter mais cuidado ao conceder crédito para os clientes através de algumas medidas simples e práticas.

Preparamos um material aqui para sua empresa conhecer os 5 cuidados que você deve ter ao conceder crédito aos seus clientes e aplicar nas suas rotinas.

Vamos lá!

Faça uma análise de crédito mais detalhada

Fazer uma análise de crédito antes de efetivar uma venda a prazo é o primeiro passo. Mas, nesse processo, vá além das informações que possui no seu banco de dados e faça uma pesquisa mais ampla. Para isso existem os órgãos de proteção ao crédito.

Entender os objetivos de sua empresa e transformá-los em um processo (Políticas, Regras) é o primeiro passo para que se construa um perfil individual dos clientes.

Este perfil normalmente é resultado da análise de crédito, que considera informações de Provedores de informações e o comportamento do cliente com nossa empresa.

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Use também a tecnologia a seu favor. Faça uma busca rápida na Internet digitando o nome completo da pessoa entre aspas no Google e, se houver algum protesto contra ela, aparecerá nas primeiras posições do buscador.

Não tenha medo de fazer isso achando que o cliente pode ficar irritado e ir embora. Esse processo é muito comum e eles já estão acostumados com isso.

Considere históricos de pagamentos para aumentar o crédito

Se o cliente for novo, mesmo com boas referências, evite conceder crédito muito alto logo na primeira compra. Seja cauteloso. Registre todas as vendas e pagamentos separados por cliente e forme um histórico para ser utilizado como banco de dados de consulta.

Identifique os padrões de compra de cada cliente e realize uma projeção futura de vendas considerando um percentual de aumento no crédito sempre que a compra for paga conforme o combinado.

Solicite referências de outras empresas

Outra opção que pode ser utilizada para conceder crédito com maior grau de confiabilidade é solicitar referências comerciais para outras empresas em que o cliente compra frequentemente.

Além disso, os bancos são ótimos meios de conseguir boas informações. Afinal, é por eles que passam a maioria das transações financeiras efetuadas pelo cliente como: compras efetuadas no débito, por meio de cartões de crédito, transferências entre contas, cheques e etc.

Exija garantias dos clientes

Algumas empresas exigem garantias antes de conceder crédito para compras a prazo, principalmente se a compra for de um bem durável e de alto valor – o caso de imóveis e automóveis, por exemplo.

Se esse for o caso da sua empresa, solicite alguma forma de garantia e também o aval de terceiros em um contrato bem formulado para garantir a proteção da empresa em caso de inadimplência.

Automatize a gestão de crédito

A solução para reduzir as taxas de inadimplência em qualquer negócio depende de cuidados e medidas adotadas estrategicamente. Uma dessas soluções é a automatização da gestão de créditos.

Com o avanço das tecnologias de comunicação e principalmente da Internet, um software específico pode entregar informações unificadas em tempo reduzido, exigindo menos esforços e garantindo vendas mais seguras e rápidas.

Além disso, contar com um bom software de gestão de crédito pode melhorar a experiência de compra dos clientes através da eficiência dos serviços.

Por isso, não deixe essas dicas só na teoria!

Para conceder crédito de maneira mais eficiente, coloque isso em prática hoje mesmo e dê um upgrade no processo de vendas da sua empresa.

Gostou do assunto? 

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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