Fale com um especialista

5 Cs do crédito: aplique eles nas análises da sua empresa

Quais são os riscos que a sua empresa enfrenta? Se essa resposta não está na ponta da língua ou no planejamento estratégico do seu negócio, saiba que os 5 Cs do crédito podem ajudar você, por meio dos dados que facilitam a gestão de riscos financeiros.

A análise de crédito feita com base no 5 Cs é uma ferramenta que traz informações confiáveis de mercado dos clientes que a sua empresa já atende ou daqueles com quem ela pretende fazer negócios. Essa análise orienta um crescimento assertivo, considerando os riscos e a segurança para se trabalhar de uma forma que seja bom para os clientes e para a empresa.

Separamos mais informações para você aplicar na prática os 5 Cs do crédito. Confira!

Quais são os 5 Cs do crédito?

A análise de crédito deve fazer parte da rotina das empresas na realização de negócios. Verificar aspectos de mercado dos atuais e dos novos clientes é fundamental para oferecer as melhores condições para eles e também para você.

Uma das principais metodologias da análise de crédito pode ser feita com base nos 5 Cs do crédito. E apesar de haver estudiosos que indiquem um sexto elemento para fazer parte do processo, vamos focar nos cinco principais, que são:

  • Caráter;
  • Capacidade;
  • Condições;
  • Capital;
  • Colateral.

Por meio de cada um desses passos, é possível mapear o histórico de mercado de um cliente e os riscos que ele representa para os negócios da sua empresa. Afinal, não basta ter cada vez mais clientes para encher os olhos e o discurso de muitas áreas, é preciso garantir um crescimento saudável e próspero para a empresa.


E os 5 Cs do crédito são a base para traçar a gestão de risco do seu negócio. Saiba mais detalhes sobre cada um a seguir!

1.   Caráter

O primeiro C é o de caráter. A palavra pode ser “avaliada” e definida pelo grau de confiança que uma pessoa, grupo, instituição, entidade ou empresa inspira ao outro. E no mercado, o caráter representa para a análise de crédito o histórico de operações feitas pelo cliente, cumprimento de prazos, quitação de dívidas etc. Tudo isso molda a confiança e o grau de risco que o cliente apresenta em cada negociação. Em resumo, define se os compromissos foram honrados com as empresas nas quais os assumiu.

2.   Capacidade

Esse C, ao contrário do anterior, avalia além do histórico, verificando aspectos relacionados aos fluxos financeiros que o compõem. A capacidade investiga se o cliente é capaz de cumprir com pagamentos dentro do prazo estipulado pela empresa. São observados aspectos como tempo de atuação no mercado, perfil dos sócios, bens e ativos, fluxo de caixa e alternativas para pagamento de uma dívida. Com essas informações, é possível definir como o crédito e as condições da empresa serão aplicados de maneira segura para os clientes e para a empresa.

3.   Condições

O terceiro C é de condições. Na análise de crédito ele representa a avaliação realizada ao momento e segmento de mercado que o cliente está inserido. São analisados aspectos como estratégias do cliente, concorrência, tendências de crescimento ou queda da área em que atua. Caso os indicadores sejam positivos, há uma possibilidade maior de que os compromissos com a sua empresa sejam honrados, pois haverá entrada de receita. Se negativos, os riscos são maiores e podem confirmar um crédito menor a ser liberado.

4.   Capital

Esse C é muitas vezes confundido com o da capacidade. É preciso lembrar que o capital é algo bem diferente e considera o patrimônio líquido que pode ser investido de um cliente. De toda forma, o indicador considera a rentabilidade do capital para traçar um potencial de investimento do cliente e dos riscos que a empresa corre de inadimplência.

5.   Colateral

Por último, mas não menos importante, o colateral completa a lista dos 5 Cs do crédito. Ele indica as possibilidades de garantia que o cliente pode dar em função do valor de crédito que busca aprovação. No caso das garantias, há alguns itens que geralmente são utilizados para tal fim como veículos, móveis, imóveis, estoques de produtos e até contas a receber. Caso o cliente não honre o pagamento, as garantias firmadas em contrato, que tem valor legal, são levadas a juízo a fim de obter os valores para cobrir a inadimplência.

A importância da análise de crédito

A análise de crédito deve fazer parte da rotina das empresas na realização de negócios.

Cabe uma análise dos riscos detalhada de cada novo cliente, seja pessoa física ou jurídica, para praticar condições seguras de compra, venda ou prestação de serviços coerentes com a realidade de ambas as partes.

Com a aplicação dos 5 Cs do crédito é possível construir um conhecimento detalhado dos clientes e um mapeamento adequado do mercado. Com essas informações, é possível realizar a gestão de riscos e melhorar a tomada de decisão do seu negócio.


Gestão da Análise de Crédito com a Deps

Deseja aplicar a análise de crédito de forma rápida, prática e segura no dia a dia da sua empresa?

Então, conte com o apoio da tecnologia desenvolvida pela Deps. Somos especialistas na Gestão de Análise de Crédito automatizada, que aplica o processo dos 5 Cs do crédito. 

A Deps Net é a solução On-Premise que trabalha no conceito Order To Cash e transforma os processos da sua empresa através da jornada da análise de crédito, integrando com o ERP da sua empresa, sugerindo limites, classificando os clientes e avaliando o risco da concessão de crédito.

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone SilvanoDeps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes