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5 cuidados para ficar atento na hora da concessão de crédito

Para que uma empresa possa crescer de forma sustentável e lucrativa, é importante estabelecer metas de vendas realistas e trabalhar para alcançá-las. No entanto, é essencial lembrar que o sucesso de um negócio não se resume apenas às vendas. E isso pode estar ligado aos cuidados da sua empresa durante a concessão de crédito.

Existem muitos outros fatores que contribuem para o sucesso, como a satisfação dos clientes, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a eficiência das operações internas da empresa.

Portanto, é importante ter uma abordagem equilibrada para alcançar o sucesso a longo prazo.

Se a sua empresa tem tido problemas com a concessão de crédito aos clientes, não se preocupe, pois isso pode ser resolvido de maneira fácil e simples.

Basta adotar algumas medidas práticas e cuidadosas ao conceder crédito, que ajudarão a evitar problemas no futuro.

Para ajudá-lo nesse sentido, preparamos um material com cinco cuidados importantes que sua empresa deve tomar na concessão de crédito aos clientes.

Essas dicas podem ser facilmente aplicadas em suas rotinas e contribuirão para uma gestão mais eficiente e segura do crédito.

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Faça uma análise de crédito mais detalhada

 Antes de vender a prazo, é importante realizar uma análise de crédito dos clientes. Nesse processo, é recomendado buscar informações mais amplas além das que você já possui em seu banco de dados.

Para isso, é possível contar com a ajuda dos órgãos de proteção ao crédito, que oferecem informações valiosas para a tomada de decisão.

Além disso, é importante entender os objetivos da sua empresa e transformá-los em um processo, estabelecendo políticas e regras para construir um perfil individual de cada cliente.

Essa análise de crédito considera informações de provedores e o comportamento do cliente em relação à sua empresa.

A tecnologia também pode ser uma aliada nesse processo, permitindo que você faça uma busca rápida no Google pelo nome completo do cliente entre aspas para verificar se há algum protesto registrado contra ele.

Não se preocupe se irá “irritar” o cliente ao fazer essa análise, pois essa é uma prática comum no mercado e a maioria dos clientes já está acostumada com isso.

O importante é garantir que sua empresa esteja tomando medidas para evitar problemas futuros com inadimplência e prejuízos financeiros.

Leve em conta históricos de pagamentos para aumentar o crédito

Quando lidamos com clientes novos, mesmo que tenham boas referências, é importante ter cautela na hora da concessão de crédito logo na primeira compra.

Recomendamos que você registre todas as vendas e pagamentos separadamente por cliente, formando um histórico que pode ser utilizado como um banco de dados de consulta.

É interessante identificar os padrões de compra de cada cliente e realizar uma projeção futura de vendas, considerando um percentual de aumento no crédito sempre que a compra for paga conforme o combinado.

Uma outra opção é solicitar referências comerciais para outras empresas em que o cliente costuma comprar, o que pode trazer maior confiabilidade na concessão de crédito.

Além disso, os bancos são excelentes fontes de informações, pois é por meio deles que passam a maioria das transações financeiras realizadas pelo cliente, como compras no débito, cartões de crédito, transferências entre contas e cheques, por exemplo.

Portanto, fique atento a todas essas possibilidades antes da concessão de crédito para garantir uma gestão mais eficiente em sua empresa.

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Cobre garantias dos clientes

 Algumas empresas costumam solicitar garantias antes da concessão de crédito para compras a prazo, especialmente em casos de bens duráveis e de alto valor, como imóveis e automóveis.

Se essa for a política da sua empresa, é importante que você solicite alguma forma de garantia e o aval de terceiros, utilizando um contrato bem formulado para garantir a proteção da empresa em caso de inadimplência.

Assim, você pode se sentir mais seguro em relação à concessão de crédito, mantendo sua empresa protegida e evitando prejuízos financeiros.

Automatize a gestão de crédito

 Para reduzir as taxas de inadimplência em seu negócio, é fundamental adotar cuidados e medidas estratégicas. Uma dessas soluções é a automatização da gestão de crédito.

Com o avanço das tecnologias de comunicação e da Internet, é possível utilizar um software específico para entregar informações unificadas em tempo reduzido, o que exige menos esforços e garante vendas mais seguras e rápidas.

Além disso, contar com um bom software de gestão de crédito pode melhorar a experiência de compra dos clientes por meio da eficiência dos serviços.

Por isso, é importante que você não deixe essas dicas apenas na teoria.

Para conceder crédito de maneira mais eficiente, coloque isso em prática hoje mesmo e dê um upgrade no processo de vendas de sua empresa.

Com a automatização da gestão de crédito, você poderá ter mais controle e segurança em suas vendas a prazo, além de proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

Entre em contato agora mesmo com a gente, teremos prazer em lhe apresentar todas as soluções para impulsionar o sucesso do seu negócio.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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