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5 práticas de mercado para você poder  fazer uma análise de crédito assertiva

5 práticas de mercado para você poder  fazer uma análise de crédito assertiva

A gestão análise de crédito é uma grande preocupação para a maioria das empresas, e hoje vivemos tempos de baixa nas vendas e acesso ao crédito cada vez mais escasso, dificultando o “fôlego” tanto de pessoas Físicas quanto de Pessoas Jurídicas.

Em um cenário econômico em que o número de inadimplentes cresce a cada dia, para o ano de 2021,  a previsão é de que a inadimplência atinja 4,3% neste ano, maior que a de 3,6% estimada antes da crise.

Fica a questão: como mitigar os riscos ao realizar uma análise de crédito?

Em uma situação de alto risco, uma política de crédito mais cautelosa, na hora de conceder o crédito aos seus clientes, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos seus negócios.

Veja no nosso post de hoje como você pode fazer uma análise de crédito assertiva na sua empresa e aprenda como manter a saúde financeira em dia!

Vamos lá.

Pensando nisso elencamos 5 práticas de mercado para você poder  fazer uma análise de crédito assertiva.

1 – Conheça o seu negócio e o seu cliente: Entender os objetivos de sua empresa e transformá-los em um processo (Políticas, Regras) é o primeiro passo para que se construa um perfil individual dos clientes.

Este perfil normalmente é resultado da análise de crédito, que considera informações de Provedores de informações e o comportamento do cliente com nossa empresa.

2 – Esteja familiarizado com os ‘Cs do crédito’, é dos métodos mais conhecidos de análise de crédito, segundo esse método, para fornecer um crédito, deve-se analisar algumas informações do cliente, como: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado.

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Este método é muito aplicado a créditos especiais, porém demasiadamente burocrático em créditos massificados, então seu uso é determinado no item: Conheça o seu negócio e o seu cliente.

3 – Defina o tipo e o teto de crédito a serem concedidos. A partir do momento em que a empresa conhece o seu cliente, ela pode estabelecer qual teto de crédito a ser concedido ou popularmente falando Limite de Crédito.

4 – Gerencie os seus clientes. Após emitir um parecer positivo para um teto de crédito (Limite de crédito), sua empresa precisa gerenciar este teto, flutuando para cima ou para baixo de acordo com o comportamento do cliente em períodos determinados nas políticas de crédito;

Por zelo naturalmente as empresas não concedem uma linha de crédito elástica nas primeiras operações, o que mitiga o risco e por outro lado pode restringir as vendas.

5 – Uso de uma plataforma especialista de análise de crédito é a maneira mais eficaz e eficiente de se automatizar, padronizar e gerir a esteira de crédito e a carteira de clientes, de forma totalmente segura e de acordo com as regulamentações da LGPD.

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O processo se torna muito mais Seguro, Simples, Objetivo e, consequentemente, mais rápido.

O uso de um sistema naturalmente está ligado a processos e métodos, que tendem a elimina muitas etapas do processo de análise convencional.

A função de uma análise de crédito assertiva é reduzir inadimplência, otimizar custos e assumir o controle da esteira de crédito e da carteira de clientes, possibilitando a empresa se proteger e ao mesmo tempo não perder negócios.

Considerando essas PRÁTICAS, a sua empresa ficará bem mais perto de aplacar os riscos das concessões de crédito.

O ideal, nessa etapa, é contar com o apoio de um fornecedor de qualidade e com o MELHOR MÉTODO do mercado, no qual tenha a experiência necessária para monitorar todos os pontos importantes dos processos de implantação e utilização da plataforma, de modo a garantir o total proveito das suas funcionalidades.

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Por hoje, é tudo.

Até o próximo post!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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DPO: Simone Silvano