Saiba como tornar as suas vendas mais estratégicas e menos operacionais. Você já sabe que o caminho que leva um produto até o consumidor não é simples. As formas de apresentação da mercadoria, o relacionamento com o cliente e o treinamento da equipe são alguns elementos decisivos que afetam as vendas.
Para que essa trajetória tenha sucesso, é fundamental tornar as vendas estratégicas — e não meros processos burocráticos e operacionais. O dia a dia de gestores empresariais é muitas vezes ocupado por questões de ordem operacional. Isso toma tempo e energia que poderiam ser gastos em planejamentos mais estratégicos para reduzir, por exemplo, os obstáculos que surgem no processo de efetivação das vendas.
Pensando nisso, elaboramos este material com dicas ricas e práticas de como tornar a gestão de vendas da sua empresa mais produtiva e eficaz por meio do planejamento estratégico.
Vamos lá?
Entenda o que são os planejamentos estratégico e operacional
A principal diferença entre os dois modelos está nos objetivos. O planejamento estratégico tem como intuito otimizar, ampliar e fazer o negócio crescer em médio e longo prazos. Ele é elaborado a partir de uma visão mais global do empreendimento, levando em consideração seus pontos fracos e fortes.
Responsabilidade de gestores e donos de empresas, o planejamento estratégico é uma forma de traçar metas e propor soluções para aumentar as vendas por meio da eficiência da equipe, da organização empresarial, do controle financeiro e outros.
Já o planejamento operacional está mais vinculado às ações práticas e cotidianas da companhia e, por isso, envolve toda a equipe. Seu objetivo é executar metas em curto prazo, assim como garantir que as tarefas diárias estejam sendo feitas. Para ampliar sua visão de negócio, apostar nele é fundamental.
Veja, a seguir, como fazer isso com sua equipe de vendas.
Capacite os profissionais
Investir no treinamento da equipe de vendas é essencial para ter colaboradores qualificados e preparados. Essa capacitação não deve ser meramente técnica, mas sim incentivar o aprimoramento de habilidades como a proatividade, a boa comunicação e o entrosamento com a equipe.
Mantenha o foco no cliente
Pensar estrategicamente é não tirar os olhos do cliente. Defina seu público-alvo, suas características e suas necessidades. Com base nessas informações, é mais fácil saber onde atuar. Além disso, acompanhar o percurso do consumidor ajuda a compreender os processos que ainda dificultam a pré-venda, por exemplo.
Melhore a análise de crédito
Uma das barreiras na finalização de uma compra — e que também representa tempo gasto e custo para as empresas — é a análise de crédito. Uma forma de driblar esse problema é apostar em tecnologias que medeiam a gestão de crédito, bem como ajudam a economizar tempo e dinheiro, e combater a inadimplência.
Preze pela qualidade
Um plano comercial deve levar em consideração a qualidade não só do produto como de todo o processo de vendas. Qualidade implica bom atendimento, produto ou serviço adequado, entregas dentro do prazo e assim por diante.
Aplique métodos avaliativos
Indicadores e feedbacks são ferramentas estratégicas para avaliar a eficiência do planejamento estratégico. Adote mecanismos de avaliação internos e externos que permitam observar a satisfação e o comportamento do cliente diante da sua marca e do seu produto.
Além disso, investir em um relacionamento pós-venda também é uma estratégia interessante não só para avaliar, mas também para fidelizar clientes.
Essas são algumas dicas práticas de como a gestão de vendas estratégicas influencia o negócio e, ao mesmo tempo, ajuda a aumentar os rendimentos e otimizar o tempo. Lembre-se de que, como gestor, você deve priorizar essas tarefas para que seu dia a dia seja cada vez menos operacional e mais estratégico.
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