Ao mesmo tempo em que a tecnologia tornou a rotina mais eficiente e prática, proporcionou o crescimento das operações corporativas, também facilitou as ações de criminosos e aumentou o número de golpes nas empresas.
Nesse sentido, casos de fraude documental no meio corporativo vem se tornando cada vez mais comuns, gerando consequências graves, como prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.
Para evitar que a sua empresa sofra com este problema, resolvemos escrever este artigo. ele funciona como um mini guia sobre o tema, trazendo informações sobre o que ela é e como evitá-la e identificá-la com eficiência.
O que é a fraude documental
A fraude documental acontece quando há alguma alteração no documento original, praticada por má fé, com o objetivo de ludibriar e enganar terceiros, obtendo alguma vantagem ilícita e indevida.
A fraude documental pode ocorrer de diversas maneiras, como a falsificação de documento público ou particular, falsidade ideológica, a apresentação de certidão ou atestado falso, entre outras situações.
Essa ação acaba trazendo muitos prejuízos para as empresas. Por isso, os gestores, diretores e administradores devem estar sempre atentos e implementar medidas protetivas específicas, como:
- técnicas de identificação;
- análise de riscos;
- contenção de ataques virtuais etc.
Quais os riscos da fraude de documentos para as empresas?
Dentre os riscos que a fraude documental acarreta para as empresas, a principal está ligada à perda financeira. Em seguida, vem os danos à imagem e credibilidade da corporação.
Como o fraudador se utilizou de dados falsos ou de terceiros, o negócio que foi vítima do golpe fica impossibilitado de cobrar da pessoa que teve seus dados utilizados criminalmente. Isso faz com que a empresa não consiga recuperar os valores perdidos em razão do golpe.
Ainda, em razão da falta de pagamento, a organização poderá negativar o nome do cliente, que também foi vítima do golpe, acarretando em ações judiciais e mais custos. Além de afetar de forma negativa a imagem da empresa perante o público.
5 dicas para proteger a sua empresa da fraude documental
Como você percebeu, a fraude documental é cada vez mais comum atualmente e é necessário proteger a sua empresa desses riscos.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para auxiliar seu negócio a se proteger, evitando que ela ocorra. Confira!
1. Analise as características do documento
Conheça as características do documento. Desse modo, será possível efetuar a comparação entre o documento supostamente falsificado e aquele que está sendo apresentado e o padrão original. Para isso, é necessário avaliar alguns detalhes, como:
- qualidade da fotografia;
- tipo do papel e plástico utilizados;
- posicionamento e tamanho dos símbolos e brasões dos órgãos oficiais;
- presença de marcas d’águas, selos, hologramas, adesivos metalizados e impressões em relevo.
Além disso, é possível utilizar a luz negra, por meio de lanternas e máquinas de iluminação com luz ultravioleta usadas especialmente para esse fim.
2. Faça perguntas sobre o documento
Caso tenha dúvidas sobre a veracidade e autenticidade do documento, você pode perguntar ao suposto titular sobre o local e a data de emissão, bem como solicitar informações pessoais, como nome dos pais, data de nascimento e naturalidade.
Essa é também uma forma de validar o documento. Geralmente, os criminosos utilizam diversos documentos e não costumam memorizar as informações de cada um.
3. Treine a equipe
Capacite os funcionários para que eles saibam o que é e como funciona a fraude documental e como agir diante desse suposto crime. Certamente, o modo como a equipe lida com a situação influencia diretamente para reduzir os riscos e coibir a conduta criminosa.
4. Aposte na assinatura digital
A assinatura digital equivale à assinatura comum do usuário, seja pessoa física ou jurídica, com a diferença de que utiliza alta tecnologia por meio de mecanismos de criptografia que efetuam a conferência da autenticação.
Essa ferramenta vincula o certificado digital (emitido por uma autoridade certificadora registrada no ICP-Brasil) ao documento eletrônico assinado, funcionando como se fosse uma espécie de CPF. Nesse sentido, a assinatura digital tem validade jurídica e fornece a garantia de integridade e autenticidade, proporcionando segurança nas operações realizadas no meio digital.
5. Utilize um sistema antifraude
O uso de sistemas antifraude é um bom exemplo de como a tecnologia vem auxiliando as empresas a evitarem golpes desse tipo.
Alguns softwares, como o da Deps, realizam a validação dos documentos, contribuindo para a prevenção de fraudes. Eles percebem se os itens estão em conformidade ou se pode se tratar de uma falsificação.
Desse modo, a empresa pode se proteger previamente, desde o primeiro contato com o cliente. Isso é possível por meio de ferramentas específicas que proporcionam a conferência de dados pessoais, como CPF, CNPJ, endereço e telefones. Além disso, é criado um banco de dados cadastrais que facilita o trabalho da equipe.
A fraude documental é um problema que vem preocupando empresas do mundo todo. A boa notícia é que é possível eliminar a maioria dos riscos existentes por meio de medidas de segurança e com o apoio da tecnologia.
A Deps possui soluções que vão ajudar muito a sua empresa no combate aos golpes, incluindo fraudes documentais e cibercrimes.
No blog da Deps você fica por dentro de todas as novidades no mundo da tecnologia.
Quer conhecer mais sobre as nossas soluções?
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!