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Fraude: Como evitar esse fantasma na hora da venda?

Como evitar fraudes na hora da venda? Confira nossas dicas!

O empreendedor passa por muitos desafios em sua trajetória. Um dos principais é evitar as fraudes. Esse é um problema que pode levar a prejuízos inesperados, fazendo sua estratégia ir por água abaixo, o que prejudica seus resultados e atrasa o desenvolvimento do negócio.

Infelizmente, os atos fraudulentos são uma prática que vem se tornando cada vez mais recorrente aqui no Brasil. Isso demanda uma atenção ainda maior dos empresários para que aprimorem suas defesas e não estejam sujeitos a golpes cada vez mais variados.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga evitar fraudes na hora da venda. Boa leitura!

1 – Treine seus colaboradores para identificar possíveis fraudes

O primeiro passo para reduzir as chances de golpes e fraudes na sua empresa é ter uma equipe bem treinada e que possa identificar possíveis riscos. Quanto mais pessoas souberem identificar pedidos fraudulentos, melhor! Mais pessoas em alerta, menos chance de fraude.

Por isso, separe um tempo para treinar alguns colaboradores estratégicos, como vendedores e gestores. Em seguida, peça que eles repassem os conhecimentos adquiridos aos colegas. Logo, toda a sua equipe estará treinada para identificar possíveis chances de golpes.

2 – Analise as compras que fogem do padrão

Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados.

Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes.

3 – Tenha um cadastro de todos os seus clientes

Um cadastro completo e atualizado contém informações importantes para a verificação da legitimidade do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. Dessa forma, é possível saber exatamente para quem está comprando seu produto, gerando a certeza de que não está lidando com alguém que não existe ou que utilizou dados falsos.

Com base nessas informações é possível, por exemplo, flexibilizar ou endurecer a política de crédito, alterando prazos de pagamento, valor a ser dado de entrada ou até mesmo negar a venda ao cliente.

Hoje, existem empresas especializadas na modernização e automatização de análises de crédito, que oferecem acesso a um acervo valioso de dados do consumidor e do mercado, servindo de base para a tomada de decisão segura na hora de fechar vendas.

Tendo todas as informações disponíveis em relação às transações realizadas, ficará mais fácil saber quais foram as aquisições e comprovar a devida entrega do produto.

4 – Analise as documentações

solicitar documentos comprobatórios antes de fechar uma venda, independentemente do valor, é fundamental. Dessa forma, é possível verificar se a pessoa na qual você se comunica realmente existe e faz parte da companhia informada, bem como a própria empresa.

Portanto, não deixe de solicitar documentos, como contrato social, RG e CPF dos sócios e o cartão CNPJ, e aproveite para conferir alguns dados junto ao site da Receita Federal, por exemplo.

5 – Avalie os riscos e decida se a transação é segura antes de efetivá-la

Um sistema antifraude pode ajudar a fazer essa análise monitorando o comportamento do consumidor até a efetivação da compra. Pedidos considerados suspeitos são barrados e vão para uma análise manual, conforme você vai rejeitando ou aprovando um pedido o sistema vai “entendendo” o perfil do seu cliente e automaticamente criará novas regras para liberação ou bloqueio de pedido.

6 – Utilize um sistema especializado em prevenção de fraudes

Como falamos, existem soluções especializadas na análise de riscos e fraudes que podem te auxiliar grandemente no momento da venda.O uso de um sistema torna a análise de crédito e a avaliação de golpes muito mais rápida.

Assim, em pouco tempo seu vendedor tem todas as informações a respeito do cliente e se a venda pode ser concretizada ou não. O software possui uma grande base de dados que torna esse procedimento muito mais eficaz.

A Deps Tecnologia possui a solução perfeita para mitigar as chances de fraudes durante a venda de produtos ou serviços pela sua empresa. Com o Deps Mix, você realiza consultas customizadas com dados de acordo com seus objetivos e necessidades, auxiliando na redução de fraudes.

Já o Deps Smart, você tem um relatório de análise de risco e crédito online e de forma inteligente. Assim, é possível ter agilidade e facilidade na concessão de crédito, evitando golpes e fraudes.

Aproveite e entre em contato conosco e veja como nós podemos te ajudar!

Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

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Até mais!

Simone Silvano

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