/
/
Análise de crédito: 5 motivos pelos quais você precisa automatizar

Análise de crédito: 5 motivos pelos quais você precisa automatizar

Por que sua empresa precisa automatizar a análise de crédito? Veja 5 motivos!

A decisão de investir em um sistema de análise de crédito para sua empresa precisa ser pensada de forma bastante crítica, buscando sempre verificar a real necessidade desta solução em seu dia a dia.

Sabemos que ela é repleta de benefícios para os negócios, mas isso não garante o sucesso da implantação desta ferramenta. Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 motivos que levam as empresas a investirem na automação de análise de crédito.

Com base nisso, você vai poder analisar toda a sua rotina e saber se realmente chegou a hora de adotar a ferramenta. Continue a leitura e faça seu diagnóstico!

1. Tempo de análise

cta analise de credito 003

Se a sua empresa ainda realiza as consultas de forma manual, normalmente a pessoa que faz a aprovação ou não do crédito é o analista ou o gerente, certo? Nesses casos, além de um processo demorado e moroso, as chances de erros são bastante grandes.

Quando o negócio conta com um sistema automatizado de análise de crédito, existem algumas regras que precisam ser seguidas no processo, deixando uma margem pequena para erros. Além disso, tudo é feito em tempo real, dando muito mais segurança e agilidade a esta etapa.

2. Duplicidade de consultas

Quando não se tem um sistema automatizado, é normal que muitos documentos sejam avaliados mais de uma vez, o que resulta em uma duplicidade de consultas. Afinal, não se mantém um registro de tudo que já foi avaliado.

Com a automatização, é possível armazenar a informação por um período e reaproveitá-la, sem perder a sua qualidade. Com isso, você ganha mais eficiência no setor e ajuda a evitar tentativas de análises serem burladas, porque se tem documentado o que foi pesquisado.

3. Solicitação de informações no processo de análise

Durante uma análise de crédito manual, diversos documentos e informações são solicitados. Porém, nem sempre todos eles são utilizados, ou realmente necessários, pois são requeridos apenas para fins de registro.

Isso resulta em uma maior burocracia e tempo de análise, já que muitos clientes precisam de tempo para conseguir esses dados. Entretanto, ao utilizar uma ferramenta de automação de análise de crédito, somente informações essenciais e relevantes são necessárias para que uma boa análise seja feita.

4. Padronização do processo

Ter um analista experiente, com uma boa vivência e experiência no processo não é algo fácil. Se o seu processo for realizado de forma manual, você precisa contar com um profissional com este perfil.

Porém, se você tiver um sistema que realiza esta análise de maneira automatizada, não é necessário dispor deste profissional, que costuma ter um salário elevado. Com a solução, todas as análises são realizadas seguindo o mesmo padrão e têm sempre a mesma visão, o que traz segurança à operação.

5. Definição e documentação de políticas

A falta de documentação de processos e políticas é um outro problema quando se tem processos manuais, principalmente quando falamos em análise de crédito. Normalmente, os profissionais analistas acabam deixando de documentar o processo e, em caso de saída da empresa, acabam levando tudo consigo.

Já com um sistema de análise de crédito possui toda uma parte dedicada a governança e documentações, então há rastreabilidade de todo o processo. É possível saber as informações utilizadas para uma determinada análise e por que ela foi aprovada ou reprovada, pois fica tudo registrado.

Escolhendo o parceiro ideal para automatizar a análise de crédito

Agora que você já está mais decidido a buscar sistema de análise de crédito para sua empresa, saiba que escolher um parceiro que domine o processo, além de uma grande expertise, é essencial.

A Deps é uma empresa comprometida em tornar mais ágil todo o processo de análise de concessão de crédito, com soluções que se encaixam perfeitamente no que você precisa.

Nós já ajudamos diversas empresas de todo o Brasil a alcançar uma maior agilidade e assertividade em seus processos. Veja alguns cases de sucesso.

Se você já está decidido em investir na automatização da análise de crédito, converse agora mesmo com um consultor especialista Deps e veja como nós podemos te ajudar.

Gostou do assunto? 

Ficou interessado em contar com esta solução na sua empresa? Entre em contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas!

CTA 02 03 2022

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.