/
/
Oportunidades e desafios do mercado de crédito em 2022

Oportunidades e desafios do mercado de crédito em 2022

Descubra os desafios e oportunidades para o mercado de crédito em 2022

O ano de 2022 está sendo marcado pela recuperação das empresas, que foram duramente atingidas pelos efeitos da pandemia e do consequente contexto de isolamento social que afetou a sociedade global.

Nesse sentido, é interessante estar preparado para os desafios do mercado de crédito, afinal, ele caminha lado a lado com a economia. Após dois anos de amplo crescimento da oferta creditícia no mercado, para 2022, a Febraban espera uma expansão consideravelmente mais tímida, de 7,3%.

Logo, estar atento às previsões e tendências desse mercado é fundamental para a manutenção das atividades da sua empresa. Por isso, trouxemos, neste artigo, as maiores oportunidades e desafios do mercado de crédito para 2022.

Confira!

Flexibilização dos scores

Com a polarização causada pela política e outros fatores econômicos diversas incertezas foram trazidas e forçaram as empresas a traçarem novas estratégias no que diz respeito ao crédito, sua análise e concessão.

Dessa maneira, a utilização dos scores de propensão, que classificam o cliente apenas como bom ou ruim, está caindo em desuso. Assim, a flexibilização na concessão do crédito deve ser aplicada nos novos modelos de score.

Isso porque os empreendimentos estão lidando com pessoas de todas as partes da pirâmide e ainda é preciso levar em conta a oscilação da economia, desemprego e outros pontos que impactam os pedidos de liberação.

Por isso, reforça-se a importância de uma economia baseada em informações, não descartando a concessão para clientes inadimplentes ou que não trarão um retorno financeiro a curto ou médio prazo. Esse desafio é enfrentado com a ajuda da tecnologia, que explora com inteligência essa base, cruza os dados de maneira eficiente, melhora a experiência do consumidor e aprova o crédito de modo consistente e mais humanizado.

cta analise de credito 003

Controle de riscos

Outro assunto que vem impactando fortemente o mercado de crédito é a alta da taxa Selic, que vem crescendo exponencialmente nos últimos meses, devido às questões macroeconômicas que o país vem enfrentando.

Esses aumentos pressionam diretamente os negócios de crédito, que ainda sofrem com a ineficiência na concessão. Dessa forma, é possível perceber que investir em segurança na área de crédito é fundamental a longo prazo.

No complexo cenário que 2022 vem se mostrando, não basta apenas “vender”, a situação exige o investimento em soluções de dados, de plataforma de tecnologia e inovações para uma concessão de crédito completamente segura.

Democratização do crédito

Também precisamos destacar que, apenas das novas oportunidades que o mercado vem oferecendo, a renda das pessoas sofreu pouca alteração. Afinal, mesmo com o aumento dos salários, os custos fixos foram reajustados, como aluguel, energia, alimentos, transporte, entre outros.

Além disso, as empresas de crédito tiveram que lidar com uma rápida digitalização dos seus processos, tendo que se adaptar ao uso de aplicativos e sistemas online rapidamente. Essa transformação para o mundo digital aumentou os riscos para as empresas, tendo em vista que, o que antes era feito de maneira presencial, hoje pode envolver uma enorme possibilidade de fraudes.

Portanto, essa digitalização implica na democratização do crédito, que pode chegar a qualquer ponto do Brasil, independentemente de classe social, desde que o bolso do consumidor comporte.

Logo, os desafios dessa realidade online tornam imprescindível o reforço das plataformas de prevenção a fraudes, de identificação de imagens e outros formatos, mas, também dão enfoque no aperfeiçoamento do entendimento e tratamento de dados para abranger cada vez mais pessoas.

A Deps está pronta para te apoiar em todos esses desafios e ainda te fornecer todos os subsídios para aproveitar as oportunidades que o ano de 2022 oferece. Afinal, a procura por crédito continuará, porém os processos de análise e concessão se tornarão cada vez mais rigorosos.

Diante destes pontos e das constantes transformações do mercado, atuar com uma empresa que conta com o conhecimento aprofundado da dinâmica de crédito e com especialistas em crédito empresarial com larga experiência no segmento financeiro, pode ser o trunfo para que seu negócio se fortaleça para enfrentar desafios externos e continuar a crescer.

Não perca tempo e converse agora mesmo com um consultor especialista Deps e veja como nós podemos te ajudar.

CTA 02 03 2022

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor, continue acompanhando o Blog da Deps. Aproveite também e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.