Proteja sua empresa de fraudes financeiras em 6 dicas

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, as empresas começaram a vender para novas regiões, expandindo seu atendimento e market share. Porém, com todos os benefícios, uma situação começou a preocupar os empresários: o aumento das fraudes financeiras.

Somente no ano de 2020 estima-se que US$ 2,6 bilhões foram movimentados, segundo pesquisa publicada no site MarketsandMarkets. Logo, evitar perdas no ambiente corporativo é um desafio que requer uma combinação de soluções tendo a tecnologia como suporte.

Foi pensando em auxiliar as empresas a se protegerem de golpes financeiros que escrevemos este artigo. Reunimos 6 dicas incríveis sobre como evitar fraudes financeiras na sua empresa.

Vamos lá?

A seguir, reunimos 6 dicas valiosas para te ajudar nesta missão!

Gerenciar o financeiro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Além de todas as exigências do setor, o avanço tecnológico acabou proporcionando novas vulnerabilidades, aumentando os riscos de fraudes e golpes.

A criatividade dos fraudadores também não fica a desejar. Por isso, é muito importante tomar medidas de segurança que visam proteger sua empresa de golpes, fraudes e outros ataques.

Lembre-se que, além de gerar impactos na sua receita, esse tipo de ocorrência pode afetar profundamente a reputação da marca com os clientes. E esse é, sem dúvida, seu bem mais valioso.

A seguir, reunimos 6 dicas valiosas para te ajudar nesta missão!

1.  Conheça a fundo todos os procedimentos do setor

A primeira e, talvez, mais importante dica de como evitar fraudes financeiras é essa: conheça sua empresa. Entenda a fundo o funcionamento de todos os procedimentos que envolvem dinheiro.

Quanto mais você souber sobre todos os detalhes (de custos com estoque até impostos e taxas), menos provável é que seja enganado.

Vale lembrar que apenas conhecer não é suficiente: é preciso acompanhar os processos e realizar auditorias de tempos em tempos.

2.  Tenha uma equipe confiável e profissional

Essa dica é mais fácil de dar do que de seguir. Sabemos que encontrar profissionais capacitados, confiáveis e com boa ética de trabalho pode ser um desafio. Mas isso é fundamental, especialmente para as equipes que lidam com o setor financeiro da sua empresa.

Para isso, verifique referências e procure conhecer bem seus colaboradores. Os processos seletivos são uma das partes mais importantes no crescimento da sua empresa. Sem talentos nos quais você possa confiar e se apoiar, não há como expandir os negócios.

Por isso, dedique-se no processo de contratação e procure ter boa convivência com suas equipes.

3.  Conheça a fundo o software utilizado na gestão financeira

Outra vulnerabilidade quando o assunto são fraudes financeiras é o software de gestão. O problema raramente é o programa em si, e sim a falta de entendimento sobre ele. Muitos sistemas podem exibir informações de forma confusa ou incompleta. Isso abre oportunidades para que pessoas mal intencionadas cometam fraudes.

Por isso, é essencial escolher um software de gestão que você consiga interpretar sem problemas. Os melhores são aqueles que acompanham dados em tempo real e podem ser acessados de qualquer lugar.

4.  Tenha um acompanhamento constante dos relatórios

Pedir e acompanhar relatórios financeiros é uma ótima forma de manter tudo sob controle na sua empresa. Essa prática ajuda a evitar fraudes, mas também traz muitos benefícios.

Ao acompanhar os números da sua empresa de perto, é mais fácil identificar problemas e aplicar soluções de maneira ágil. Assim, mesmo que haja algum erro estratégico ou tentativa de fraude, os danos não são tão grandes. Isso porque você conseguirá identificar a ameaça logo no começo.

CTA 02 03 2022

5.  Verifique as referências de seus fornecedores e parceiros

Nem sempre a fraude financeira vem de um colaborador ou cliente. Vale lembrar que seus fornecedores e parceiros também têm acesso a importantes informações fiscais na sua empresa.

Assim, é fundamental buscar o histórico e referência de outras empresas antes de fechar negócio. Mesmo que o problema não chegue a atingir sua receita, uma parceria com empresas que cometem fraudes pode ter muitas repercussões negativas. Sua reputação com seus clientes, outros fornecedores e sua comunidade estão em jogo.

6.  Use a tecnologia a seu favor

É verdade que vulnerabilidades com a tecnologia são preocupações constantes quando o assunto é evitar fraudes. No entanto, esses recursos também podem ser aliados no combate às irregularidades.

Por exemplo, os meios de pagamento eletrônicos ajudam a reduzir a inadimplência e proteger o empreendedor. Sistemas de gestão em nuvem permitem que dados sejam acompanhados em tempo real e de qualquer lugar. Em softwares especializados, cálculos de impostos e taxas são feitos automaticamente e toda entrada de dados fica registrada.

Assim, a tecnologia pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta para evitar fraudes. Pesquise e conheça suas opções.

Tenha mais segurança com a Deps

A Deps Tecnologia oferece o que há de melhor na prevenção de fraudes financeiras para sua empresa. O Deps Mix é uma solução customizada, que você pode gerar relatórios com informações que realmente fazem a diferença para seu negócio, deixando de lado dados que podem atrapalhar na tomada de decisão.

Além disso, todas as informações coletadas através da solução são emitidas de forma confidencial ao solicitante, aumentando a segurança da informação e sua qualidade por serem obtidas em tempo real, com dados sempre atualizados.

Quer saber como a Deps pode te ajudar na análise de riscos e fraudes? Entre em contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas!

Pense nisso!

Quer conferir mais conteúdos como esse?

Abaixo temos um material completo sobre como o processo de higienização de base de dados pode ajudar o seu negócio a alavancar as suas vendas.

22

A Deps está além da análise de crédito e queremos que a sua empresa tome as melhores decisões do mercado.

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicaçã

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.