Saiba aplicar análises preditiva e prescritiva nos negócios

Conhecer a sua empresa por completo é um grande segredo dos negócios. No entanto, a gestão precisa estar atenta não só ao presente e ao passado. Ao mesmo tempo em que analisa o já feito, precisa-se estar atento ao futuro. Avalie dados aplicando análises preditiva e prescritiva para lhe ajudar a tomar decisões mais assertivas na gestão empresarial.

Quando falamos de dados, percebemos que a aplicação deles está diretamente ligada a indicadores de sucesso de uma empresa. No entanto, não só do aqui e agora um negócio vive e as análises com projeções permitem ter uma certa noção do que o futuro reserva a uma organização.

Independente do ramo de atuação da sua empresa, saiba que as análises preditiva e prescritiva podem ser um bom diferencial de projeção no mercado. Confira aqui como a Deps pode te ajudar nesse assunto!

 

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A importância dos dados nas organizações

Os dados são a base de tudo no atual universo empresarial. Diante dessa conhecida informação, qualquer análise parte do pressuposto de que existem dados a serem compilados dentro de uma organização. Afinal, seria apenas e tão somente com base neles que análises poderiam ser realizadas em uma empresa.

Agora que você já sabe sobre a necessidade de ter dados, saiba que dentro de diversas áreas é possível captar informações diferentes. Para cada setor há algum tipo de dado mais relevante que outro. E aqui um conhecimento completo da jornada do cliente, mapeamento de processos, atualização de fonte de dados e informações são muito relevantes para a gestão de dados de uma empresa.

 

Conceitos: entenda o que é análise preditiva e prescritiva

Dentro das organizações, os dados podem e devem ter gestões adequadas ao tipo de necessidade ao qual se destinam. Para os dados terem contexto e adquirirem relevância dentro de empresas, eles precisam de análises que compilem, comparem, somem e resumam os dados de negócios e para os negócios.

Tendo isso em mente, conheça o que é análise preditiva e prescritiva e saiba como aplicá-las na sua empresa.

 

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Análise preditiva: do conceito à aplicação

Como o próprio nome já diz, a análise preditiva busca analisar dados com a finalidade de prever a possibilidade de determinados acontecimentos se tornarem realidade no futuro. E aqui não estamos falando de um superpoder, mas que os dados podem fornecer probabilidades sobre isso com base em estatística e tecnologias de automação.

Esse tipo de análise já existia há certo tempo, mas só ganhou espaço dentro das empresas com os atuais avanços e consolidação de acesso e uso de tecnologias. As organizações não possuem mais tempo para validar e compilar milhares de dados manualmente. Desta forma, conta com o apoio de ferramentas que permitam uma análise otimizada de dados.

A troca de dados entre áreas de uma empresa também cresceu consideravelmente com o tempo. Logo, setores que eram ilhas se interligaram por pontes de tecnologia para enviar e receber informações em real time. Quanto mais rápido e preciso o processo, melhores são as possibilidades de fazer negócios, ajustar projetos e evitar prejuízos.

 

Análise prescritiva como ferramenta de ação

A análise prescritiva se assemelha muito a uma ferramenta de ação para empresas. Ela prescreve e/ou indica ações a serem tomadas diante de situações em que os dados apontam como possíveis de se tornar realidade. Por base, ela inclui a análise preditiva, que projeta o futuro, e demonstra ações práticas para agir e mudá-lo de forma a adequar para o contexto mais favorável aos negócios.

As ações prescritas fornecem base para a criação de um planejamento estratégico que prevê diferentes cenários dentro do mercado. A partir da análise dos dados, são criados diferentes planos de ação contando com ambiente interno e externo de uma empresa. Internamente, podem envolver diferentes áreas e contextos. Já no externo, clientes, fornecedores, parceiros, concorrência e muitos outros estão envolvidos nos negócios.

Há também as situações que envolvem tanto o externo e o interno de uma empresa, como no caso da análise de crédito. E, nesta área, as análises de dados são muito importantes para contribuir com o crescimento e manutenção de uma empresa.

 

 

Redução de custos e lucratividade são os objetivos

A saúde financeira de uma empresa é a base de manutenção de um negócio. Apenas com ela é possível manter um negócio e projetar crescimento. E as análises preditiva e prescritivas vêm para otimizar situação com:

  • análise de dados;
  • estatística;
  • automação;
  • projeção de cenários;
  • redução de custos;
  • aumento de lucratividade.

Alguns itens dessa lista são ações e outros consequência de tais atos. Afinal, se os dados fornecem indicação de opções do que pode acontecer, a sua empresa pode se prevenir e até evitar que isso aconteça. O planejamento e as decisões assertivas garantem redução de custos. Já o aumento de lucratividade acontece quando padrões de compras de clientes e inadimplências são identificados e trabalhados na empresa.

 

Análise de Crédito na sua empresa é com a Deps

A Deps aplica tecnologia em análise de dados para a concessão de crédito a clientes da sua empresa. Com um sistema dedicado a realizar análises preditivas, facilitamos as tomadas de decisões com indicadores claros para facilitar a gestão empresarial.

A automação de processos permite uma maior dedicação das equipes a realizarem análises prescritivas diante dos indicadores apresentados por essa ferramenta. Isso torna o setor de crédito e sua empresa mais estratégicos nos negócios e no mercado.

 

 

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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