O marketing de atração, conhecido como inbound marketing, é uma poderosa ferramenta de geração de leads para as empresas. Com ela é possível avançar com potenciais clientes pelas etapas do funil de vendas, buscando finalizar o ciclo com a venda do seu produto ou serviço.
E quem trabalha com vendas sabe que nada se vende sozinho, sendo que por trás de cada negócio fechado há sempre uma boa estratégia e muito trabalho envolvido. Por isso, com a geração de leads não é diferente. É preciso uma boa estratégia de marketing para atrair potenciais pessoas certas ao seu negócio, com dados atualizados para facilitar a venda.
Esse processo é composto por diferentes etapas e vamos explicar todas elas a seguir.
Aprenda mais sobre geração de leads
Em uma estratégia de Inbound Marketing, a geração de leads seria o primeiro passo da jornada do funil de vendas. Afinal, o funil poderia ser dividido desta forma:
- atrair visitantes dispostos a fornecer dados de cadastros;
- converter é conseguir o cadastro com dados de contato;
- nutrir os leads com material rico para converter em oportunidades;
- fechar vendas, transformando leads em clientes;
- fidelizar clientes com pós-venda e atenção para recompra.
E para cada uma das etapas há uma estratégia de conteúdos próprios a serem criados. Os materiais servem como iscas para que potenciais clientes sintam-se interessados em cadastrar seus dados de contato com a sua empresa. O objetivo é ter leads para possibilitar bons negócios.
Uma curiosidade é que o processo é chamado de funil por conta do número de pessoas que avançam na jornada de compra ser menor a cada nova etapa atingida. Caso compare os números de cada etapa, verá que seria comparável ao formato de um funil.
Etapas do funil de vendas
As etapas do funil de vendas são muito importantes no avançar da transformação de leads em clientes na sua empresa. Assim, é importante destacar os materiais que podem ser realizados em cada um deles.
Atrair
Para atrair visitantes na sua empresa (presencial ou virtualmente) é necessário campanhas de engajamento. Elas podem ser feitas por meio de práticas de mercado ao bom estilo indique e ganhe ou sejam mais sutis com mídia paga em redes sociais e google, levando ao seu site com um belo formulário de cadastro. Outra opção seria o fornecimento de materiais ricos, como esse, no seu site para que pessoas com dúvidas encontrem soluções que sejam compatíveis com o produto ou serviço que fornecem.
Os materiais podem ser os mais diversos, desde vídeos de trends em TikTok, e-books, posts de blog, um treinamento exclusivo, um post com link de botão do WhatsApp da sua empresa. Mas independente do meio, o fim segue o mesmo, ter meios de entrar em contato.
Converter
Essa etapa é a mais importante, pois ao converter o visitante se transforma oficialmente em um lead que será trabalhado pela equipe de marketing e vendas. Geralmente, as pessoas se convertem em formulários em sites, para receberem promoções, materiais exclusivos e tudo mais.
Saiba que dar a entender que de acordo com os temas, esses dados podem vir também direto de uma bate-papo automatizado no WhatsApp com inteligência em fluxos de automação e autoatendimento.
Nutrição
A nutrição, como o próprio nome sugere, seria cuidar dos hábitos alimentares. Mas nesse caso não estamos falando de comida, e sim da fome de aprender e evoluir o conhecimento do seu potencial cliente a respeito da sua solução.
Esse tempo permite um amadurecimento de conhecimentos sobre o problema que o seu produto ou serviço resolve. E aqui valem iscas para demonstrar que o seu produto é imperdível e sinalizar que está na hora de avançar mais uma etapa.
Venda
Na venda, o lado comercial do negociador surge como ferramenta feroz para administrar seus cadastros, preferências e oferecer a melhor solução para o lead naquele momento. Aqui temos um conhecimento sobre o potencial cliente construído com calma e processualmente.
Logo, a proposta tende a ser assertiva, transformando lead em cliente.
Pós-venda
O pós-venda vem após o trabalho de venda com a intenção de entender como foi a experiência do cliente. Aqui a sua empresa encontra pontos a melhorar e como pode usar a mesma estratégia para atrair mais pessoas com esse perfil para começar a jornada dos seus negócios.
Conheça 6 benefícios de gerar leads
Para fechar este conteúdo, não poderia deixar de citar alguns dos benefícios de se gerar leads para a sua empresa. Confira:
- Aumentar o número de vendas;
- Reduzir os custos de uma venda pela recorrência de compra;
- Educar o mercado sobre algum tema ou área em que atua;
- Ter contatos atualizados para envio de comunicação direta;
- Mapear os públicos que se identificam com a sua marca;
- Conseguir otimizar a análise de crédito para evitar inadimplência.
Mas para esse último temos também mais uma opção. Confira!
A Deps é parceira da atualização de dados na sua empresa
Como citamos, a Deps pode ajudar a sua empresa quando o assunto é transformação e leads em clientes. Afinal, somos uma empresa especialista em análise de crédito que ajuda você também a higienizar seus bancos de dados para ter cadastros atualizados dos seus clientes.
Com isso, você otimiza tempo, melhora sua assertividade em contatos, reduz o índice de inadimplência e conquista vendas mais robustas e com custos de aquisição reduzidos.
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Até mais!