Higienização da base de dados: O que é e por que realizar?

Quem trabalha com cobrança sabe da importância de ter dados sempre atualizados. Afinal, nada é mais frustrante do que perder tempo entrando em contato com um número de telefone ou e-mail incorreto. Para que você possa agilizar o tempo da sua equipe, surge a higienização da base de dados.

Com dados mais precisos e uma base organizada, a sua operação irá se tornar muito mais eficaz, com tarefas mais ágeis e um time mais produtivo. Vem saber sobre o tema ao longo deste artigo!

O que é a higienização da base de dados?

A higienização da base de dados é um processo vital para todas as empresas. Aqui, é feito uma atualização de todos os dados cadastrais de clientes, leads, fornecedores e parceiros, fundamental para melhorar os processos de vendas, relacionamento ou ações de cobrança.

Como o registros dessas informações, muitas vezes, é feito sem o devido cuidado, o processo de higienização precisa ser feito periodicamente. Etapas como atualizar as informações, remover dados duplicados, inválidos ou inconsistentes, padronizar e organizar os dados registrados são algumas que envolvem a higienização.

Como o próprio nome sugere, é feito uma verdadeira limpeza em todo o banco de dados da organização. Isso vai simplificar as pesquisas e o trabalho dos seus colaboradores, tornando a rotina corporativa mais produtiva e eficaz.

Qual a importância da higienização da base de dados?

Existem diversos motivos pelos quais a sua empresa precisa fazer uma higienização da base de dados. A seguir, você encontra alguns deles.

1. Decisões assertivas e orientadas a dados

Quando se tem informações consistentes e verídicas, os processos internos que envolvem essas informações ganham uma maior velocidade. Ainda, as decisões dos gestores serão muito mais assertivas, pois terão dados concretos a sua disposição e análise.

2. Segurança da informação e prevenção de fraudes

Outro motivo muito importante para a realização da higienização da base de dados está na prevenção de fraudes e segurança da informação. Ao monitorar e verificar todas as informações da base é possível, por exemplo, cruzar determinado nome com CPF validando a compatibilidade dos dados.

image

3. Gestão financeira e análise de risco

Já para a parte financeira, essa higienização é fundamental, principalmente se você for atuar na parte de cobrança. Afinal, fazer um contato certeiro, sem perder tempo com números errados e busca do contato correto, melhora a produtividade e engajamento do setor.

4. Enriquecimento da base de dados

Por fim, o processo de higienização vai levar a um enriquecimento da sua base de dados. Isso porque ao realizar as buscas e consultas sem fontes para tratar e verificar as informações da base, acaba-se completando muitos dados que estavam incompletos.

Enriquecer os dados da sua base é uma atividade estratégica e competitiva, visto que agiliza todos os processos da sua operação e melhora a precisão das informações tornando as tomadas de decisão mais assertivas.

Como fazer a higienização da base de dados corretamente?

Agora que você já sabe o que é a higienização da base de dados e porque a sua empresa precisa realizar, que tal aprender a fazer esse processo na prática?

A nossa primeira dica é fazer limpezas periódicas em sua base de dados. Para isso, crie um cronograma e para garantir que todas as informações estejam sempre atualizadas.

Durante essa higienização, você encontrou algum dados incorreto ou que não seja mais útil? Faça a substituição imediata. Afinal, dados errados geram um retrabalho para toda a sua equipe.

Não esqueça de monitorar todas as informações que entram na sua base e de instruir seus colaboradores a terem um cuidado no momento da inserção dessas informações.

Esse processo pode levar algum tempo dependendo do tamanho da sua base. Porém, para torná-lo mais ágil, você pode contar com o apoio da tecnologia.

A Deps disponibiliza uma solução de higienização de base de todas totalmente informatizada, garantindo uma melhor performance estratégica. Com ela você vai:

  • Fazer a remoção dos dados duplicados, normalização das informações e padronização dos nomes;
  • Validar cadastros de clientes e fornecedores, por meio de acesso a base atualizada sincronizada em tempo real com Receita federal e Sintegra;
  • Encontrar telefones e e-mails, para realização de contatos de cobrança e validação cadastral;
  • Identificar grupos econômicos por meio de sócios, endereços, telefones em comum;
  • Evitar fraudes por meio de acesso a base histórica de empresas no endereço ou pelo sócio;
  • Análise de crédito de baixo custo, com o Deps Otimiza, que identifica se o cliente possui ou não restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito? Agende uma apresentação você vai se surpreender.

cta

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.