/
/
Balanço financeiro patrimonial: qual a importância para as empresas?

Balanço financeiro patrimonial: qual a importância para as empresas?

O balanço financeiro patrimonial é uma análise contábil que avalia o patrimônio que uma pessoa física ou jurídica detém. O patrimônio, por sua vez, é o conjunto de bens, direitos e obrigações, ou seja, tudo aquilo que uma pessoa tem e tudo o que ela deve.

Apesar da sua obrigatoriedade para grande parte dos empreendimentos, muitas empresas ignoram a importância do balanço financeiro para o desempenho da organização. Pensando nisso, fizemos este artigo especial para esclarecer a você os principais pontos em relação ao balanço patrimonial. Tenha uma boa leitura!

Para que serve o balanço financeiro patrimonial?

Uma das principais demonstrações contábeis, o balanço financeiro patrimonial, é uma análise que tem por objetivo apresentar a posição financeira e de patrimônio de uma pessoa física ou jurídica em uma determinada data. Ela é fundamental para a governança corporativa.

Geralmente, ele é o consolidado de uma avaliação que considera o período de um ano. No entanto, pode ser feito para encontrar o desempenho financeiro de intervalos de tempo menores, como trimestres. Esse balanço apresenta um diagnóstico estático da performance financeira.

Como é feito balanço financeiro patrimonial?

O balanço financeiro contábil é composto por:

  • ativos (bens e direitos);
  • passivos (obrigações ou dívidas);
  • patrimônio líquido (diferença entre o valor do passivo e do ativo).

Basicamente, para fazer a análise é preciso definir quais são as contas que entram no ativo e quais entram no passivo. No entanto, não é tão simples como parece. Afinal, existem subclassificações das contas, como ativo circulante e não circulante, que devem ser aprofundadas.

De forma sintética, a relação entre passivo e ativo pode ocasionar cinco situações, sendo elas:

  • ativo e passivo iguais — não há riqueza ou patrimônio, pois ele é nulo;
  • ativo maior que o passivo — há riqueza;
  • ativo maior que o passivo e passivo igual a zero — inexistência de dívida, ou seja, de obrigações;
  • passivo superior ao ativo — existência de “passivo a descoberto”, o que significa que o valor correspondente aos ativos não cobre o das obrigações;
  • passivo maior que ativo e ativo maior que zero — não existem bens, apenas dívidas.

Após a consolidação das contas, para encontrar o valor do seu patrimônio líquido, basta calcular a subtração do ativo pelo passivo.

Quais são os benefícios gerados pelo balanço?

Conforme publicação feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conforme consta na Lei das Sociedades Anônimas, as pequenas e médias empresas não têm obrigação de realizar a prestação pública de contas.

No entanto, lembre-se de que mesmo não existindo a obrigatoriedade para essas modalidades de empresas, para se manter competitivo no mercado é interessante conhecer a fundo como anda o desempenho do empreendimento. Pode ser necessária a elaboração desse relatório em algumas situações, que refletem em vantagens para o negócio. Veja mais a seguir.

Diagnóstico da saúde financeira

Um empreendedor que almeja conquistar grandes ganhos com o negócio sabe que é fundamental conhecer como está a saúde financeira da empresa. Conhecer como está o seu patrimônio é primordial para evitar possíveis situações que podem ocasionar a falência.

Com o balanço financeiro, pode-se identificar qual é a estrutura de capital do negócio, bem como qual é o perfil da sua dívida. Por meio da gestão patrimonial é possível, inclusive, conseguir a recuperação de créditos tributários.

Informações para expansão

Você pensa em mudar a sede do seu negócio ou até mesmo ampliar a sua operação? Com o balanço financeiro patrimonial é possível identificar a viabilidade e definir uma estratégia para que esse objetivo seja alcançado de forma inteligente. Querer expandir o empreendimento é um desejo de muitos empresários, mas quando isso é feito sem um estudo pode resultar em uma má implantação — isso pode sair muito caro para a empresa.

Credibilidade para investidores

A análise do balanço financeiro patrimonial é fundamental para atrair investidores. Se a sua empresa visa a ampliação da operação e consolida a sua transição para a modalidade de Sociedade Anônima, é essencial que ela tenha o histórico dos balanços. Afinal, os investidores precisam confiar que o seu negócio é sinônimo de rentabilidade.

Como essa análise ajuda na concessão de crédito?

Um dos grandes desafios para as empresas que atuam como credoras, ou seja, disponibilizam crédito para outras empresas, seja na forma de empréstimos ou atuando como fornecedoras, é ter garantia de que a dívida será paga. Inclusive, para evitar fraudes, é essencial ter uma política de crédito.

Consolidação de dados

O balanço patrimonial consolida dados fundamentais sobre como é o comportamento da empresa no mercado. Esse processo é interessante tanto para empresas que estão em busca de crédito quanto para aquelas que assumem o risco como credoras e desejam conhecer mais sobre o perfil dos seus clientes.

Redução de inadimplência

Como o balanço financeiro patrimonial apresenta um diagnóstico estático em relação a uma empresa, os fornecedores conseguem identificar o quão seguro é vender para um determinado cliente. Dessa forma, é possível reduzir os níveis de inadimplência. Afinal, as vendas serão feitas apenas para clientes que o negócio considerar como seguros.

Existem outros meios para fazer a análise de crédito?

É possível aplicar outras metodologias complementares para realizar análises econômico-financeiras. Alguns questionamentos devem ser respondidos em uma decisão de financiamento, tais como:

  • Qual é o perfil de endividamento?
  • Qual é o risco financeiro?

Por meio de estudos como o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), o DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados) e DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) encontra-se dados importantes para concessão de crédito. As análises vertical e horizontal também podem ser aplicadas para acompanhar o desempenho do negócio ao longo dos últimos 3 anos de exercício.

Como o fluxo de informações costuma ser alto, sendo bastante trabalhoso, é fundamental que esse processo de análise seja feito de forma automatizada. A automatização comercial é um diferencial competitivo de qualquer negócio, afinal, a transformação digital é uma realidade.

Como a Deps Tecnologia pode ajudar o seu negócio?

A Deps Tecnologia é uma empresa dedicada em oferecer soluções disruptivas para que outros negócios alcancem a alta performance por meio da diminuição do esforço das atividades humanas.

Com o nosso software de análise de crédito, além da análise do balanço financeiro, é possível conectar mais de 700 variáveis à política de crédito do seu negócio. Isso significa maior controle da sua carteira de clientes e menor risco de inadimplência. A organização de processos é essencial para um melhor desempenho econômico.

Se o seu negócio precisa otimizar o processo de concessão de crédito e melhorar a taxa de sucesso também no que se refere à recuperabilidade, então, entre em contato conosco! Temos a solução que a sua empresa precisa. Será um prazer atender você!

 

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano