/
/
Gestão financeira: confira as tendências para os próximos anos

Gestão financeira: confira as tendências para os próximos anos

Inovar a gestão financeira e adequar os serviços ao contexto da transformação digital pode ser um desafio. Ainda assim, é necessário se atualizar para conquistar vantagem competitiva e agregar valor aos processos.

Ao atentar às tendências do setor, é possível preparar sua equipe e otimizar os processos. Como resultado, há melhoria do atendimento ao cliente e menos risco na concessão de crédito.

Ainda existem outras vantagens. Elas serão verificadas ao conhecer as diferentes tendências do gerenciamento financeiro para os próximos anos.

Então, vamos conferir?

Inteligência artificial

A IA já deixou de ser algo do futuro e está aplicada na realidade de muitas indústrias. Na gestão das finanças, ela ajuda a:

Tudo isso porque a tecnologia usa algoritmos inteligentes. Por meio deles, é possível coletar e analisar dados com mais precisão. Para o varejo, também simplifica a implementação do omnichannel. Essa é uma estratégia de integração dos diferentes canais de atendimento online e offline.

Para ter uma ideia da relevância, o Brasil deve investir R$37,2 bilhões em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em 2020. Desse total, R$20 bilhões será apenas para TI. Nesse cenário, a IA aparece com expectativa de 44,2% de crescimento no ano.

Blockchain

Voltada para enviar e registrar transações com criptomoedas, o blockchain também já é usado em outras operações de gestão financeira. Um exemplo são os pagamentos internacionais. Com essa tecnologia, eles são feitos de forma instantânea e sem intermediários.

Outro exemplo são as atividades de backoffice — administrativas — e a assinatura digital de contratos. O sistema funciona em cadeias, que mantêm os dados registrados e evitam violações das transações. Por isso, garante a segurança dos dados e traz transparência às operações. Com essas características, auxilia na automação e na produtividade.

Computação cognitiva

Desenvolvida a partir das ciências cognitiva e da computação, essa tecnologia usa algoritmos para reconhecer padrões e fazer o processamento de linguagem natural (PNL).

Na gestão financeira, os benefícios são significativos. A computação cognitiva oferece suporte ao trabalho humano, porque as respostas são automatizadas. Assim, ao avaliar um cliente, você já recebe informações sobre a possibilidade de uma parceria.

A tecnologia também melhora a análise estratégica devido à leitura dos dados. Como consequência, há benefícios às tomadas de decisão. Os processos financeiros são automatizados e se tornam mais seguros pela identificação de transações suspeitas.

É importante reforçar que a computação cognitiva é diferente da IA. Ela é mais próxima do funcionamento do cérebro humano. Por isso, aprende, argumenta, raciocina, analisa e toma decisões em tempo real.

Mais além, trabalha com dark data, ou seja, as informações não estruturadas e descartadas por outros sistemas. A estimativa é que os dados com essa classificação cheguem a aproximadamente 90% do total. Portanto, as possibilidades são inúmeras.

Everything as a Service

O EaaS é derivado da mudança de comportamento dos consumidores. A partir de agora, os produtos se tornam personalizáveis e o cliente contrata o que deseja pelo período que precisar. Na gestão financeira, a vantagem é contar com pacotes de serviços personalizáveis e que são facilmente trabalhados pela automação.

Em vez de perder tempo com a atualização dos dados, os próprios sistemas integrados garantem a produtividade e a precisão dos processos.

Como você pôde perceber, todas essas tecnologias são tendências para os próximos anos. Elas trabalham a sistematização, a automação e a redução de custos com análises, além de melhorarem a produtividade.

Por isso, é fundamental que sua empresa esteja atenta e tenha uma plataforma de automação de crédito para ganhar agilidade. Assim, sua gestão financeira é mais segura e precisa.

Achou interessante conhecer essas tecnologias? Uma boa gestão das finanças empresariais também passa por outros fatores. Veja como a política de crédito pode melhorar seu gerenciamento.

A Deps conta uma plataforma que faz da concessão de crédito um processo extremamente rápido e seguro, com base em políticas personalizadas e sistematizadas para a realidade de cada empresa. Saiba mais entrando em contato conosco agora mesmo!

Conheça também o nosso mais novo material super atual sobre a LGPD.

CTA horizontal 1

Por hoje, é tudo. Para receber outras das nossas dicas voltadas para o mercado financeiro e estar sempre atualizado, siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Até o próximo post!

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter