Entenda o que são ciclos econômicos e como isso afeta sua empresa
O Brasil e o mundo estão em constante alteração de seu estado financeiro. Existem momentos de alta da economia e momentos de baixa, que são caracterizados por diversas situações internas e externas, ao qual chamamos de ciclo econômico.
Esse termo, ciclo econômico já é adotado a alguns séculos para se referir às flutuações entre os períodos de expansão econômica e os períodos de retração.
O PIB, a taxa de empregabilidade, a taxa básica de juros (SELIC) e o comportamento do consumidor são fatores que podem ajudar a determinar o estado de um ciclo econômico e assim seus impactos.
Mas como um ciclo econômico funciona e quais os impactos podem ser produzidos para os negócios nas vendas e nos lucros?
Vamos abordar, neste artigo, como os ciclos econômicos: o que são e como afetam as empresas? Como funcionam e quais os principais impactos que podem ser criados sobre os negócios.
4 fases do ciclo econômico
Um ciclo econômico possui 4 fases, que se repetem constantemente em um círculo. Esse ciclo se repete sempre entre o crescimento e retração de uma economia.
As 4 fases do ciclo econômico são:
1. Expansão: durante esta etapa a economia experimenta um crescimento relativamente rápido, com uma SELIC com tendência de baixa, aumento da produção e empregabilidade. Aqui as taxas de inflação começam a ser pressionadas;
2. Pico ou Boom: nesta etapa, a economia atinge sua maior taxa de crescimento, criando alguns desequilíbrios econômicos. As taxas de juros aqui começam a subir devido ao aumento da inflação.
3. Contração: na contração é necessário criar correções, enquanto o crescimento desacelera e o desemprego aumenta, além disso, os preços tendem a ficarem estagnados.
4. Recessão: esse é o ponto mais crítico, onde é atingido o pico da taxa de desemprego, maior taxa de retração econômica e alta taxa SELIC.
Após a passagem pela recessão, o ciclo recomeça. Nessa fase de recuperação, onde a expansão é tímida, pode-se considerar como uma 5 etapa por alguns economistas.
Para determinar como a economia está e em qual etapa ela se encontra, bem como para onde pode estar indo, uma série de indicadores podem ser utilizados.
Um dos indicadores que mostram tendências com uma boa clareza é a taxa de desemprego, que quando baixa, indica a etapa de crescimento e boom, já quando em crescimento e alta, indica contração e recessão respectivamente.
Importância do ciclo econômico
Para economistas como Nikolai Kondratiev, os ciclos econômicos ajudam um país a evoluir, criando inovação e melhorando a qualidade de vida.
Essa melhora ocorre durante a fase de expansão e boom, enquanto a inovação irá ocorrer durante a contração e recessão, mudando aspectos produtivos e criando produtos e serviços, como vem ocorrendo desde a revolução industrial por exemplo.
Como as empresas são afetadas pelo ciclo econômico?
Em cada etapa do ciclo econômico, as pessoas tendem a alterar seu comportamento para se adequar ao estado das finanças macroeconômicas do país.
Essa alteração no comportamento irá ser de acordo com a facilidade de realizar compras, bem como com as condições financeiras sentidas para o momento.
Nas etapas de expansão e boom do ciclo econômico, as pessoas tendem a comprar mais, aqui o crédito é mais facilmente obtido e os preços ficam controlados, o que facilita muito o processo de venda.
Já quando as taxas de juros aumentam, o desemprego acelera e os preços se descontrolam, a busca por crédito aumenta tanto quanto sob a inadimplência.
Um dos principais problemas que pode afetar seu negócio durante um aperto econômico em fase de contração ou recessão é a inadimplência, que se não controlada pode fazer com que seja necessário fechar a empresa definitivamente.
Como estar preparado para os ciclos econômicos
Para que seu negócio esteja preparado é sempre indicado que você fique atualizado com os indicadores de mercado e tendências para o curto e médio prazo.
Por isso é sempre indicado que seja feita análise de crédito de seus clientes com uma alta frequência, evitando problemas de inadimplência. A venda no crédito deve ser moderada e de acordo com as tendências de mercado e momento econômico.
Assim é possível evitar problemas de caixa e evasão financeira. Para que você consiga fazer uma boa análise um software especializado é indicado, para que você tenha tempo e recursos poupados, como a Plataforma Deps Net ou o Deps Smart.
Além disso, fique atento às mudanças no ambiente microeconômico, pois este pode indicar mudanças futuras a nível macroeconômico.
Para saber mais sobre as ferramentas Deps que podem ajudar a mitigar a inadimplência, entre em contato com um especialista clicando aqui.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.