Recuperação de crédito: vantagens de um processo humanizado

Conheça os benefícios de contar com uma recuperação de crédito humanizada

O processo de recuperação de crédito de um cliente inadimplente é bastante delicado para ambos os lados. É por isso que muitas empresas estão buscando um processo de cobrança cada vez mais humanizado.

Aqui, além de entender o que levou o cliente à inadimplência, é preciso ter empatia pela situação e buscar por uma solução que seja benéfica para a empresa e o consumidor, porém, sempre respeitando as políticas de crédito da companhia.

Esse novo modelo de cobrança pode trazer grandes vantagens para a sua empresa e é justamente sobre isso que falaremos a seguir.

O que é uma recuperação de crédito humanizada?

Antes de tudo, é importante que a gente relembre o conceito de recuperação de crédito, ou cobrança, humanizada. Ela é um conjunto de estratégias que visam estender a política de colocar o cliente no centro das atenções até o departamento de cobrança.

O conceito de humanizar essa relação, inclusive durante a recuperação de crédito, gera uma maior conexão com o cliente, aumentando as chances do acordo ser bem sucedido. Além disso, aumenta as chances de uma relação duradoura e permite novas vendas no futuro.

Neste post nós mostramos um passo a passo para você adotar a cobrança humanizada na sua empresa. Confira!

5 vantagens da recuperação de crédito humanizada

Agora que você já relembrou o conceito de recuperação de crédito humanizada, que tal descobrir as vantagens que esse processo pode proporcionar para a sua empresa?

1. Gera confiança e conexão

Humanizar a cobrança significa aproximar pessoas. Quando criamos relações próximas, transmitimos confiança e conexão. E você imagina o quão importante isso é para o seu cliente?

Segundo um levantamento da Salesforce, 95% dos consumidores acreditam que a confiança em uma marca impacta positivamente em sua fidelidade a ela. Ou seja, transmitir essa segurança é fundamental para qualquer empresa.

2. O atendimento se torna mais eficiente

Por meio do atendimento personalizado, é possível conhecer o perfil do cliente. Assim, sabemos como e por qual canal contatá-lo. Quando a estratégia é certa, fica mais fácil atingir um atendimento mais eficiente.

Isso é primordial, uma vez que existem perfis de público diferentes e que exigem formas de abordagem distintas.

3. A recuperação de crédito é facilitada

Quando a confiança é gerada e o atendimento é efetivo, a negociação também passa a ser mais fácil. Por isso, maiores são as chances de recuperar os valores a receber da sua empresa.

A verdade é que todo mundo sai ganhando com a recuperação de crédito humanizada. Entretanto, a cobrança humanizada não precisa ser utilizada somente na recuperação de crédito, mas em qualquer etapa.

4. Sua empresa se destaca

Mesmo que a cobrança humanizada seja tão importante, ainda são poucas as companhias que investem nesse tipo de serviço. Por isso, quem oferece um atendimento personalizado, com base na confiança e transparência, sai na frente. Acredite, a sua marca vai ganhar um espaço importante na memória do consumidor.

5. Maiores chances de manter a relação com o cliente

Se você não é bem atendido, ou não consegue renegociar uma dívida, quais são as chances de continuar fazendo negócio com aquela empresa? Ao contrário desse cenário, a cobrança humanizada dá abertura para que companhias e clientes mantenham a relação comercial.

Como você viu, o processo de recuperação de crédito humanizado traz grandes vantagens para a sua empresa. Como forma de aliar essas vantagens com a tecnologia, a Deps desenvolveu a Plataforma Deps Net. Assim, você terá processos mais ágeis e humanizados.

Então, gostou deste artigo? Quer saber mais? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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