Cobrança: como planejar e criar metas para reduzir a inadimplência. Um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores de empresas é a inadimplência. Tendo em vista toda a complexidade desse fator de cobrança, muitos empresários têm buscado informações a respeito de soluções para tal adversidade. E, o procedimento mais indicado é criar metas para reduzir a inadimplência.
As empresas terão maior sucesso no recebimento de valores com as operações de prevenção e cobrança de clientes funcionando corretamente. Pois o maior problema da inadimplência não é a falta de pagamento, mas sim a falta da análise de credito ou sua insuficiência, por não ter metodologias e políticas de avaliação.
Deseja saber um pouco mais sobre como planejar e criar metas para reduzir a inadimplência?
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Por que nortear o trabalho com metas?
Estipular metas a serem alcançadas na área de cobrança e crédito, pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Assim será possível saber qual é a data de vencimento das parcelas de todos os clientes antecipadamente.
Fazendo isso, também será possível enviar avisos de quantos dias faltam para a conta vencer. Dessa forma serão evitadas muitas dores de cabeça.
Qual a importância do planejamento das metas?
Para alcançar objetivos de forma rápida e eficiente, o melhor recurso a ser utilizado é o planejamento. Com ele fica mais fácil obter clareza e visão para a tomada de decisões. Mesmo que a organização de objetivos seja simplificado, as chances de alcançar êxito são bem maiores.
O que deve ser levado em consideração para criá-las?
As metas a serem desenvolvidas devem ser específicas e alcançáveis, além disso, consistentes e medíveis. É muito importante que sejam criadas metas individuais e coletivas, que estimulem tanto o trabalho pessoal quanto em equipe.
Entre as metas que podem ser criadas para os funcionários estão:
- agilidade nas análises;
- redução dos custos de cobrança.
Já os principais indicadores que devem ser avaliados são:
- indicadores de atraso geral;
- índice de atraso parcial;
- prazo médio de faturamento e de recebimento.
A objetividade do programa é um ponto importante a ser avaliado. Não adianta estipular muitas metas e o desempenho dos colaboradores ser ruim.
Como acompanhá-las e dar feedback?
Fazer o acompanhamento da evolução dos indicadores e saber o desempenho dos funcionários engajados nas metas é de extrema importância. Com tal atitude poderão ser encontrados os pontos a melhorar e assim novas ações poderão ser tomadas.
Sem contar que ainda será possível dar o feedback aos colaboradores, que, ao receberem elogios ou críticas construtivas, poderão melhorar seus pontos fracos.
Enfim, planejar e criar metas para reduzir a inadimplência é essencial para o bom andamento dos negócios de uma empresa, pois gestores e empresários terão maior visibilidade de como está o setor de cobranças.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse assunto contate uma empresa especializada em sistemas de gestão de crédito e conte com a ajuda de profissionais especializados na área.
Gostou de aprender a criar metas para reduzir a inadimplência?
Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e qual solução a sua empresa precisa.
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