Quem trabalha no ambiente empresarial sabe que vender sempre envolve certos riscos. Embora seja possível prever alguns desses riscos e tomar medidas preventivas para evitar problemas que possam afetar a estabilidade financeira do negócio, como a temida inadimplência.
Nesse sentido, uma das principais medidas preventivas que a empresa deve tomar para tornar o processo de vendas mais transparente, organizado e seguro é estabelecer uma política de crédito consistente.
A análise de crédito, avaliação do histórico e desempenho financeiro do cliente no mercado são critérios importantes para uma concessão de crédito eficaz.
No entanto, mesmo que sejam tomadas todas as precauções, ainda há a possibilidade de um ou outro cliente empresarial se tornar inadimplente.
Isso não significa, necessariamente, que a política de crédito da empresa tenha falhado. Nesse caso, é hora de iniciar o processo de recuperação do crédito por meio da cobrança.
Será que a sua empresa está fazendo uma cobrança eficaz? Se você quer saber como melhorar esse processo de cobrança com clientes empresariais, continue lendo este artigo e confira algumas das melhores práticas para alcançar esse objetivo.
Confira abaixo!
Quais as restrições legais referentes a cobrança?
A empresa tem o direito de cobrar seus clientes inadimplentes, mas há limites para isso. Ignorar as leis sobre a cobrança de dívidas pode prejudicar a recuperação do crédito, uma vez que o cliente pode se sentir constrangido e começar a evitar contatos.
Mesmo quando se trata de uma relação empresarial, as regras de proteção ao consumidor, previstas no Código de Defesa do Consumidor, ainda são aplicáveis.
Portanto, o próprio Código proíbe qualquer tipo de cobrança que exponha o devedor ao ridículo, constranja ou ameace.
Use a tecnologia para otimizar seus controles de crédito
Para fazer um processo de cobrança eficaz, é fundamental ter uma boa organização das informações dos clientes e de seus débitos. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para tornar os procedimentos de cobrança mais eficientes.
Por exemplo, é possível mapear os clientes inadimplentes e avaliar cada perfil, valor da dívida e tempo em atraso. Dessa forma, é possível personalizar a abordagem de cobrança, buscando sempre flexibilizar e entender as razões do não pagamento.
Às vezes, um bom cliente pode ficar inadimplente por um imprevisto, sem que isso signifique que seja um mau pagador. Mas somente ao avaliar o histórico de transações com a ajuda da tecnologia, é possível entender a situação.
Priorize o diálogo na negociação
Sem dúvida, o diálogo é um dos principais meios para resolver problemas e pode ser a melhor estratégia quando se trata da cobrança de dívidas.
Ouvir, avaliar e entender as causas da inadimplência de um cliente é essencial para uma rápida recuperação do crédito e minimizar os prejuízos para o seu negócio.
Como mencionado, nem sempre os clientes inadimplentes são maus pagadores – até os bons clientes podem passar por dificuldades.
Portanto, esteja disposto a dialogar com o seu devedor e ajudá-lo a sair da situação de inadimplência, pois é um interesse comum aos envolvidos.
Imponha limites
Com o apoio da tecnologia, após o levantamento das informações do cliente e da dívida, a sua empresa pode traçar um panorama de negociação com a empresa-cliente devedora.
Dependo da situação e das informações obtidas é possível ajustar o nível de flexibilidade para a cobrança. Por exemplo, pode-se flexibilizar o prazo de pagamento, conceder descontos e até aceitar alguma contraproposta do devedor.
Ao estabelecer um diálogo transparente e se apoiar em dados concretos obtidos com ajuda da tecnologia, a sua empresa pode negociar com uma margem de segurança maior, ofertar condições mais interessantes e, assim, recuperar o crédito.
Por fim, a cobrança de pessoa jurídica é um processo de sensível e que deve ser feito com total respeito e cautela. Além disso, vale lembrar que as dicas listadas devem sempre anteceder qualquer tipo de solução judicial.
As negociações extrajudiciais, quando bem realizadas, podem poupar tempo, dinheiro e desgaste entre a sua empresa e a empresa-cliente. Pense nisso!
Entre em contato agora mesmo com a gente, teremos prazer em lhe apresentar todas as soluções para impulsionar o sucesso do seu negócio.
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