No Brasil, o assunto gestão financeira tem ganhado destaque no mercado. Conforme relatório de pesquisas do Google, o assunto gestão financeira ultrapassou o número de buscas do termo empreender em março deste ano. Algo que aconteceu nos últimos dois anos apenas em janeiro de 2020 e de 2021.
Nos últimos anos, empreender tem sido a alternativa para muitas pessoas e isso indica um aumento das buscas por informações no Google. E aqui não estamos discutindo o que tem mais relevância, no entanto, sabe-se que sem gestão financeira adequada muitos negócios estão destinados a não prosperar.
Saiba mais sobre gestão financeira neste conteúdo que construímos para você.
O que a gestão financeira representa para as empresas?
A área financeira é geralmente um dos departamentos mais importantes de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Ela é responsável por gerir o dinheiro da empresa, seja na parte das contas, dos investimentos, desenvolvimento de novas frentes de trabalho ou de produtos, bem como a conhecida análise e crédito que pode ou não ser um braço da área de negócios, do financeiro ou de ambos.
O popularmente chamado de “O financeiro” ganha destaque na gestão de negócios, já que a saúde financeira em dia mantém as empresas de portas abertas. Isso gera negócios, empregos e renda, movimentando a economia. Só que nem só de pontos positivos a área vive, pois os desafios são tão grandes quanto a responsabilidade do setor.
Para evitar problemas que possam afetar a saúde financeira da sua empresa, listamos os principais desafios enfrentados pela área que controla gastos, operações, planejamento e saúde financeira do seu negócio.
6 desafios de gestão financeira nas empresas
Confira os seis desafios enfrentados pelas empresas na gestão financeira e saiba como a análise de crédito é importante na manutenção da saúde financeira do seu negócio.
1. Processos lentos
Já parou para pensar que tempo é dinheiro? E quanto tempo a área financeira da sua empresa gasta, em média, todos os dias para realizar processos lentos? Todas as atividades exigem o máximo de atenção para serem exercidas por conta da burocracia e dos números que as envolvem, mas nem por isso é necessário que o processo seja lento.
Partindo deste ponto, é preciso revisar processos de trabalho, rotinas administrativas e de troca de informações entre setores. Já o uso de automação e tecnologia podem dar celeridade para processos repetitivos.
2. Baixo engajamento com a equipe
Uma equipe engajada faz toda a diferença na execução do trabalho, principalmente na área financeira. Apesar de serem números, há muito trabalho de análise e planejamento que torna as perspectivas do negócio mais previsíveis.
No entanto, gerenciar a equipe para engajar no trabalho e pelos resultados pode não ser uma tarefa fácil. Para isso, é necessário se atentar às mudanças no mercado de trabalho e o que faz sentido para a rotina da sua empresa.
Há investimentos de baixo valor que podem ser aplicados desde já como:
- reuniões 1:1
reuniões para acompanhamento de trabalho
- feedbacks
positivos para parabenizar e incentivar, negativos para ajuste de condutas
- reconhecimento
reconhecer diante das equipes bons trabalhos e planejamentos aplicados, buscando recompensar como forma de incentivar as ações positivas
- recompensa
estruturar a curto, médio e longo prazo indicadores que possibilitem avaliar os desempenhos e recompensar verbal e monetariamente metas atingidas
3. Não ter indicadores claros e acessíveis
Para poder gerir um negócio e ter clareza sobre as decisões e próximos passos a seguir é preciso ter indicadores para mensurar o desempenho da empresa. Com esse compilado de dados, é preciso análises constantes para tomar decisões assertivas e estratégicas no dia a dia da empresa.
E tão importante quanto ter indicadores é torná-los acessíveis a quem precisa usar eles na tomada de decisão. Para isso, mais uma vez, a tecnologia pode ser aliada com automações e até sistemas prontos que analisam e entregam relatórios pertinentes para cada área.
4. Falta de comunicação com a área comercial
Todas as áreas de uma empresa precisam se comunicar para repassar informações valiosas e pertinentes à boa realização do trabalho. Afinal, a falta de comunicação prejudica o entrosamento das equipes, estratégias de negócio e a saúde financeira da empresa.
Para isso, é fundamental um bom alinhamento, principalmente entre o departamento financeiro e comercial, já que é preciso se programar diante aumento ou baixa de vendas para honrar compromissos inadiáveis. Outra questão é a análise de créditos de novos clientes, para garantir uma previsão dos riscos que se corre.
5. Análise de crédito e gestão de risco
A análise de crédito é um desafio e ao mesmo tempo um pilar da saúde financeira das empresas. Quando mal feita, pode colocar em risco a receita de uma empresa por conta da inadimplência e dos gastos fixos.
Já uma análise de crédito bem feita, traz dados detalhados que tornam a gestão de risco algo aplicável na rotina. Como benefício, melhores negócios podem ser feitos, sendo bom para os clientes e para as empresas.
6. Uso insuficiente de tecnologia
O uso insuficiente ou inadequado da tecnologia na sua empresa pode colocar os seus negócios em risco. A falta dela ocasiona todos os outros desafios na área de gestão financeira, bem como a aplicação correta pode resolver ou minimizar os riscos.
Para os processos lentos, a automação e uso de sistemas que inibem o trabalho repetitivo são uma ótima solução. Para o engajamento, indicadores e comunicação, ferramentas de comunicação e de análise de dados são uma ótima oportunidade de otimizar processos.
Para a análise de crédito, é necessário reunir diversas informações em um só lugar para facilitar e até automatizar processos de concessão de crédito para novos clientes. E a tecnologia já permite isso, confira o software da Deps.
Conte com o apoio das soluções Deps
Deseja aplicar tecnologia de forma rápida, prática e segura no dia a dia da sua empresa? Então, conte com o apoio das soluções desenvolvidas pela Deps. Somos especialistas em sistemas completos e customizados para as necessidades da sua empresa.
Contamos com vasta experiência na área de análise de crédito que facilita processos de concessão de crédito, avaliação de riscos e análise de perfil dos clientes do seu negócio. E o melhor, as nossas soluções possuem integração com o ERP da sua empresa, fornecendo Hub de dados de fácil acesso nas tomadas de decisões.
Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!
Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!