Fale com um especialista

Inadimplência: desafio da recuperação de crédito em negócios

No Brasil, cerca de 6,2 milhões de negócios estavam com as contas negativadas devido à inadimplência, conforme relatório do Serasa de junho de 2022. O destaque ficou para o setor de serviços, responsável por 27,4% do total de empresas endividadas.

Trabalhar de maneira assertiva na recuperação desses valores no mercado B2B se faz necessário para garantir a saúde financeira das empresas, mas prevenir a inadimplência é sempre a melhor opção.

Por isso, realizar análise de crédito dos seus clientes, bem como estruturar uma política objetiva e clara sobre concessão de crédito faz toda a diferença.

Saiba quais os desafios da recuperação de crédito e como aplicar uma boa gestão de riscos e de crédito na sua empresa.

Conheça os 4 principais desafios da Recuperação de Crédito

Avaliar o risco de crédito e os possíveis problemas de uma inadimplência dos clientes é a base de um novo relacionamento comercial. Aliás, a sua empresa não pode se deixar cegar pela paixão à primeira vista de ter um novo parceiro de negócios ao seu lado sem se atentar a possíveis passos que isso pode ocasionar para a sua equipe.

Confira!

1 – Manter um bom relacionamento

Já dizia aquela clássica frase, “respeitar-te na alegria e na tristeza”. E é assim que você deve tratar o seu cliente, esteja ele te devendo ou não. Afinal, essa pode ser apenas uma fase ruim de um longo relacionamento de trocas que ainda podem ocorrer.

É preciso manter um bom relacionamento com os clientes, pois eles merecem respeito. Aliás, seria interessante no contato de cobrança realizar uma entrevista para entender por quais motivos eles estão te devendo hoje. Sempre tenha alguma solução em mente, pois com o tempo você já vai ter em vista as maiores objeções e desculpas.

Negociar é sempre um bom caminho para seguir! Pode não ser tão benéfico a curto prazo, mas no longo prazo, esse vai acabar se tornando. Cada dívida recebida, mesmo que não seja paga na sua integralidade ou com os juros aplicados, será melhor do que não receber nada.

2 – Canais de atendimento certos e nos momentos certos

Fazer um bom atendimento é a base para conquistar os clientes. E independente do objetivo, seja para comprar mais ou para cobrar por dívidas, bem atender está em entender as dores do seu público.


E a sua maior dúvida agora pode ser: como definir os canais de atendimento e como escolher o melhor para cobrar os inadimplentes?

A resposta é inconclusiva, já que depende do momento e da origem do contato. Redes sociais, aplicativos de vídeo chamadas devem ser usados com moderação, principalmente se tratando de cobrança. Neste caso, o bom e velho olho no olho, reunião ou telefonema auxiliam a resolver o problema.

Já abrindo as comunicações e atendimentos em outras áreas e momentos do cliente com a empresa, entenda que cada canal aberto é uma expectativa e responsabilidade que se cria. Uma vez aberto, precisa de atenção, respostas e bom atendimento.

Claro que, quando lembramos de canais de comunicação, é preciso saber usar os que tem na sua empresa com responsabilidade e respeito. Os clientes também esperam isso de você.

Escolha os canais certos, seja solícito, atenda bem e então cobre!

3 – Ausência da Análise de Crédito

Você já ouviu aquele dito popular: “Amigos, amigos, negócios a parte”? Ela significa de forma simplificada que negócios não devem se misturar com amizade. O mercado exige que a sua postura e empresa sejam profissionais do começo ao fim de uma negociação. Não confunda as coisas e siga firme nesse propósito.

Para ser profissional, precisa-se ir além do superficial de um prospect para torná-lo cliente no avançar do seu funil de vendas. Não basta conhecer a pessoa e saber que é amigo da amiga do seu amigo, conhecido da sua mãe ou bem visto na cidade.

A análise de créditos serve para apresentar um retrato de uma empresa no mercado, obtido com base em análise de cruzamento de dados. Esses dados são valiosos para boas tomadas de decisão da empresa. Com eles é possível se antecipar a uma inadimplência, determinar limites de compras, prazos de pagamento e manter atualizado um histórico de compras e situação de mercado dos seus clientes.

 4 – Uso de tecnologia

Sair do operacional e evoluir para o estratégico na sua empresa é uma das formas de possibilitar o desenvolvimento profissional das equipes aliado ao crescimento dos seus negócios. No entanto, essa mudança de mindset não acontece de uma hora para a outra.

A tecnologia é uma forte aliada nesse processo e em muitos outros para tornar o dia a dia de trabalho menos desgastante e repetitivo. No lugar disso, entram automações que fazem atividades recorrentes. Além disso, a tecnologia otimiza tempo com soluções que analisam grandes bancos de dados, de diferentes fontes, com apenas alguns cliques.

E aqui podemos citar a análise de crédito que é um trabalho muito artesanal em várias empresas. Hoje, há soluções no mercado que agilizem, facilitem e otimizem a entrada de receitas financeiras nas empresas. Softwares de análise de crédito são a carta da virada de jogo para otimizar processos no seu negócio, garantindo a saúde financeira. 

Conte com o apoio das soluções Deps

Deseja aplicar tecnologia de forma rápida, prática e segura no dia a dia da sua empresa? Então, conte com o apoio das soluções desenvolvidas pela Deps. Somos especialistas em sistemas completos e customizados para as necessidades da sua empresa.

Contamos com vasta experiência na área de análise de crédito que facilita processos de concessão de crédito, avaliação de riscos e análise de perfil dos clientes do seu negócio. E o melhor, as nossas soluções possuem integração com o ERP da sua empresa, fornecendo um Hub de dados de fácil acesso nas tomadas de decisões.

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

image

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes