Fale com um especialista

Conheça estratégias inovadoras para otimizar a comunicação de cobrança com pessoa jurídica

Conheça estratégias inovadoras para otimizar a comunicação de cobrança com pessoa jurídica

Quem está inserido no mundo dos negócios compreende que a venda é uma atividade permeada por incertezas. Apesar disso, é possível prever algumas delas e, assim, adotar medidas para evitar problemas que possam afetar a estabilidade financeira do empreendimento, como a inadimplência.

Nesse sentido, estabelecer uma política de crédito sólida é uma das principais precauções que uma empresa deve tomar para tornar o processo de vendas mais transparente, organizado e seguro.

Elementos como a análise de crédito e avaliação do histórico financeiro do cliente são fundamentais para uma concessão de crédito eficiente.

No entanto, mesmo com todas as medidas preventivas, é possível que um ou outro cliente corporativo se torne inadimplente — o que não necessariamente indica falha na política de crédito adotada.

Nesses casos, entra em cena o processo de recuperação do crédito por meio da cobrança.

Sua empresa está conduzindo as cobranças de forma eficaz?

Se deseja aprimorar esse processo, este artigo pode ser útil. Continue a leitura e descubra algumas das melhores práticas para otimizar essa função. Confira!

https://conteudos.deps.com.br/analise-de-credito-a-importancia-de-integrar-setores

Familiarize-se com os parâmetros legais relativos à cobrança

Sua empresa está no direito de cobrar os débitos de clientes insolventes, mas é essencial respeitar os limites legais. Violar as regulamentações sobre a cobrança de dívidas pode prejudicar a recuperação do crédito, já que pode fazer com que o cliente se sinta constrangido e torne os contatos mais difíceis.

No contexto das relações comerciais, mesmo entre empresas, o Código de Defesa do Consumidor é a legislação aplicável. Portanto, o próprio código proíbe qualquer tipo de cobrança que exponha o devedor ao ridículo, cause constrangimento ou ameaças.

Utilize a tecnologia para aprimorar o controle dos seus créditos

O processo de cobrança requer uma organização precisa das informações dos clientes e de seus débitos. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para tornar os procedimentos de cobrança mais eficazes.

Por exemplo, é viável utilizar sistemas para identificar os clientes em débito, analisando seus perfis individuais, o montante da dívida e sua idade. Isso possibilita personalizar abordagens de cobrança, buscando compreender e flexibilizar as circunstâncias que levaram ao débito.

Em muitos casos, um cliente confiável pode se encontrar em dificuldades temporárias, o que não implica em ser um mau pagador. No entanto, essa distinção só pode ser feita ao analisar o histórico de transações com a empresa, com o auxílio da tecnologia.

Priorize o diálogo como o principal meio de negociação

O diálogo é indiscutivelmente uma das ferramentas-chave para resolver problemas e, quando se trata de cobrar dívidas, pode ser a estratégia mais eficaz.

Ouvir, avaliar e compreender as razões por trás da inadimplência de um cliente é fundamental para uma recuperação de crédito rápida e menos prejudicial para o seu negócio.

Como mencionado, nem sempre são os clientes problemáticos que se tornam inadimplentes; até mesmo os bons clientes podem enfrentar dificuldades. Portanto, esteja aberto a dialogar com seu devedor e a auxiliá-lo a superar sua situação devedora. Afinal, é um interesse compartilhado por ambas as partes envolvidas.

Defina parâmetros para as negociações

Utilizando tecnologia, após a análise das informações do cliente e da dívida, sua empresa pode estabelecer um cenário para negociar com a empresa-cliente devedora.

Com base na situação e nos dados obtidos, é possível ajustar o grau de flexibilidade na cobrança. Por exemplo, é viável estender o prazo de pagamento, oferecer descontos e até considerar contrapropostas do devedor.

Ao conduzir um diálogo transparente e fundamentado em dados concretos fornecidos pela tecnologia, sua empresa pode negociar com uma margem de segurança maior, oferecendo condições mais favoráveis e, assim, recuperando o crédito.

Por fim, é crucial lembrar que a cobrança de pessoa jurídica é um processo delicado que deve ser realizado com total respeito e cautela.

Além disso, é importante ressaltar que as negociações extrajudiciais devem ser consideradas antes de buscar soluções judiciais. Quando realizadas de maneira adequada, as negociações fora do âmbito judicial podem economizar tempo, dinheiro e evitar conflitos entre sua empresa e a empresa-cliente.

Mantenha isso em mente!

Se você quer ficar por dentro de conteúdos como este, confira nosso blog! Lá, você vai encontrar diversos conteúdos para auxiliar o processo de análise de crédito em sua empresa.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes