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Entenda quais os impactos que a inadimplência pode causar nos resultados da sua empresa

Entenda quais os impactos que a inadimplência pode causar nos resultados da sua empresa

Um dos maiores desafios que as empresas vêm enfrentando atualmente, principalmente as empresas do varejo é a inadimplência. Na sua grande maioria não estão preparadas para lidar com a inadimplência e devido a isso estão tendo prejuízos incontroláveis.

Desenvolver um meio de defesa e proteção pode ser um dos caminhos para reduzir este impacto no caixa da empresa. E o segredo para amenizar está na concessão de credito, uma gestão de credito bem feita evita que o cliente possa se tornar inadimplente.

Toda inadimplência deve ser tratada com zelo, pois ter grandes volumes de inadimplência pode levar a empresa a danos irreversíveis.

Orientamos que seja feito um planejamento adequado, contar com uma solução que possa gerir sua carteira de cliente, pode economizar muito tempo e pode tornar a sua empresa muito mais produtiva.

Criar regras de cobranças eficazes no fluxo de recebimento, são medidas a serem tomadas para evitar ao máximo possíveis perdas. É obvio que a empresa não irá ter 0% de inadimplência em sua carteira, porém, tomar precauções e estar sempre um passo à frente para prevenir e reduzir a inadimplência é de extrema importância.

Neste artigo preparamos algumas boas práticas para você aplicar na sua empresa.

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Confira!                                                     

Como entender e considerar os efeitos da inadimplência no caixa da empresa?

Entender e saber provisionar as probabilidades de uma possível falta de recebimentos das vendas realizadas, proporciona controle financeiro e estabilidade para a empresa.

Todas as empresas estão sujeitas a um % de não recebimento por parte dos negócios fechados. E para calcular estes impactos da falta de pagamento por suas vendas preparamos um passo a passo.

O primeiro passo é analisar a origem e a consequência da inadimplência no seu fluxo de caixa. Sua empresa tinha uma entrada de caixa provisionada para um determinado dia e ela não ocorreu.

Sendo assim os pagamentos previstos para este mesmo dia não poderão contar com estes valores que não foram recebidos.

Se o recebimento vier a não correr, o efeito disso no caixa torna-se uma “bola de neve”, vira um círculo e será para sempre e, na prática, o lucro do negócio reduzirá no mesmo valor que não foi recebido.

Porém, se for apenas um atraso, o efeito no fluxo de caixa será temporário. O que significa que poderá gerar custos, só que neste ponto, para financiar o caixa durante o atraso daquele momento.                         

O que os atrasos podem gerar?

Se seus clientes atrasarem os pagamentos para sua empresa, você poderá precisar de um capital de giro para conseguir pagar suas despesas provisionadas para o período.

E quando sua empresa receber dos clientes em atraso, o financiamento pode ser quitado, porém seu negócio terá um custo dos juros sobre o financiamento, porém se uma capitação de recursos como esta não for bem planejada, pode tornar o problema de recursos financeiros, ainda maior.

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Sua empresa pode medir o grau de inadimplência calculando as probabilidades de não receber pelas vendas realizadas em certo período por exemplo.

Para isso você precisa somar os valores dos últimos seis meses de todas as vendas realizadas e não recebidas e dividir pelos resultados do total das vendas realizadas sendo elas recebidas ou não, do mesmo período que você quer analisar.

Nesta soma, multiplique por cem e terá o índice em percentual de inadimplência da sua empresa.

A Deps preparou um material completo sobre como você pode desenvolver uma régua de cobrança e controlar de forma eficaz e efetiva a sua carteira de clientes.

Qual a relação entre a saúde financeira da empresa e a inadimplência?

A crise econômica que estamos vivendo e a retração do consumo são algumas das principais causas desses problemas.

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E qual o impacto na saúde financeira da empresa?    

Apesar da turbulência e desafios que atingem o mercado, muitas empresas contraem dívidas com as quais não estão preparados para lidar. Por consequência, afeta todos os envolvidos do ciclo, desde os fornecedores aos clientes do negócio.

E a solução deste problema está no planejamento, em especial nas estratégias utilizadas para o gerenciamento de contenção de imprevistos e sobre os riscos que cada cliente apresenta para o negócio.

Isso faz com que os gestores acabem tendo de tomar atitudes mais rígidas, caso os problemas venham a se tornar graves. Por esta razão, a primeira atitude deve ser a criação de políticas internas mais firmes com relação a clientes em atraso, bem como um controle de fluxo comercial mais assertivo.

Existe uma série de fatores trazidos pela inadimplência e não forem resolvidos com tempo, podem levar o negócio a fechar as portas. Por isso é de extrema importância estar atento para reduzir os impactos e efeitos negativos que podem vir a ocorrer.

Inviabilidade do processo de fidelização do cliente

A inadimplência se não for tratada, afeta todo o ciclo comercial da carteira de clientes. Os clientes que são atingidos, passam a consumir menos e a optar por pagarem pelas dívidas renegociadas.

Com isso a empresa sentirá os impactos no processo de captação de novos clientes, deixando de lado a fidelização. É importante a empresa ter uma política de negociação que apoie o cliente a se reerguer, entender a real situação do cliente em um processo de resgate é primordial.

O cliente que não tem como quitar suas dívidas ou não consegue ver uma luz por onde pode resolver, o mesmo começa a acumular juros, não só deixa de comprar como pode até procurar outro fornecedor.

Por isso, para ajudar a sua empresa a diminuir estes efeitos, o primeiro passo é ligar para o cliente de uma forma amigável e entender o que causou o não pagamento do débito,  junto com ele sua equipe pode ajudar a fazer uma renegociação que caiba no fluxo de caixa do seu cliente no momento.

Diante disso, para minimizar esses efeitos, uma das primeiras ações da sua empresa deve ser entender o que causou o não pagamento do débito.

Demonstre Proatividade

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Começar conhecendo o problema do cliente e demonstrar pró atividade para apoiá-lo a solucionar o atraso, faça de uma forma que o cliente se sinta confortável e não se sinta constrangido com as cobranças, é a melhor opção para ele acertar com você.

Isso faz que ele sinta mais confiança na sua empresa, consiga negociar as dívidas e volte a fazer novos negócios em breve.

Ressaltamos que para ajudar o seu negócio ser ainda mais produtivo, temos a opção para sua empresa usar o módulo de recuperação de crédito da Deps.

Entre em contato conosco e tenha acesso a muitos outros benefícios da automatização dos processos de análise de crédito, além de outras soluções inovadoras que a Deps pode oferecer a sua empresa.

Abaixo para você conhecer um guia completo sobre balanço patrimonial. 

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DPO: Simone Silvano