Da caderneta à gestão de crédito: como a tecnologia mudou o comércio

O uso da tecnologia no comércio é uma realidade que tem mudado profundamente o setor, tanto no comércio físico quanto no digital. Cerca de 91% dos consumidores realizaram compras online em 2020, conforme pesquisa feita pela Confederação Nacional de Lojistas (CNDL).

Os dados evidenciam a importância da tecnologia para o comércio eletrônico. Além disso, comprovam que ela promove também inovações em diferentes partes da cadeia de compra e venda no mundo. Seja na forma de pagamentos até na gestão dos negócios.

E a Deps vai dividir com você um pouco do histórico da evolução do comércio com o uso da tecnologia. Acompanhe e entenda as mudanças que fizeram o fiado ser substituído pela automação na análise de crédito.

DEPS CTA 12

Uma breve história do comércio e suas formas de pagamento

Desde que o mundo é mundo e o ser humano convive em sociedades, a prática da agricultura, caça e pesca possibilitou a criação das primeiras atividades comerciais. Aqui, o escambo era o destaque com as trocas entre diferentes tipos de produtos ou alimentos entre os povos.

No entanto, algumas sociedades começaram a aplicar regras comerciais com o uso de padrões de medidas e circulação de formas de pagamentos como moedas. A partir daí, novas formas de fazer negócio surgem. Confira um breve resumo histórico sobre essa evolução:

  • Século XIII: aparecimento das primeiras feiras e mercados na Europa.
  • Século XV: surgimento do papel-moeda na China.
  • Século XVII: fundação das primeiras companhias comerciais europeias, como a Companhia das Índias Orientais.
  • Século XIX: invenção do telefone, o que permitiu uma comunicação mais rápida e eficiente entre comerciantes.
  • Década de 1950: introdução das primeiras máquinas de cartão de crédito.
  • Década de 1990: popularização da internet e surgimento do comércio eletrônico.
  • Década de 2000: crescimento do mobile commerce, com o surgimento dos smartphones.
  • Atualmente: a tecnologia continua a mudar o comércio, com a utilização de inteligência artificial, realidade virtual e outras inovações para melhorar a experiência do consumidor e a eficiência dos processos comerciais.

Ao longo da história, o comércio tem se adaptado e evoluído conforme as novas tecnologias surgem. É importante que os negócios acompanhem essas mudanças para se manterem competitivos e atenderem às expectativas dos consumidores. A atualização tecnológica é fundamental para o sucesso do comércio em tempos cada vez mais digitais.

A importância do uso da tecnologia em toda a cadeia comercial

Como você pode perceber, o digital chegou para ficar nas relações comerciais. Por isso, é importante se atentar para o bom uso da tecnologia em toda a cadeia que envolve esse segmento do mercado.

E a Deps considera a evolução da análise de crédito do escambo, passando pelo antigo fiado e chegando à atual modalidade que é automação na análise de crédito. O que muda entre cada uma delas é:

  • Escambo: comércio direto onde não eram aceitas negociações com prazo;
  • Fiado: possibilidade de negociação comercial com prazo de pagamento futuro sem data determinada, garantias e análise de crédito;
  • Automação: onde tecnologia e inteligência artificial avaliam dados financeiros e históricos de compra de clientes, estabelecendo um critério de risco e concedendo uma sugestão de crédito adequada ao perfil do cliente e segura para a empresa.

Isso é a tecnologia proporcionando novas formas de pagamento e gerenciamento de crédito, substituindo o antigo “fiado” por soluções mais eficientes e seguras.

 

A Deps pode ajudar a gerenciar o crédito e impulsionar o comércio

A Deps é uma ferramenta de gestão de crédito que utiliza a tecnologia para ajudar o comércio a tomar decisões mais precisas e aumentar as vendas. Afinal, os nossos sistemas proporcionam a automação de pesquisas de históricos financeiros e também a sugestão de créditos a serem concedidos aos clientes.

Mas as soluções não acabam por aí, pois a nossa tecnologia é compatível para integração com ERPs gerenciais, permitindo a análise de dados de cadastros e históricos de compras. Com isso, atualiza dados cadastrais, identifica padrões em dados, gera relatórios e ajuda a tomar decisões mais precisas em relação à gestão de crédito e vendas.

Essa tecnologia é uma importante aliada para o comércio, pois permite o aumento das vendas e redução da inadimplência pela concessão de crédito adequada ao consumidor. A Deps ajuda a impulsionar o crescimento e a competitividade dos negócios.

DEPS CTA 14

Se gostou desta solução, entre em contato com a Deps!

Aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes