Inadimplência: tenha uma régua de cobrança automatizada
Inadimplência: tenha uma régua de cobrança automatizada. Ainadimplência é um dos maiores problemas enfrentados pela gestão financeira de uma empresa que trabalha com pagamentos recorrentes.
Nesse contexto, uma das formas de amenizar o número de clientes em atraso é criando uma régua de cobrança automatizada.
A régua de cobrança é um sistema que envia lembretes de vencimentos de faturas aos seus clientes, e seu objetivo é evitar ou diminuir a inadimplência.
A seguir, mostraremos os principais benefícios de possuir uma régua de cobranças automatizada para controlar os pagamentos do seu negócio:
Vamos lá?
Verificar os reincidentes de forma rápida
Uma das formas de diminuir a recorrência da inadimplência é evitar vender para clientes com histórico de atrasos.
Com esse sistema, é possível verificar quais clientes atrasaram pagamentos no passado.
De posse dessa informação, você tem a opção de não vender para ele ou criar uma regra de análise de créditomais criteriosa.
Esse é o principal benefício da implantação de uma régua de cobranças automatizada.
Com ela, é possível diminuir a recorrência da inadimplência dos clientes e, consequentemente, auxiliar a gestão financeira do seu negócio.
Diminuir o número de processos manuais
Com uma régua de cobrança automatizada, também é possível enviar diversos lembretes de pagamento de forma programada, sem precisar dispor de um ou mais colaboradores para desempenhar essa função.
Você pode programar o sistema para enviar mensagens automáticas alguns dias antes do vencimento, lembrando ao cliente que a fatura está para vencer.
Uma dica é enviar o lembrete de vencimento 5 dias antes da data prevista para pagamento, no dia anterior e no dia em que deverá ocorrer a quitação
Além disso, é possível avisar ao cliente devedor que a fatura encontra-se vencida e possibilitar que ele entre em contato com a empresa para a emissão de uma nova.
Reduzir os custos com processos voltados à inadimplência
Além de diminuir a recorrência da inadimplência, a adoção de um sistema de régua de cobranças automatizada contribui para a redução de custos operacionais.
O sistema executa o trabalho de várias pessoas de forma otimizada, precisa e rápida. Portanto, o custo com pessoal pode ser consideravelmente reduzido. Ótimo, não é?
Otimizar o tempo com a cobrança automatizada
O tempo gasto com elaboração dos lembretes da régua de cobrança, seja para cobrar clientes inadimplentes ou lembrá-lo de um pagamento que deverá ser feito em breve, poderá ser utilizado para execução de outras tarefas importantes dentro da empresa.
Um exemplo é a criação de estratégias mais eficazes de cobranças para redução da inadimplência.
Acabar com erros e esquecimentos
Em departamentos de cobranças, é muito comum ocorrerem erros ou esquecimentos quando são pessoas que lidam com todos os processos operacionais.
Cobrar uma dívida que não existe, por exemplo, pode causar desconfortos e até problemas judiciais, fazendo com que sua empresa perca um cliente.
Por outro lado, é comum encontrar débitos que não foram cobrados em tempo, seja por displicência do colaborador ou por falta de um sistema automatizado.
Por meio de uma régua de cobrança automatizada, é possível otimizar esses processos para evitar inadimplência e erros recorrentes, aumentando a credibilidade do seu negócio junto aos clientes e dinamizando o trabalho da sua equipe.
Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!
Simone SilvanoDeps – Além da análise de crédito
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.