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Transforme sua cobrança com essas dicas para inovar e aumentar resultados

A área de cobrança é crucial para a sustentabilidade dos negócios, pois é responsável por recuperar o crédito de clientes que não cumpriram suas obrigações financeiras.

Mesmo que sejam implementadas práticas rigorosas de análise de crédito, situações de endividamento podem surgir, como durante períodos de recessão econômica ou como resultado da pandemia, que aumentou a inadimplência.

É importante que o departamento de cobrança esteja preparado para implementar ações inteligentes que possam ajudar a recuperar o crédito.

Neste artigo, você encontrará cinco dicas infalíveis sobre como inovar na área de cobrança. Aproveite a leitura!

 

  1. Invista em tecnologias inovadoras

De acordo com um estudo realizado pela consultoria em gestão de negócios McKinsey, empresas que estão digitalmente maduras apresentam uma taxa de crescimento do EBITDA (Earnings before interest, taxes, depreciation, and amortization, ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cinco vezes maior do que outras empresas.

Isso é uma prova de que a transformação digital é uma tendência permanente e pode tornar seu negócio mais competitivo no mercado. Portanto, é essencial que os gestores do setor de cobrança estejam atentos às novas tecnologias que surgem constantemente.

É importante acompanhar fontes confiáveis, como nosso blog e materiais ricos, para se manter atualizado sobre as inovações que podem melhorar a qualidade das rotinas de cobrança.

Atualmente, a computação em nuvem (cloud computing) e os robôs de voz (voicebots) são tecnologias reais que estão transformando completamente a experiência do cliente.

 

  1. Treine sua equipe para melhorar a eficiência

A educação corporativa tem se consolidado como uma necessidade para qualquer negócio. Antes, era vista como um diferencial competitivo na atração e retenção de talentos, mas agora se tornou indispensável.

Os treinamentos não apenas atraem os melhores talentos para o setor de cobrança, mas também aumentam o desempenho da equipe. Isso ocorre porque as boas práticas são alinhadas e se tornam uma rotina na operação.

Com uma equipe altamente capacitada, não só é possível melhorar a taxa de crédito recuperado, mas também transformar o cliente inadimplente em um promotor da sua marca por meio de um atendimento de alta performance.

Os gestores devem ter uma mentalidade de crescimento e investir no desenvolvimento de suas equipes.

Essa é a melhor estratégia para reduzir custos, otimizar a performance, impactar positivamente a experiência do cliente, fortalecer a cultura organizacional e desenvolver a visão de cliente e autogestão da equipe.

Uma sugestão interessante para implementar um plano de desenvolvimento da sua equipe é usar a metodologia de gamificação para processos e metas.

Isso pode ajudar a manter o engajamento, coletar informações estratégicas sobre o desempenho e ainda incentivar seus colaboradores a promover inovação nas rotinas operacionais.

Quando aplicada de forma adequada e adaptada ao perfil dos seus colaboradores, a gamificação se torna uma ferramenta poderosa de gestão de pessoas para atingir altos níveis de desempenho.

 

  1. Revise o processo de atendimento ao cliente

Muitos gestores enfrentam situações de imprevistos e urgências em seus setores de cobrança, mas é importante parar e refletir sobre as causas desses problemas recorrentes. Provavelmente, existem lacunas em seus processos operacionais que precisam ser identificadas e corrigidas.

É comum pensar que a inovação está relacionada apenas ao uso de tecnologias, mas ela também pode ser alcançada através de análises de fluxo e ajustes de ordem de ações.

Por isso, é fundamental revisitar, analisar e mapear os fluxos do setor de cobrança para aprimorar o processo de atendimento e cobrança.

Mapear a jornada do cliente é fundamental para garantir que todo o processo seja construído com foco na melhor experiência possível.

Afinal, mesmo em situação de inadimplência, é importante receber o cliente com um atendimento excepcional no setor de cobrança, pois isso pode facilitar o recebimento da dívida.

Infelizmente, há empresas que não possuem um fluxo operacional adequado, o que pode dificultar ainda mais o recebimento dos valores em atraso.

Quando a URA ou outros pontos de contato não oferecem opções de negociação para contas em atraso, inclusive para clientes com nome negativado, pode ser impossível para eles regularizarem sua situação financeira.

 

  1. Desenvolva análises estratégicas e inteligentes

Já ouviu falar sobre a cultura data driven? Nessa abordagem de gestão, todas as decisões e processos são baseados em dados. Isso significa que eles são resultado de análises inteligentes do seu negócio.

Por meio do uso de ferramentas de Business Intelligence (BI), é possível obter informações de qualidade superior. Além disso, essa tecnologia permite o que se chama de gestão à vista, em que o gestor pode acompanhar indicadores de diferentes locais e filiais, mesmo estando em qualquer lugar do mundo.

Para comprovar os resultados dessa metodologia, veja algumas marcas que adotaram a cultura data driven:

  • Amazon;
  • Netflix;
  • Nubank;
  • Localiza;
  • Cargo X.

Essas são empresas nacionais e internacionais que têm um desempenho financeiro excelente graças à cultura centrada em dados.

 

  1. Reforce sua gestão financeira com automação de crédito

Existem várias opções de tecnologias que podem ser implementadas no setor de cobrança, desde aquelas que são genéricas e aplicáveis a qualquer objetivo, até aquelas projetadas especificamente para as atividades de recuperação de crédito.

Para aumentar a eficiência do departamento de crédito e cobrança, é recomendável investir em automação dessas atividades. Com um software desenvolvido para atender às necessidades específicas do setor, você pode:

  • otimizar a alocação de recursos financeiros;
  • melhorar a taxa de sucesso na recuperação de crédito;
  • orientar a equipe a realizar ações estratégicas e encantar o cliente.

Para elevar a performance do seu setor de cobrança e do seu negócio, você pode contar com a Deps Tecnologia. Com nossa ferramenta inovadora, você pode liderar a transformação digital da sua área e se destacar com uma gestão inteligente.

Além disso, confira nosso guia completo sobre análise de balanço patrimonial, um recurso valioso que pode auxiliar na administração da sua empresa.

Inove conosco, é só entrar em contato conosco através do nosso atendimento digital ou pelo WhatsApp. Teremos prazer em ajudá-lo!

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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