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Fortalecendo o setor financeiro com a análise SWOT

A saúde financeira de uma empresa é uma das questões mais importantes quando se fala em gestão. Isso porque é ela que determinará se a empresa conseguirá se manter ou não. E é por este motivo que a análise SWOT é tão utilizada no setor financeiro de todas as empresas fortes e estáveis.

Mas ao falarmos em qualquer estratégia de gestão para tomadas de decisão envolvendo o departamento financeiro, sempre ficam muitas perguntas em aberto, afinal, existem diversas faces que precisam ser consideradas.

Pensando nisso, apresentaremos a seguir um passo a passo para você conhecer e utilizar as técnicas da análise SWOT na área de finanças da sua empresa.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre:

– Como surgiu a análise SWOT;

– Quais são os principais pontos considerados na matriz SWOT;

– A importância de reconhecer os pontos positivos e negativos da sua empresa;

– Como utilizar os dados da SWOT no setor financeiro;

– Como otimizar a aplicação da análise SWOT por meio de tecnologias de análise financeira.

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Como surgiu a análise SWOT

A análise SWOT surgiu por volta dos anos de 1960, e foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, ao compararem dados de diversos planejamentos corporativos. A ideia era identificar em que ponto esses planejamentos haviam falhado.

Durante muitos anos, ela foi amplamente utilizada nas áreas de marketing das empresas, fornecendo dados para traçar estratégias de ação.

Entretanto, atualmente a sua utilização cresceu exponencialmente e ganhou diversas aplicações devido a sua versatilidade e facilidade de aplicação.

 

Quais são os principais pontos considerados na matriz SWOT?

A sigla S.W.O.T. vem do inglês Strengths (em português, forças); Weaknesses (fraquezas); Opportunities (oportunidades); e Threats (ameaças).

Portanto, essa técnica de análise considera tanto fatores internos da empresa, a citar as forças e as fraquezas, quanto fatores externos, que são as oportunidades e as ameaças. O levantamento dessas informações geralmente é apresentado em forma de tabela, conhecida como matriz SWOT.

Considerando isso, vamos explicar primeiro os fatores internos da análise SWOT, aplicada ao setor financeiro da empresa. Mas lembramos que a aplicação deste método de análise pode abranger qualquer área da empresa.

– Forças: são aquelas características da empresa que geram uma distinção positiva ou vantagem em relação aos seus concorrentes, são os seus diferenciais.

Por exemplo, forte investimento em softwares de avalição de risco e treinamento constante dos profissionais.

– Fraquezas: aqui consideramos aquelas características que precisam ser melhoradas na empresa. As fraquezas são atributos que impedem, por exemplo, o crescimento da sua empresa e/ou que podem colocá-la em risco.

Por exemplo, ausência de um sistema de análise de perfil de crédito de novos clientes, equipe despreparada.

Quanto aos aspectos externos, são considerados as oportunidades e as ameaças.

– Oportunidades: como o nome já diz, aqui você irá analisar uma oportunidade ou uma tendência do mercado. Geralmente ela pode ser detectada quando sua empresa consegue suprir necessidades dos clientes que os seus concorrentes não são capazes de suprir.

Por exemplo, consideremos que a empresa tem uma capacidade gerencial de análise de concessão de crédito muito mais rápida que os seus concorrentes. Esse seria um grande diferencial e poderia ser considerado como uma oportunidade a ser explorada de diversas maneiras.

– Ameaças: aqui levamos em consideração os aspectos externos sobre os quais não temos controle e que podem impactar negativamente a empresa. Por exemplo, alta da taxa de juros e de preços, gerando um alto índice de inadimplência.

 

A importância de reconhecer os pontos positivos e negativos do setor financeiro da sua empresa

Em um mercado cada vez mais difícil e complexo, é essencial que um gestor conheça os pontos positivos e negativos do financeiro da sua empresa, visto que, a partir disso, ele pode planejar os próximos passos da empresa, por exemplo, para mitigar crises e explorar os potenciais da empresa, considerando o momento do mercado externo, entre outros.

A partir da criação da matriz SWOT financeira do seu negócio, você terá em mãos um panorama que permitirá uma análise simples, rápida e esquemática para a tomada de decisão.

Com os dados levantados pela técnica, os gestores devem relacionar todas as informações contidas nos quadros, por exemplo, forças com oportunidades, fraquezas com oportunidades etc.

Esse entrecruzamento de informações resultará em uma avalanche de ideias que pode e deve resultar em novos investimentos no departamento financeiro, modificações na estrutura da empresa, entre outros.

 

Como otimizar a aplicação da análise SWOT

Como foi demonstrado até agora, a técnica SWOT é uma ferramenta para gerar dados de análise que embasem as tomadas de decisão dos gestores da empresa.

Apesar de poder ser utilizada em qualquer setor da empresa, destacamos a importância de seu uso no setor financeiro, pois este é o que demostra a saúde do empreendimento, sendo necessário que as decisões tomadas sobre ele sejam assertivas.

Agora consideremos que a partir da aplicação dessa técnica, identificou-se que a empresa tem dificuldades em lidar com o excesso de informações, como vários perfis de crédito para serem analisados, planilhas, excesso de relatórios e outros dados.

Ou consideremos uma situação ainda mais negativa, se a empresa não conseguiu nem gerar a matriz SWOT, pois não tem controle ou conhecimento do seu momento atual ou do momento do mercado.

Visando atender essa necessidade no setor financeiro das empresas, a Deps, especialista em soluções para análise de crédito e otimização de processos, disponibiliza ferramentas para:

– Concessão de crédito

– Avaliação de riscos

– Análise de perfil de clientes

– Integração com o ERP da empresa

Com essa sistematização, a Deps consegue oferecer um hub de dados de fácil acesso para agilizar as tomadas de decisões dos gestores. Portanto, a melhor forma de otimizar os processos de gestão e decisão de pequenos e grandes negócios é através das tecnologias oferecidas pela Deps.

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Se você se interessou pelo assunto, entre em contato conosco para entender as necessidades do seu negócio. Temos certeza de que podemos ajudar a sua empresa a crescer ainda mais.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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