Atualmente, é raro encontrar empresas que não utilizam o cadastro de clientes de forma estratégica. Nessa etapa do processo comercial, é possível solicitar informações cadastrais adicionais que ajudem a melhorar as decisões de crédito. Tais informações auxiliam inclusive na validação de dados para descobrir o potencial de limite.
Em relação ao cadastro, outra forma de reduzir os custos da análise de crédito é integrando todas as informações cadastrais. Lembre-se que existem áreas de crédito que não recebem todos esses dados automaticamente, o que gera retrabalhos e, é claro, mais custos.
Quer saber mais? Continue a leitura e usufrua de todas as orientações!
Comece revisando, faça um checklist do cadastro dos seus clientes e compare
Razão Social ou nome completo;
Nome Fantasia se for uma empresa;
CNPJ ou CPF;
Fundação aniversário;
Dados de endereço;
Dados de contato, telefone, celular e e-mail;
Atividade econômica e profissão;
Total de colaboradores se for empresa.
Do que estamos falando?
O cadastro de clientes é uma ferramenta de extrema importância para sua empresa, pois permite você conhecer melhor o seu público alvo e assim seu negócio pode se adaptar, conforme os seus produtos ou serviços de acordo com as demandas. Sem contar que os cadastros dos clientes é uma parte fundamental para o sucesso das suas vendas.
O relacionamento com clientes é algo sério dentro de toda empresa. No qual é conhecido como Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento de Clientes.
Automatize a avaliação de crédito
Por último, separamos aqui a melhor dica para reduzir custos sem deixar de lado a qualidade da avaliação. Além de garantir que nada se perca durante o procedimento, definir os processos é fundamental para que todos os colaboradores sigam os mesmos critérios de avaliação.
Veja os benefícios que uma avaliação de crédito automatizada pode trazer para a sua empresa:
- Maior velocidade na análise de crédito e liberação de pedidos;
- Foco da equipe nas avaliações que merecem maior atenção;
- Otimização do uso de informações de diferentes bases;
- Política de crédito voltada para as necessidades do seu negócio;
- Mais tempo para avaliar os pedidos perdidos e os “falsos positivos”.
Se você não tem tempo ou não se sente seguro para realizar esse procedimento internamente, escolher um excelente sistema para automatizar o cadastro e a análise de crédito é importante para colocar em prática todas as dicas deste artigo.
Assim, você e toda a sua equipe poderão usufruir dos benefícios de uma gestão mais personalizada e eficiente!
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.
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Até mais!